quinta-feira, 11 de maio de 2023

Jovem de 23 anos some nas águas do Rio Cachoeira

Rafael Silva Cerqueira de 23 anos,  sumiu nas águas do Rio Cachoeira na tarde desta quinta-feira (11), quando se banhava, próximo a uma pedra localizada bem abaixo da ponte que dá acesso ao Viaduto Paulo Souto, em Itabuna.

O corpo de Rafael está desaparecido desde às 13 h quando num mergulho ele se ergueu inconsciente, logo submergiu, e sua esposa Vitória, informa que no exato momento o esposo estava acompanhado de uma criança de 12 anos à beira do rio que não sabia nadar, e nada podia ser feito.

Ela foi chamada ao local e desde então o 4º Grupamento de Bombeiros Militar de Itabuna foram acionados e se encontram no local para o resgate. Com o uso de um Drone sobrevoando os locais de difícil acesso, para averiguação de imagens mais detalhadas.

A equipe de apuração no local conversou com um dos bombeiros que comunica a espera da Equipe de Mergulho vinda da cidade de Vitória da Conquista. O 15° Batalhão De Polícia Militar de Itabuna acompanha o caso de perto mantendo a segurança do local.

Rafael tem duas filhas uma menor de 5 anos e outra de 2 anos, conforme explica seus familiares que ainda estão no local com esperança em encontrar em vida. Ele veio da cidade de Ilhéus, e é morador do bairro Fonseca. 

Entre os bairros Nova Itabuna e Lomanto Júnior, sobre os parentes continuam no local Yure, o irmão  que se encontra revoltado pela demora e irmã, esposa, tios, ou seja, ele é uma pessoa querida entre seus familiares, que estão insatisfeitos por não haver bombeiros militares mergulhadores na cidade de Itabuna. 

Familiares afirmam "a minha mãe está em casa, sem poder vir ao local, perdeu um neto recentemente, há 15 dias, está com pressão alta, e porque não avisam que não vão mergulhar, estamos aqui desde as 13 h.", desabafando sobre o descaso.

Segundo informações, os Mergulhadores de Vitória da Conquista estão chegando em Itabuna e dormirão no 4° Grupamento de Bombeiros de Itabuna, amanhecendo o dia eles retornarão as buscas do corpo, e também, conversaram com os familiares e acalmaram os mesmos, informando que à noite nenhuma equipe pode adentrar ao rio. 

O manual do socorrista afirmam que se a pessoa não tem um equipamento flutuante e perde sua habilidade para manter-se flutuando, submergem e vão até o fundo. Isso ocorre mais rapidamente na água doce, porque proporciona menor flutuabilidade do que em água salgada. Uma vez que ocorre a submersão, a chance de um resgate bem-sucedido diminui drasticamente.


Atualizado 18:26

Veja a outra live no Instagram no retorno à apuração, clicando aqui.

Veja a nova live no Instagram no retorno à apuração, clicando aqui.

Matéria em construção outras informações a qualquer momento.

Veja a live do Instagram no exato momento da apuração, clicando aqui.



26 comentários:

  1. A culpa agora é dos bombeiros!!
    Quem mandou ele ir se banhar no rio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E se fosse seu parente?Seu demônio. Cuida da sua vida e para de criticar

      Excluir
    2. Nd a ver vc tava lá no local

      Excluir
  2. Não julguem, perdir meu filho em um rio de Ilhéus a uma semana e estou desolada como a mãe dele deve estar.
    As pessoas só sabem criticar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr ou sra , não estou julgando só estou falando que os bombeiros não tem culpa ,pra ele se revoltar os mesmo.todos nois já fomos negligentes a se banhar no mar ou em rios ,sem saber ou prever os riscos existentes.

      Excluir
    2. Mas na hora do desespero falamos qualquer tipo de coisa ,se não ten algo pra falar então fique Calado(a) .

      Excluir
  3. E verdade nesse caso e uma fatalidade . se fosse bandido e tivesse sido assassinado era outra história

    ResponderExcluir
  4. É muita coragem pular num esgoto desse, os bombeiros não tem culpa se a gestão não tem mergulhadores a culpa é do governador que não formou mergulhadores.

