segunda-feira, 10 de abril de 2023

MP denuncia e Justiça decreta prisão preventiva de líder de organização criminosa

O chefe de uma organização criminosa de tráfico de drogas que atuava no bairro do Calabar, em Salvador, teve a prisão preventiva decretada na última sexta-feira, 7, pela Justiça, que recebeu denúncia criminal oferecida pelo Ministério Público estadual.  Averaldo Ferreira da Silva Filho e mais 22 integrantes, que também tiveram as preventivas decretadas, foram denunciados, no último dia 5, pelo Grupo Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco), por crimes de associação criminosa e tráfico de drogas. A decisão da Vara de Organização Criminosa (Vocrim) de Salvador foi cumprida no sábado, 8, com o apoio da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap).

Averaldo estava preso temporariamente desde fevereiro deste ano, quando foi deflagrada pela Polícia Civil a ‘Operação Garrote’. A prisão temporária dele venceria neste domingo. As prisões preventivas foram solicitadas pelo Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco). A Justiça também determinou o bloqueio das contas dos 23 denunciados. Conforme a decisão, as provas baseadas em interceptação telefônica apontam para Averaldo Ferreira como líder do grupo criminoso que atua no Calabar, “onde a disputa por pontos de venda de entorpecente vem impactando no aumento de Crime Violento Letal Intencional (CVLI)” no local e no Alto das Pombas, bairro vizinho. 

Averaldo, segundo a Polícia Civil, já integrou o Baralho do Crime da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Além dele, foram denunciadas pessoas apontadas como vendedoras, olheiras, entregadoras e gerentes do tráfico de drogas. São elas: André Barros França, Andrei Juan Santos Pereira, Caroline Santos Costa, Cristiano da Silva Campos, David Michel Carvalho Nunes, Deison Rodrigues Gomes, Eres de Oliveira Peixoto, Felipe Bispo dos Santos, Gerdiel Miranda Ferreira, Gleidson Batista de Souza, Islan Carlos Santana Santos, Jair Conceição Souza, Leonídio Pimentel Neto, Lucas Heleno de Jesus, Marcelo Eduardo Batista dos Santos, Michele da Silva Pereira, Michele Rodrigues Gomes, Naiara Santos da Silva, Pedro Henrique Jesus Muniz de Pinho, Rafael Santos Monteiro, Rogério Barbosa da Silva Góis e Vinícius Jesus da Cruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário