quinta-feira, 18 de maio de 2023

Obituário: Edineu Oliveira

Morre Edineu Oliveira 

Esposo, pai de dois filhos e avô de três netos, mas deixou órfão uma cidade inteira: Itororó. Para muitos o melhor prefeito que a cidade poderia ter tido, para outros criador de uma das maiores festas da região, FestSol - São João e Festival da Carne de Sol que competia diretamente com o São João de Ibicuí.

Políticos 'rivais' como Marco brito que ao homenageá-lo despediu-se da carreira política porque não se sente desafiado a ser elegível, e ainda denomina o ex-político como "Edineu foi e será o prefeito do povo", finalizou em seu discurso.

"...desafiado por ele e aceitei, foram embates que às vezes beirava a “insanidade” às vezes minha, muitas vezes dele e com essas loucuras dividimos Itororó em duas partes: jacarés e leões, mas uma coisa posso afirmar, construímos Itororó...", descreveu em sua despedida da carreira política.

Aos cidadãos itororoenses é reconhecido como "póca urna", "o melhor prefeito da cidade de Itororó", "criador do evento que marcou a região o Festsol", e entre outras denominações que carinhosamente ele conquistou um por um. A população não hesitou em sair à rua no seu cortejo fúnebre, com fogos de artifício, muita comoção e consternação da maioria do povo em desfile às ruas ao redor de sua vigília.

A prefeitura de Itororó declarou três dias de luto, in memoriam, e publicou em suas redes sociais o vídeo acima em demonstração de gratidão por todo desenvolvimento da cidade. A 'competição' saudável entre leões e jacarés recobra um saudosismo e resultados conquistados na área econômica, pecuária, social e substancial economicamente. 

A comoção encerrou-se às 17h dessa quarta-feira 17 de maio, no cemitério da cidade natal. Estava internado em Salvador, e já vinha sofrendo com problemas renais nos últimos meses, além de ter sido acometido de um AVC recentemente.

Vindo de uma família de pecuaristas, também seguiu no ramo e assim como seu pai, Hermínio Oliveira – que foi vereador em Itororó – também se enveredou na política, sendo Prefeito entre os anos de 1989 e 1992, e entre 1997 e 2000. Disputou reeleição em 2000, 2004 e 2008, ficando na 2ª colocação nos três pleitos. Em 2012, sua filha, Lieska, foi eleita vice-prefeita, compondo chapa com seu histórico rival, Marco Brito (MDB), e nos últimos anos se tornou o Presidente de Honra do União Brasil de Itororó, e ficou marcado como o grande representante do carlismo nas décadas de 90 e 2000, no Médio-Sudoeste da Bahia.

Deixa um legado e uma grande admiração do tamanho de uma cidade de 20.394 pessoas.

* 28-08-1955

† 16-05-2023

Vídeo: @prefeituradeitororo

Um comentário: