quarta-feira, 19 de abril de 2023

Ministério da Saúde distribuirá remédios perto da validade para evitar desperdício

 

O Ministério da Saúde vai elaborar um plano para distribuir, com prioridade, milhões de medicamentos que estão prestes a perder a validade. Um relatório da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados mostra que, desde 2019, o país desperdiçou R$ 2,2 bilhões em medicamentos, vacinas e outros insumos. Material que foi comprado pelo Ministério da Saúde, armazenado e descartado porque perdeu a validade. Segundo a comissão, ainda há 75 milhões de itens a vencer.

Um levantamento feito pelo Jornal Nacional a partir do relatório revela que, de março até hoje, 27 itens venceram. Entre eles: propofol, um anestésico para cirurgias; e sulfato de morfina, usado para dor intensa; vacinas contra a febre amarela, Covid e meningite; e insumos como seringas.

Na relação de vencidos, aparece a insulina análoga de ação rápida, usada por quem tem diabetes tipo 1. A Sociedade Brasileira de Endocrinologia classifica a situação como preocupante. *Com informações do G1

2 comentários:

  1. Os governos têm boas intenções, tem que fazer uma CPI para saber porque as medicações 💊 💊 💊 não são distribuídas, as pessoas que necessitam, geralmente são direcionadas às farmácias com prescrições fora da lista do governo.
    O importante disso tudo são os lucros.
    É uma dificuldade para os pacientes receberem um medicamento destes.
    Nunca tem, sempre está faltando.
    Outra: De quem é o interesse de não distribuir?, se acumulou é porque não foram distribuídos. Aposto como vão pro lixo.
    Quem concorda?
    Isso acontece independente de governo.

    ResponderExcluir
  2. Brasil sendo Brasil... Lá ele 1000x, esperar os remédios vencer para distribuir ao povo, é muita malvadeza. queria ver um politico tomar esses remédios.

    ResponderExcluir