    ResponderExcluir
  5. Se banhar dentro de um esgoto de bosta muita coragem

    ResponderExcluir
  6. É porque este enbecil não é pai e nem mãe, sera que ele ou ela nasceu de uma chocadeira e nem parace que foi de uma mulher, pra ta falando esta besteira se não pode falar uma palavra de amigo fique cado

    ResponderExcluir
  7. O muleque era gente boa ele morava onde eu moro todo mundo banha lá todo mundo na hora que ele sí afogou eu estava com ele

    ResponderExcluir
  8. Ho Deus conforte a mãe meu pai tenha piedade dessa senhora

    ResponderExcluir
  9. Anônimo11 de maio de 2023 às 09:45
    Eles enche o rabu de dinheiro e não ajuda ninguém esses parlearmen e vereador só que seu voto na eleição troca por bloco e areia mais se você dúvida vou deixar o contato do vereador do santo Antônio que anda de BMW e esqueceu todos faz voce mesmo um teste oito oito sete cinco Noventa e um quarenta e cinco quem quiser o número do outro que esqueceu do povo também tá aí pancadinha nove um trinta e nove vinte quatro setenta e cinco mais não se esqueça eles não responde o amigos

    Responder

    Anônimo11 de maio de 2023 às 10:42
    Então vamos todos mandar mensagem encher o saco dele Francisco 988759145 esse outro aí é pancadinha é kkk vamos lá então 91392475

    Responder

    ResponderExcluir
  10. Gente, é duido para os familiares, porém uma vez que a pessoa submerge e não retorna a superfície é muito difícil ser resgatado com vida, independente da demora do bombeiro ou não, as chances seriam mínimas, moro bem próximo ao local e vi a equipe do 4°Grupamento passando pouco mais de meia hora após ao acontecido, devemos nos lembrar que existe um tempo para deslocamento da equipe até o local, o respeito pelos profissionais nessas horas é imprescindível, muitos até perdem as suas vidas tentando resgatar vítimas.

    ResponderExcluir
  11. Mergulhador tem que vim de conquista..agora lascou..tira 3 caras do setran que tem de mais..e coloca 3 mergulhadores no bombeiros.

    ResponderExcluir
  12. Isso e uma vergonha para a cidade de Itabuna não tem mergulhador bombeiro e preciso vim de Ilhéus?

    ResponderExcluir
  13. Misericórdia meu Deus como que uma pessoa tem coragem de pular num rio ou mar parado ou seja em ondas sendo que nem sabe nadar isso já é brincar com a vida Deus me livre de entrar em água nem huma nem mar nem rio

    ResponderExcluir
  14. Hó Senhor conforta os corações dos familiares pq eu msm não conheço o rapaz mais só em pensar o sofrimento que ele passou ou está passando ajuda meu Deus que ele esteja vivo que ele achou um lugar e se abrigou para te me Senhor nada é impossível eu creio

    ResponderExcluir
  15. A equipe de bombeiros, e mergulhadores de vitória da conquista, são muito bem preparados para esse tipo de resgate,pois são muitíssimo bem equipados,e logo nas primeiras horas de mergulho,essa família terão uma solução.Torceremos aqui em Conquista,para que essa família tenha esse jovem ainda com vida.

    ResponderExcluir
  16. Rapaz itabuna tá uma palhaçada msm, não tem mergulhador é preciso vim de fora👎
    Se toda vez que acontecer um fato como esse, e ficarmos a espera, de mergulhadores de fora da cidade, não vai adiantar nada.Nesses casos o atendimento tem que ser com a mais alta brevidade,pois está se tratando de vidas.
    Prefeito🙉 pega uns 2 bombeiros desses aí, e manda pra capital ou seja lá pra que cidade for,pra fazer um curso de mergulho, pois desse jeito não dá.
    Como pode uma coisa dessa vlh, nessa cidade.

    ResponderExcluir
  17. Isso não foi um afogamento, falo novamente ele não se afogou policia vamos investigar isso ai, procurar ouvir os audios que mandaram pra familia dele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é,Essa História está bem estranha e ninguém fez nada pra ajudar ele,deixou ele lá sozinha são coisas que não se encaixam

      Excluir
  18. Essa tal de vitoria tem pouco tempo que se relacionou com ele.cara até presença se mistura com cada bagui essa nega feia troca de macho todo dia não dou uma semana pra ela ta com outro assistir a live ela falando como se não tivesse preocupada com o afogamento do rapaz.ainda falou que não sabia o nome so cara isso indica que tem pouco tempo que se relacionaram sem falar que ela deve saber que ai é um poço tinha que pelo o menos avisar pro rapaz ele sabendo nadar ou não tinha que saber agora ele se foi e ela vai ficar ai dando pra outros como ela sempre faz.policia aperta ela isso ta estranho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito estranho mesmo,Mas Na melhor hora ela vai ter o dela

      Excluir
  19. Ainda que existisse mergulhadores na cidade seria quase impossivel retirar a pessoa com vida devido ao deslocamento e o tempo para afogamento que é muito rápido. Meus sentimentos à familia.

    ResponderExcluir
  20. Tiraram foto do menino do Hortifruti do irmão de Simon . Esse menino é correria, sempre o vejo com as frutas na mão, sempre organizando as frutas . Uva , maçã, goiabas, pêra,tumate, mamão,manga, pepino,kiabo,couve,folha de louro,morango

    ResponderExcluir