segunda-feira, 1 de maio de 2023

Capivara Filó é devolvida ao influencer Agenor após decisão da Justiça; vídeo mostra reencontro

A capivara Filó foi devolvida ao influencer Agenor Tupinambá na manhã deste domingo (30), em Manaus, após uma decisão da Justiça Federal do Amazonas. O animal havia sido entregue para o Ibama na quinta-feira (27).

Na decisão do juiz federal Márcio André Lopes Cavalcante, Agenor pode levar a capivara para o seu habitat natural, desde que comprove que o transporte será em meios seguros, o que deverá ser atestado por um veterinário e/ou biológo.

"Enquanto não se efetiva o transporte de Filó, ela deverá permanecer no Zoológico do Tropical Hotel, considerando que o autor informa já ter obtido o aval do RT Biólogo Ricardo dos Santos Amaral", decidiu o magistrado.

Ainda segundo ele, Agenor deverá informar ao juízo periodicamente as condições de saúde do animal, devendo também ser facultado livre acesso dos órgãos ambientais para a fiscalização da capivara.

Uma manifestação foi realizada na manhã deste domingo (30), em frente à sede do Ibama, em Manaus. Os manifestantes pediam a imediata soltura do animal, que estava em posse do órgão ambiental.

A deputada estadual Joana D'Arc (União Brasil), que acompanha o caso, chegou a invadir a sede do órgão, para tentar soltar a capivara à força. No entanto, foi contida por seguranças do Ibama. Logo em seguida, ela entrou em uma das salas do local, alegando que estava "fiscalizando" as instalações.

Em nota divulgada pelas redes sociais, o Ibama disse que a capivara vai ficar com Agenor até sua soltura em uma unidade de conservação previamente selecionada, que abriga outros indivíduos da espécie.

O órgão também repudiou o que chamou de "intimidação praticada contra seus servidores, em uma clara tentativa de deslegitimar a atuação do Instituto no cumprimento da legislação ambiental".


Entenda o caso

O tiktoker, que ficou conhecido por mostrar, nas redes sociais, a rotina com a capivara, foi multado pelo Ibama em mais de R$ 17 mil. Ele foi denunciado por suspeita de abuso, maus-tratos e exploração animal. Agenor também foi notificado a retirar todas as publicações feitas com os animais de seus perfis nas plataformas digitais.

Segundo o Ibama, uma equipe foi até a fazenda onde Agenor mora e propôs a soltura do animal nas proximidades de Autazes. No entanto, a família do influenciador afirmou que o bicho poderia se tornar alvo de caçadores da região e concordou em levar a capivara ao Centro de Triagem, que fica na capital.

Nos braços de Agenor, a capivara foi transportada em um avião de Autazes, a 113 quilômetros da capital, até o Aeroclube de Manaus, onde agentes do Ibama aguardavam. Em seguida, "Filó" foi conduzida pelos fiscais até o Centro de Triagem.

12 comentários:

  1. Absurdo o que o IBAMA fez, é um exemplo de coexistência pacífica.

    ResponderExcluir
  2. Claro que devemos preservar o meio ambiente e os animais. Contudo, o ser humano é um predador cruel, intensamente hipócrita e cínico. Combate-se o desmatamento apenas na frente das câmeras e dos microfonoes, mas, nos bastidores, todos defendem a criação de bovinos para saborear aquele bife sagrado de todos os dias e a picanha do churrasco com cerveja nos finais de semana, não aquele churrasco da promessa do Ladrão para jumentos. Qualquer um sabe que, diariamente, caça-se milhares de animais silvestres em todo o território nacional, pois muitas famílias só conseguem ingerir alguma proteína, quando oriunda da caça de sobrevivência. Agora, imaginemos se não houvesse a criação de bovinos, suínos, caprinos, ovinos, aves e peixes. Será que ainda existiria alguma espécie animal silvestre neste planeta? Enquanto a população mundial atinge OITO BILHÕES de pessoas, a população de animais de todas as espécies é reduzida em proporções assustadoras. O que fazer? Mentir, enganar o povo, contar estórias fantasiosas? E a fome? E os "veganos" e "naturalistas" não impactam negativamente o planeta? De onde então retiram sua alimentação e quais os meios de locomoção que utilizam?

    ResponderExcluir
  3. pARABÊNS !!Todos devriam tratar assim os animais

    ResponderExcluir
  4. Gente não dá pra postar mais nada nas redes sociais porque a inveja mata filó. Bem cuidada por ele vive num ambiente aberto a natureza má só povo e desgraçado não pode ver a felicidade de ninguém parabéns a todos envolvidos na causa do Agenor e da Filó

    ResponderExcluir
  5. O ibama não tem mesmo o que fazer, a capivara bem cuidada pelo rapaz daí por conta daquela safada invejosa o ibama com presepadas com o rapaz, tem tantos hotéis que tem animais presos,zoológicos e etc,o ibama tem que dar um pulo em itabuna junto com a safada invejosa que falou merda dizendo que era denúncia,pra investigar o que tem de gente que mata essa bichinhas pra comer, principalmente na beira do rio cachoeira, na mangabinha tem um monte de pilantras que matam as bichinhas pra comer !!

    ResponderExcluir
  6. Olha que tempos tristes... crianças na rua usando crack, problemas muito maiores destaque, mas as pessoas se afinizam com um bichinho. A mesma galera que está em prol da capivara, não pagam pensão pros filhos, são péssimos maridos, esposas, pai e mãe. Mas estão " com pena de capivara kkk o mundo tem que explodir e levar todos juntos

    ResponderExcluir
  7. Esse rapaz Agenor está errado pq lugar de capivara e nos rios ou seja mares

    ResponderExcluir
  8. Esse povo não entendi nada ... Essa capivara e um bebê ainda ... Ele esse cara é um pilantra safado estava fazendo da capivara uma marionete pra receber likes na redes sociais não só a capivara mais vários outros animais silvestres .. que é crime ... Recebeu 17 mil em multas ... Capivaras vive em bandos e se reproduz ... Tem um vídeo que o Ibama solto no G1 hoje explicando tudo. Animal silvestre não é pet e ainda ele mante papagaio e outros animais ainda. Não viu o que ele fez com um porquinho em um rodeio. Já pensou se todos brasileiros pega-se animal silvestre pra coloca em casa. Segundo o Ibama onde ela mora está desmatado e ele não é ribeirinho. A internet agora viro isso tudo por causa de likes. Gente ele domi com o animal silvestre.. mais tarde ela vai senti desejo de um macho será que ele vai ser o macho dela, ela vai ter o desejo de ser mãe. Pq ele não pega uma sucuri pra criar.. bora Ibama perdi a prisão dele. Se vcs estudou esse animais silvestres faz parte de eco sistema do meio ambiente importante pra todos e tem que ser preservados na fauna no ambiente deles. Ele está proibido de posta qualquer coisa na rede sociais com animais silvestres. E outra tem enviar ela rápido em um bando de capivara se não o bando não aceita mais ela se fica grande.

    ResponderExcluir
  9. Soube que ele tá pegou para criar outros animais silvestres que acabaram morrendo, ele só quer like, tá nem aí pros animais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pura verdade, o IBAMA tinha que sustentar sua posição. Mas o país dos bananas e cheio de gado burro, fica feliz com essas cortinas de fumaça pra entreter a massa burra e falida

      Excluir