sexta-feira, 26 de maio de 2023

Casos de dengue e chikungunya aumentam 50% e Itabuna entra no alerta amarelo

Apesar de todos os esforços da Prefeitura de Itabuna no combate diário ao mosquito Aedes aegypti, os indicadores da proliferação da dengue e chikungunya apontam o aumento de cerca de 50% de novos casos das doenças em menos de duas semanas no município. Por isso, a cidade entra no alerta amarelo depois da constatação nos sistemas da Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB), que monitora a situação em todo o estado.

Segundo a chefe do Programa de Combate às Endemias do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Lucimar Santos Ribeiro, atualmente já passam de 950 os casos de dengue e de 995 os registros de casos de chikungunya. “Um aumento considerável e preocupante e pode ser ainda maior por conta da subnotificação,” afirmou.

Ela diz que muitas pessoas com sintomas das arboviroses se automedicam sem orientação médica sem procurar atendimento nas unidades de Saúde. Segundo Luciamar, as UBS e USF são responsáveis pela emissão das notificações para o Departamento de Vigilância em Saúde, que alimenta os dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) da Secretaria de Saúde do Estado.

Lucimar reforça o trabalho cotidiano dos Agentes de Endemia no combate ao mosquito, inclusive com ações, a exemplo da pulverização costal e perifocal com inseticida, realizada sempre no início da noite em vários bairros e áreas centrais de Itabuna.

Além disso, o controle vetorial também se dá por visitas domiciliares, tanto para o tratamento e eliminação de focos de larvas, quanto para a orientação das famílias sobre os cuidados e a fiscalização dentro de casa e nos quintais.

Na ação educativa os Agentes de Combate às Endemias (ACE) alertam sobre a gravidade das doenças, os cuidados que cada família deve adotar principalmente no que se refere à busca do atendimento médico nas UBS ou USF. As denúncias de possíveis focos em qualquer área da cidade podem ser feitas pelo Disque-Dengue (73) 3612-8324.

12 comentários:

  1. Mentira essa matéria, é tudo covid, o amor venceu.

    ResponderExcluir
  2. Já deveria está em alerta vermelho.Pois faz tempo que entrou em epidemia e a secretária fazendo de conta que está tudo bem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, esse negócio de uma desgraça que mata ter cores, não funciona. Um caso já é crítico.

      Excluir
  3. Sem dúvida, a principal culpada pelo aumento de casos dessas doenças é a própria população que, por falta de educação, não colabora. O que se ver bastante em toda cidade são locais apropriados para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. Agora dizer que "Apesar do esforço da prefeitura ..." é um exagero! Não se ver uma campanha séria de conscientização da população, muitos locais sujos, principalmente na periferia, com lixos acumulados, água empoçada e etc...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Itabuna esporte clube tem muito mato e ninguém diz nada ...os mosquitos ficam nos matos também,avenida Roberto Santos tem mato,tudo isso...

      Excluir
    2. Verdade ! Lamentável.

      Excluir
  4. a secretaria de saúde disse no rádio que está tudo bem.

    ResponderExcluir
  5. Agente toma todo cuidado mas os vizinhos não colabora o povo tem que botar na cabeça que a doença da dengue é coisa séria

    ResponderExcluir
  6. Na rua Pará, Jardim Vitória, tem um galpão que é criadouro dia mosquitos, duas caixas d'água descoberta no chão e ninguém toma providências inclusive a secretária que já foi comunicada.

    ResponderExcluir
  7. Minha esposa teve Chikungunya e não fizeram o teste.
    Descaso total.

    ResponderExcluir
  8. Eu fico besta é com a ignorância do povo os agentes chegam nas residências pra tratar e muitos não deixam entrar ou recebem mau e por causa desses outras pessoas pegam a doença

    ResponderExcluir
  9. senhora licimar chefe da dengue, não adiantou a senhora mentir dizendo que a dengue tinha baixado,olha ai, a verdade deus amostra.

    ResponderExcluir