sexta-feira, 28 de abril de 2023

Idoso de Feira de Santana é readmitido em emprego 59 anos após ser preso pela ditadura militar


Um idoso de 80 anos foi readmitido no trabalho quase seis décadas após ser preso pela ditadura militar. Osmar Ferreira trabalhava no Banco do Estado da Bahia (Baneb), em Feira de Santana, e ficou 12 dias sob torturas dos militares. Ele se apresentou ao banco para readmissão na quarta-feira (26).

Em 8 de abril de 1964, o jovem Osmar tinha acabado de completar 21 anos. O que ele acreditava ser apenas mais uma quarta-feira de trabalho na agência se tornou um pesadelo: um sargento do Exército e dois sargentos da Polícia Militar entraram com metralhadoras no banco e levaram-no preso, sob a acusação de comunismo.

Ferreira começou a trabalhar no banco aos 17 anos. Durante o ensino médio, sempre foi envolvido com movimentos estudantis, chegando à liderança do Movimento Estudantil dos Secundaristas de Feira de Santana. Ele foi fundador, junto com um amigo, da Associação de Empregados dos Estabelecimentos Bancários, em 1961, que se tornaria mais tarde o Sindicato dos Bancários da cidade.

No dia 7 de abril, fez 21 anos. Nos 12 dias que se seguiram, Ferreira foi torturado e interrogado por informações que não tinha. Foi liberado condicionalmente no dia 20, com auxílio de advogados conhecidos. Foram duas semanas que ressoaram por toda a sombra da carreira que poderia ter tido, mas foi cortada precocemente. Ele foi demitido do banco e, com dificuldades de arranjar emprego na cidade, saiu de Feira de Santana e tornou-se caminhoneiro, como o pai. Depois, fez faculdade de Direito e começou a atuar como advogado.

O Banco da Bahia, antes público, foi comprado pelo Bradesco em 1999. Com o conhecimento adquirido na graduação, Ferreira fez um requerimento ao banco em 2003, que só foi julgado em dezembro de 2010. Abriu uma ação trabalhista, para que o banco pague os direitos trabalhistas desde o momento da demissão até hoje.

13 comentários:

  1. Respostas
    1. Se vc souber ler vai entender.

      Excluir
    2. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      Excluir
  2. Comunista tem arte viu.kkkk ficou até os 80 anos sem trabalhar normal pra esquerda

    ResponderExcluir
  3. esse pais é uma piada! só malandros se dão bem por aqui... O cara foi demitido há mais de 60 anos de uma empresa que nem existe mais, aí alega que é um suporto perseguido politico da epoca e agora graças a nossa justiça vai encher o rabo de dinheiro... o poste mijando no cachorro mesmo

    ResponderExcluir
  4. advogado e sindicalista... boa coisa não é rs! pego a aposta aí com quem quiser; esse elemento pra acabar de completar ainda deve ser um petista de carteirinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas, não é ladrão, igual a você e sua família! Gosta de estudar e foi caminhoneiro raiz, coisa que poucos são hoje em dia! A maioria é drogado ou maluco que fica bajulando um vagabundo imprestável, psicopata, colega de vocês, gados retardados! Munnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn, acéfalos!

      Excluir
  5. OS CANALHAS ENCELHECEM,MAS NAODEIXAM DE SER CANALHAS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vá trabalhar pra bancar a gente, vá gado, puxar carroças! Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, munnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn, gado velho!

      Excluir
    2. Gado é vc que vai ter que comer Abóbora no lugar de carne. Foi enganado pelo Ladrão de 9 dedos.

      Excluir
  6. Tem muito malandro sa dando bem com as leis fabricadas na época da Anta PresidAnta, todas com o objetivo de favorecer os vagabundos parasitas, preguiçosos que jamais trabalharam. Hoje existem dezenas de milhares de sanguessugas flanando numa boa às custas dos otários que geram as riquezas deste país e não tem direito à NADA, nem mesmo a uma morte digna. Neste país de bandidos, somente os vagabundos, bandidos, parasitas se dão bem!

    ResponderExcluir
  7. Mais um VAGABUNDO da Esquerda, que foi preso por cometer crime durante o "Regime Militar", agora quer pagar de vítima.
    Bom, se Dilma que ROUBOU O BANCO, virou Presidente de Banco, esse véi pode tbm.
    Vamos deixar o véi trabalhar. Pode ser que faça algo útil.

    ResponderExcluir
  8. Agora família vai viver mamando na teta do estado, é cada pilantra nesse país

    ResponderExcluir