quarta-feira, 12 de abril de 2023

Prefeitura retoma PAA Leite beneficiando crianças da Rede municipal

 

Um total de 18 das 31 escolas da Rede Municipal de Ensino tinha sido contemplado até a manhã de terça-feira, dia 11, com o Programa de Aquisição de Alimentos – PAA Leite desenvolvido pela Prefeitura de Itabuna.

O leite é entregue diretamente nas unidades escolares e repassado aos pais ou tutores dos alunos com idade entre dois e sete anos, matriculados na Rede Municipal. O programa beneficiará 2.612 alunos em idade pré-escolar cadastrados no CADÚNICO.

A Coordenadora do PAA Leite da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), Cristiane Viana Santos das Virgens destacou a importância do programa. Ela afirma que um dos objetivos principais é contribuir para a segurança alimentar e nutricional das famílias em situação de vulnerabilidade social por meio da distribuição gratuita de leite.

Ela explicou ainda que o PAA Leite é uma parceria entre o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Governo do Estado e a Prefeitura de Itabuna, que é a responsável pela distribuição direta do leite nas escolas municipais.

O PAA Leite já existe há mais de 16 anos no município, mas tinha sido suspenso no ano passado por conta do atraso no processo de licitações.

Cristiane lamenta que nem todas as unidades escolares da Rede Municipal de Ensino sejam beneficiadas pelo programa do leite. Segundo ela, o município trabalha apenas com um laticínio – Mãe e Filho, o único que participou da licitação promovida pelo Governo do Estado.

“É lamentável, porque esse serviço é fundamental, principalmente para as crianças em idade pré-escolar que precisam de uma suplementação alimentar adequada, para assegurar uma melhor qualidade de vida”, justificou.

A coordenadora do PAA Leite também reforça o compromisso do prefeito Augusto Castro (PSD) com um olhar humanizado e não mede esforços na busca de recursos e parcerias que atendam as necessidades básicas da comunidade e garantam melhor qualidade de vida da população.

A diretora do Instituto de Educação Lúcia Oliveira, Jeimara Souza dos Reis Souza comemorou o retorno do PAA Leite. Ela reforçou a importância do leite no dia a dia das crianças.

“Além de ser importante fonte de nutrientes, também é essencial para o crescimento e o desenvolvimento saudável de nossas crianças, ajudando na prevenção de vários tipos de doenças”, concluiu a diretora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário