sexta-feira, 5 de maio de 2023

Após 22 anos homem vai a Júri popular e é condenado por feminicidio em Camacã

A morte da estudante Karléia Sampaio Mendes (19), foi julgado ontem (04) em Júri Popular, na Comarca de Camacã, no Fórum Desembargador Antônio Carlos Souto. O Júri Popular é um dos instrumentos que existem no direito penal brasileiro para levar certos crimes de interesse social à avaliação da própria sociedade. Júlio Cézar e seu advogado recusavam a indicação de pessoas que reuniam às condições para exercer a função de jurado e a maioria, mulheres por se tratar de um caso de feminicídio, e dentre os escolhidos foram no total 7, quatro homens e três mulheres. O que no final das contas, fica registrado que independe do sexismo lateral da parte do réu e sua defesa, não retrata a sociedade atual, visto que a maioria dentre os escolhidos foram homens.

O Dr. Felipe Remonato, juíz de Direito intimou os envolvidos Elielson Ferreira Santos, Jossimaria Sampaio Mendes, Lindomar de Jesus, Maria Cristina Santos Barbosa, Marlon Santos de Souza na condição de testemunhas para o julgamento do réu Júlio Cézar dos Santos, na manhã de ontem.

O crime aconteceu num domingo, em 04 de março de 2001, dentro de uma boate antiga chamada Show das Praias, em Arataca. Ele desferiu contra a ex-namorada, com quem se relacionou apenas 4 meses, quatro tiros de revólver calibre trinta e oito, atingida também a altura do peito, dois projéteis nas costas e um na barriga. Após o crime ficou foragido por dois dias afim de não ser pego em flagrante delito.

O Júlio César dos Santos, 45 anos hoje, não aceitava o fim do relacionamento afetivo, e, entre idas e vindas, a ameaçava com frases típicas de autoritarismo machista declarando frases intimadoras: "vou te matar", "se você não for minha não será de mais ninguém". 

Familiares relatam que o relacionamento era abusivo e muito conturbado, cheio de brigas. Eles tentaram evitar as consequências desse crime enviando a vítima para Itapé por um período, até a circunstância acalmar. Karléia subestimou as ameaças e veio para o aniversário da amiga e na mesma noite em que retornou à cidade, foi morta. 

O Júri decidiu que ele fora culpado do crime e o juiz proferiu a sentença de 18 anos, 3 meses e 4 dias, em 15 anos de regime fechado, saiu preso da Comarca e conduzido ao presídio de Itabuna a fim de cumprir pena.

Após tanto tempo, os cidadãos arataquenses nem acreditavam que seria feita a Justiça, após 22 anos a família sofria com a impunidade desse cidadão. 

Desde sempre a sociedade, independentemente de classe social, é agredida com feminicídios, e à época não era tão notório os casos de morte em mulheres sob o relacionamento amoroso.

Contudo, essa história veio a se modificar com a condenação deste, e com tantos outros que estão em pauta a todo instante. E a lei14.550/2023 como foi citada numa matéria anterior a essa, clique aqui para lê-la, veio modificar a condição da visibilidade feminina em prol dos seus direitos.



20 comentários:

  1. Sensação de alívio! Demorou mais chegou!

    ResponderExcluir
  2. Que crime cruel e demorou tanto tempo para ser julgado! A justiça tarda mais não falha

    ResponderExcluir
  3. O que mais vemos é jovens morrer por causa disso homens que não aceitam o fim do relacionamento e matam achando que a vida de uma pessoa não é nada

    ResponderExcluir
  4. Foi condenado porq é pobre....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O caso Cátia Cristina, morta na frente dos filhos e da mãe dela na porta da Igreja, o condenado nunca foi preso e a família pobre ainda é obrigada a se deparar com o criminoso na rua. Que justiça é essa?

      Excluir
    2. Foi condenado porque ainda existe justiça! Ele matou friamente uma mulher por não aceitar o fim de um relacionamento

      Excluir
    3. Ele foi preso porque ele matou e tem que pagar pelo crime que ele fez

      Excluir
    4. Isso mesmo. Tem um caso em Camacã que o cara tá solto até hoje.

      Excluir
    5. pois é nesse caso desse homem aí, ele é empresário tem nome e condições. ate hoje nao pagou pelo o que fez! queremos justiça só isso

      Excluir
    6. Por todas as mulheres q nao estao mais aqui queremos justica.

      Excluir
  5. Isso é lá justiça,,, se nesse período os familiares já tivessem morrido não saberia o que foi justiça ,, além do mais se pilantra ficou esse tempo todo no bem bom,,agora sabe-se lá se cumprirá mesmo.
    País de justiça fajuta,, uns são julgados rápido igual os malucos de Brasília.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse bandido demorou tantos anos para ser preso pq os pais são policias e inclusive ele utilizou a arma do pai para tirar a vida da jovem que tinha uma vida toda pela frente, era considerada uma das jovens mais bonita da cidade na época e por conta dessa tragédia a mãe entrou em depressão e posteriormente alzheimer na qual hoje não fala e vive imóvel aos cuidados da família. Tomara mesmo que a justiça seja cumprida e esse bandido safado saia da prisão direto para o caixão.

      Excluir
    2. Vou entregar você não mãos de Deus . Você não sabe oque fala .

      Excluir
  6. Hoje ele tem 45 anos como relata o texto, pegou 18 anos segundo relato fica 15 anos, então terá aproximadamente 60 anos, fora as saidinhas de datas específica. Ele tinha 23 anos quando o matou a jovem, viveu em liberdade até os 45 anos, pelo amor de Deus, que justiça ⚖️ é essa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Crime antigo... das 2 anos e 6 meses tá Na rua...
      OU antes mesmo

      Excluir
  7. O juiz que julga um caso desse depois de tantos anos anos deveria ter vergonha de comparecer ao julgamento,em protesto quanto a classe a qual o mesmo pertence,mas um dia um deles vai chegar a um hospital morrendo e ser atendido com a mesma rapidez que eles delegam a quem os procura.

    ResponderExcluir
  8. Esse bandido demorou tantos anos para ser preso pq os pais são policias e inclusive ele utilizou a arma do pai para tirar a vida da jovem que tinha uma vida toda pela frente, era considerada uma das jovens mais bonita da cidade na época e por conta dessa tragédia a mãe entrou em depressão e posteriormente alzheimer na qual hoje não fala e vive imóvel aos cuidados da família. Tomara mesmo que a justiça seja cumprida e esse bandido safado saia da prisão direto para o caixão.

    ResponderExcluir
  9. Agora ele não mata e nem espanca mais nenhuma mulher, minha mãe se envolveu com ele, não sabia desse homicídio que ele tinha cometido, com um tempo ele começou a bater, e espancar minha mãe, ainda ameacava ela, como eu moro em outro estado não sabia doque ocorria com ela dentro da própria casa dela, ele falava que se ela falasse com alguém matava ela e a Familia nossa.
    Com um tempo ela foi na delegacia das mulheres fazer a denúncia, pra ele sair de dentro da casa da minha mãe foi uma luta. A Casa é da minha mãe e ele não tinha direito a nada e msm assim ele queria metade das coisas, quando eu fiquei sabendo da situação que ela estava vivendo, foi que ela conseguiu tomar a iniciativa de ir na delegacia, policiais que conseguiram tirar ele da casa, mas msm assim ele ficava indo na porta da casa da minha mãe, como ela morava sozinha, ele se sentia a vontade de ir lá e colocar medo nela. Graças a Deus não aconteceu algo pior, prq já é de constume dele fazer isso com as mulher
    Esse vagabundo, mas a injustiça ainda é mt falha
    Se tivesse sido preso antes não tinha feito um tanto de vítima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua mãe tem um Kadet cor de vinho e eu sei quem vocês e conheço todas suas irmãs, você tem que parar de falar merda na internet. Depôs desse crime aí que ele comenteu ele mudou de vida , estava trabalhando e tava vivendo a vida dele tranquilo mais enfim ele tem que pagar pelo oque cometeu , porque não justifica tirar a vida de ninguém . Mais sua mãe também não é santa , ela veio pra bater no meu pai que é idoso e ainda esculhambou minha mãe que ela nem conhece pra ofender meu pai e eu sabendo de tudo conversei com meu pai e deixamos pra lá . E esse rapaz aí é meu primo e independente do que ele fez aí ele vai pagar a bronca dele , mais não fala merda dele não que ele é cara Homem e na família também tem cara Homem e que faz a ideia valer entendeu , não vem pra cá com suas armação não que aqui suas ideias não prevalece. E para de conversar oque não sabe que sua mãe também coroa atrás do cara pra da aquela buceta mucha .

      Excluir