quarta-feira, 26 de abril de 2023

Produtores rurais se reúnem na Assembleia Legislativa e cobram ação do Governo contra invasões de terras na Bahia


Centenas de produtores rurais de toda a Bahia se reuniram na tarde de terça-feira (25), na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), para cobrar que o governo estadual manifeste uma posição contrária às invasões de terras que têm acontecido no Estado. Somente no último final de semana, três fazendas, em Jaguaquara, Juazeiro e Guaratinga, foram alvos de ações do MST.

A mobilização desta terça teve o apoio da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB), de líderes de sindicatos rurais, prefeitos e de deputados federais e estaduais. Na abertura do ato, o presidente da AL-BA, Adolfo Menezes (PSD), afirmou sua posição clara de estar “ao lado da ordem, ao lado da produção, e que não é contra ninguém, mas é contra a barbárie, é contra quem quer agir fora da lei”.

O presidente da FAEB, Humberto Miranda, mostrou preocupação com o ambiente de tensão no campo e pediu mediação das autoridades. “O conflito é iminente. A gente sabe como começa, mas não sabe como termina. O Governo do Estado precisa sentar-se à mesa para dar tranquilidade ao homem do campo”.

Representantes de diferentes regiões da Bahia elencaram os principais prejuízos causados pelas invasões, a exemplo da insegurança jurídica, que consequentemente gera retração nos investimentos e na produção. Eles também cobraram celeridade do governo baiano no cumprimento das decisões judiciais de reintegração de posse.

“Estamos vivendo num estado de exceção. Como fica o comando da Polícia Militar, que na hora que se depara com o crime não pode agir? A Polícia não tem cumprido as decisões judiciais. O governador é que comanda a Polícia. O comandante da tropa não tem culpa”, afirmou Luiz Uaquim, produtor da região de Ilhéus.

17 comentários:

  1. Os invasores são parceiros do governo 👺😱

    ResponderExcluir
  2. A maioria dos produtores da cacau são caloteiros, têm dívidas com os bancos e com com empresas compradoras de cacau.
    Têm dívidas com o INSS, IMPOSTO DE RENDA e outros impostos.
    Inventaram um tal contrato de MEEIRO somente para explorar os trabalhadores .
    Tá faltando é muito óleo de PEROBA na cara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cuidado pra não cair no cartucho vc viu 🤔🤔🤔

      Excluir
    2. Dividas causadas pela introdução criminosa da vassoura de bruxa.

      Excluir
    3. Pessoas que pegam coisas dos outros sem autorização tem nome, não é?
      Começam com terra, vão pra casas, carros e telefones, mas segundo o comentário das 07h48 se os proprietários desses bens tem débitos, pode, não é?

      Excluir
    4. TÔ COM O MST! ESSES VAGABUNDOS SÃO CALOTEIROS E QUEM PAGA A CONTA É A GENTE! MST NOSSA ESPERANÇA DE TERRAS PRODUTIVAS E GERADORAS DE RIQUEZAS, INVADAM MESMO! TÔ COM VOCÊS;

      Excluir
    5. Vão gerar o que já está pronto? Kkkkkkkk

      Excluir
  3. Faz o L....que tá tudo certo!A Bahia tem que aprender a votar!

    ResponderExcluir
  4. Quem patrocina as invasões?Acorda povo, até quando vão ficar neste marasmo ..... vocês virão que mesmo com o PT no desgoverno da Bahia , o presidente Bolsonaro nunca deu moral para as invasões, agora a realidade e outra....vamos aprender a votar....por que a baderna só tá começando com Lula de novo vocês vão ver o tanto de invasões agora!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Era na hora que eles invadissem,passar fogo em todos e em tudo! Eu queria vê eles entrarem nas fazendas alheias! Afinal eles só querem encontrar a terra pronta! kkk

    ResponderExcluir
  6. É só pagar os IMPOSTOS RURAIS, estando LEGALIZADO não tem como invadir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah então se você compra um carro e deixa de pagar o IPVA da o direito de um vagabundo tomar posse, é isso mesmo?

      Excluir
  7. É A INVASÃO DO AMOR, O AMOR VENCEU! se vc se fodeu todo pra comprar suas terras, não se preocupe, tem que dividir com vagabundo do MST, sabe porque ? Porque comuna safado é assim. E pra comuna safado, é bala e fogo.

    ResponderExcluir
  8. se eles estão devendo, isso não da o direito de ninguém invadir, cabe o credor fazer a cobrança pelos meios legais da lei. quem concorda e apoia esses atos são iguais os invasores de terra, não planta nada e querem colher a onde não semeou.

    ResponderExcluir
  9. MST: bando de desordeiros, vagabundos, picaretas, etc. Invadem terras de terceiros e ainda querem exigir que tais terras sejam a eles concedidas. Manda invadirem a casa da moeda.

    ResponderExcluir
  10. Os maiores ladrões de terras, pedindo PROTEÇÃO para os próprios roubos, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, é mole, papá, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

    ResponderExcluir
  11. Só pra esclarecer a pessoa do comentário das 23h52 quem pediu apoio não foram os invasores, e sim que pagou pelas terras.

    ResponderExcluir