sexta-feira, 28 de abril de 2023

STJ decide que salários de qualquer valor podem ser penhorados para realizar pagamentos de dívidas

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu permitir que salários de qualquer valor podem ser penhorados para realizar o pagamento de dívidas. Anteriormente, o devedor precisava ganhar uma quantia superior a 50 salários mínimos para conseguir a liberação de honrar défices com seus rendimentos.

A decisão foi motivada porque o STJ compreendeu que não há necessidade para impor um limite mínimo de valor. No entanto, a instância defendeu que antes da liberação do pagamento de dívidas ainda será preciso verificar se a quantia que deve ser paga não impacta na subsistência do devedor, assim como a de sua família.

Para o ministro do STJ, João Otávio de Noronha, relator do caso, impor um limite como este é não refletir sobre a situação atual do país. “A fixação desse limite de 50 salários mínimos merece críticas, na medida em que se mostra muito destoante da realidade brasileira, tornando o dispositivo praticamente inócuo, além de não traduzir o verdadeiro escopo da impenhorabilidade, que é a manutenção de uma reserva digna para o sustento do devedor e de sua família”, declarou, durante o julgamento, que ocorreu no dia 19 de abril.

7 comentários:

  1. Nenhuma novidade, apenas retribuindo os favores dos senhores BANQUEIROS. Um povo analfabeto, estúpido, ignorante, miserável e covarde, serve apenas para limpar estrada com a língua para os senhores feudais cagarem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses gados caloteiros me divertem! Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

      Excluir
  2. Lula não tava brincando quando disse que iria colocar o pobre mo orçamento... Toso dia é um imposto ou forma diferente de pegar mais dinheiro do povo.🤣🤣

    ResponderExcluir
  3. FAZ O "L" FILHA DA PUTA!!!!

    ResponderExcluir
  4. Engole o choro e faz o L. Só isso.

    ResponderExcluir
  5. Não existe socialismo sem pobreza. Se é o pobre que vota no PT, qual sentido teria o PT em acabar com a pobreza?

    ResponderExcluir
  6. Para ser pai dos pobres, a família de pobres precisa aumentar.

    ResponderExcluir