domingo, 28 de maio de 2023

Professor é eleito 1º negro diretor da Faculdade de Medicina da Ufba


O primeiro professor negro a concorrer ao cargo de diretor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (FMB/Ufba), em 215 anos de história, foi eleito para o posto na quinta-feira (25). Segundo informações do g1 Bahia, Antônio Alberto Lopes teve a maioria dos votos dos alunos, docentes e servidores da universidade

A votação aconteceu à noite.. Antônio concorria na Chapa 1 com o professor Eduardo Reis, candidato a vice-diretor. A dupla ficará à frente da unidade até junho de 2027. O diretor eleito ingressou como professor da FMB em 1980 e é membro da Academia de Medicina da Bahia.

O professor é titular do Departamento de Medicina Interna e Apoio Diagnóstico da Ufba. A Chapa 2 foi encabeçada pelos professores Sumaia Boaventura e André Gusmão. Durante a campanha, que começou no dia 28 de abril, o professor Antônio Lopes foi alvo de ataques racistas, denunciados à ouvidoria da universidade.

24 comentários:

  1. Gente se o professor foi eleito é mérito único e exclusivo dele, e não pelo fato de ver essa ou aquela cor, então não venham pra cá entitulado primeiro" negro" , parem com isso. Isso só causa mais divisão entre as raças, todo governo do PT é esse inferno.Aproveitando para parabenizar o professor Antônio..

    ResponderExcluir
  2. Pra mim não importa que os dirigentes de faculdades seja de côr ou não, pra mim o que importa é uma faculdade de excelência.

    ResponderExcluir
  3. É por isso que existe o racismo. Quando um negro consegue algo importante, ele logo ganha destaque e causa comentários que tendem a ofender por que alguns não gostam de ver a felicidade dos outros. Quando Deus nos criou, ele não criou raça negra ou branca, Ele criou a RAÇA HUMANA. Independente da cor, todos somos iguais e vinhemos do pó e retonaremos ao pó quando falecermos. O importante é enquanto vivermos, não importa a cor, precisamos fazer um bom nome diante de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou tudo. O verdadeiro racismo é isso, negro, branco são todos iguais.

      Excluir
    2. Execilente seu comentário gostei mais umas coisas que vc falou aí que Deus fez todos iguais mais eu te pergunto onde vc pode me mostrar na Bíblia que Deus fez elguem negro? Deus fez Adão e Eva brancos agora cor de cabelo é que eu não sei se foi loiro ou preto a cor preta existe por causa do pecado depois que caim matou Abel e ficou errante pelo mundo ele casou com uma pessoa da família de Enoque parente já bem longe e aí surgiu a cor preto mais sabemos que Deus não fez ninguém preto

      Excluir
    3. Santa ignorância !

      Excluir
  4. Esse é um marco importante para a população baiana que é formada por maioria negra, mas a capital do estado registra cotidianamente inúmeras demonstrações de racismos, fatos esses que revelam que o Brasil é um pais de mentalidade racista o que se expressa nos atos cotidianos.
    Os governos baianos pós carlismo pouco avançaram nas políticas efetivas de combate ao racismo isso é fato quando se observa a indicação para os cargos que determinam as políticas de Estado, onde ainda identifica-se também um patriarcalismo evidente.

    ResponderExcluir
  5. O engraçado é que parece que o negro não é filho de Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkk claro que é filho de Deus sim se fazer andar nos caminhos de Deus e guardar os seus mandamentos como Deus manda mas temos que assumir a nossa cor né se eu sou Branco e tenho cabelos ruim então eu sou negro se vc é branco ou branca e tem cabelos bom pode ser cacheado ou liso mais se for bom vc é branco as cor da pessoas não importa o q importa é o cabelo a pessoa pode ser branco olhos azuis ou verde mais se o cabelo fo Rui ele é preto sim

      Excluir
  6. Corda de pele foda-se, corda da pele foda-se, somos todos capazes, o cérebro tem a mesma cor para todos independente da cor da pele.
    Se foi por competência, parabéns. Se foi por QI lamento.

    ResponderExcluir
  7. Meu Deus pq falam tanto dos negros, será que Deus tem divisão de cores! até porque esse senhor não tem nada de negro ele é moreno. E os negros com certeza são filhos de Deus mas branco é papel e se limpa o Ku não acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse homem aí não é moreno como vc falou ele é sarará e quando a pessoa é sarará ele pertence a raça negra pq o cabelo é ruim sou negro mais vou te falar a vdd se vc desfaz dar cor branco e pq coloca cabelo dos outros na sua cabeça pq não se conforma com o seu cabelo? Eu sou negro estudado e formado tenho um bom emprego e estou me esforçando para chegar em outro mais falo a vdd

      Excluir
  8. Caramba, tem que citar a cor? Não basta citar a profissão e o fato de ter chegado num lugar legal? Chatice.

    ResponderExcluir
  9. Todos tem capacidade ..não importa se é branco ou preto.
    Agora gostam de colocar os negros como vitimizados da sociedade..
    Se ele foi ou tá lá foi por mérito.
    E qualquer um poder ter independente da cor..
    Para com isso de colocar negros como cotas de oportunidades

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo desse jeito o racismo não vai abar nunca, a própria mídia gosta de enfatizar: primeiro preto a ser presidente, primeiro preto a ser isso ou aquilo. Gente somos todos seres humanos independente de cor.

      Excluir
  10. Aqueles que estudaram há muito tempo aprenderam as disciplinas bases tradicionais, ótimo. Mas agora se de uma chance de compreender porque é importante destacar que o racismo estrutural impossibilitou por todos esses anos que um negro chegasse antes a essa posição na universidade citada.
    Leia ou assista os vídeos de Dijamila Ribeiro, Carla kotirene,Conceição Evaristo,Silvio de Almeida, Vilma Reis,Barbara, Maria Domingas-Itabuna,... como também livros didáticos atuais.

    ResponderExcluir
  11. Dividir para dominar...

    ResponderExcluir
  12. SEM COMENTÁRIOS A RESPEITO DESE EPISODIO! DEUS NÃO GOSTA DESSAS COISAS, QUE FAZEM COM OS FILHOS DELE. PARABENS PROFESSO, VC MERESE. FAÇA O SEU PAPEL E MOSTRE PARA TODOS QUE O SENHO TEM MERITO, O MERITO É TODO SEU!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que analfabeto vc hein? Vai estudar, escreve tudo errado

      Excluir
  13. A mídia é babaca!!😏😏😏😏😏😏

    ResponderExcluir
  14. Pela matéria da a entender que ele foi colocado nesse cargo não por mérito, mas sim porque é negro. Se foi esse o motivo, muito vergonhoso, pois para está num cargo desse tem que ter capacidade. A cor é uma das coisas menos importante, não entendo a ênfase da mídia nesse quesito, qual o real intuito? Causar divisão no povo brasileiro mais do que já existe? Vocês estão fazendo um desserviço. Lamentável!

    ResponderExcluir
  15. Eu não sei ,pq a mídia tem que enfatizar a cor da pessoa fica parecendo que todos negros são burros , misericórdia

    ResponderExcluir
  16. Parabéns professor,por ser uma pessoa inteligente e capaz de comandar uma faculdade. Que faça um bom trabalho e que seus alunos tenha uma boa disciplina para que não tenhamos profissionais de baixa qualidade e sem respeito aos seus clientes. Que Deus abençoe o senhor nesta estrada.

    ResponderExcluir