quinta-feira, 25 de maio de 2023

Supremo condena ex-presidente Collor por corrupção e lavagem de dinheiro

 

Por 8 votos a 2, o Supremo Tribunal Federal já decidiu condenar o ex-presidente Fernando Collor por corrupção passiva e lavagem de dinheiro na esteira da Operação Lava Jato. O julgamento atingiu esse placar com o voto da ministra Rosa Weber, declarado nesta quinta-feira, 25.

No entanto, a Corte se dividiu sobre enquadrar o ex-senador por organização criminosa. Quatro magistrados defendem a condenação nos termos da denúncia oferecida pela Procuradoria-Geral da República, enquanto outros quatro ministros propõem que Collor seja sentenciado por associação criminosa - tipificação que implica em pena menos grave.

O crime de organização criminosa, o qual a Procuradoria imputa a Collor, trata da 'associação de quatro ou mais pessoas, de forma estruturalmente ordenada e caracterizada pela divisão de tarefas, com objetivo de obter vantagem mediante a prática de infrações penais'. A pena é de três a oito anos de reclusão.

Já o delito de associação criminosa é descrito no Código Penal como a 'associação de três ou mais pessoas, para o fim específico de cometer crimes'. A pena é de reclusão de um a três anos.

O julgamento sobre a denúncia em que a PGR acusa Collor de usar  sua 'influência política' na BR Distribuidora para viabilizar contratos da UTC Engenharia foi retomado nesta quinta-feira, 26, com um placar de 7 x 2. Segundo a acusação, o ex-senador teria recebido R$ 20 milhões em propinas.

A sessão seria aberta com o voto da ministra Rosa Weber, mas antes o ministro Alexandre de Moraes pediu a palavra para ajustar seu voto. Ele manteve o posicionamento pela condenação de Collor por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, mas decidiu acompanhar uma divergência aberta pelo ministro André Mendonça, para que Collor seja condenado por associação criminosa. Também seguiu tal vertente o ministro Dias Toffoli.

Logo em seguida, Rosa Weber deu início à leitura de seu voto, antecipando seu teor: "Acompanho o relator com relação aos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, embora o faça por uma linha de fundamentação um pouco diversa. E embora haja uma linha tênue entre organização e associação criminosa, opto por desclassificar o crime para associação criminosa".

De outro lado, os ministros Luiz Fux, Luís Roberto Barroso e Cármen Lúcia acompanharam, em sessões de julgamento anteriores, o voto do relator, Edson Fachin, para que Collor seja condenado pelos três crimes imputados pela PGR.

Em caso de um eventual empate, o Collor é beneficiado. Assim lhe seria imputada a tipificação mais leve, de associação criminosa. O julgamento, no entanto, ainda não terminou. Quando Rosa terminar de ler seu voto, os ministros dão início à discussão sobre a dosimetria da pena de Collor.

A Corte também vai decidir as penas que serão aplicadas ao ex-ministro e empresário Pedro Paulo Bergamaschi de Leoni Ramos, apontado como operador de Collor, e a Luís Pereira Duarte de Amorim, apontado pela Procuradoria-Geral da República como administrador de empresas do ex-senador. O Supremo também já tem maioria para condenar ambos.

Cálculo de pena

Fachin defende 33 anos em regime fechado para o ex-presidente. Uma eventual só pode ocorrer quando a sentença se tornar definitiva - ou seja, quando se esgotarem todos os recursos possíveis.

A proposta de Fachin é a de que Collor seja sentenciado da seguinte maneira:

  • cinco anos e quatro meses por corrupção passiva
  • quatro anos e um mês por participação em organização criminosa
  • 24 anos, cinco meses e dez dias por 107 atos de lavagem de dinheiro.

20 comentários:

  1. Esses caras do STF deviam procurar uma trouxa de roupa pra lavar, 500 anos para Cabral,está tomando wiski em casa, as vezes convidando um alguns deles para acompanhar, Lula 230 anos anos, tirado,da cadeia por eles mesmos para se eleger presidente da republica e mais e mais casos,agora Deltan cassado porque recuperou não sei quantos bilhões que eles roubaram,Moro também vai ser cassado porque botou na cadeia um monte de ladrão, rapaz me deixe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VC DEFENDE O LADRÃO DE JOIAS NÉ , QUE VENDEU A REFINARIA DA BAHIA , E ENFIOU TODA NO SEU RABO E VC DEFENDENDO . VAI SER OTARIO ASSIM LÁ NA TUA IGREJA SEU TROUXA OTARIO DOS INFERNOS

      Excluir
    2. Depois ainda tem idiota que diz que os ladrões são somente os da esquerda !! Bozo e família fiquem espertos, pois a hora deles vai chegar.kkkk Jóias e rachadinhas NUNCA MAIS.

      Excluir
    3. Não culpe o gado de direita, a maioria é analfabeto funcional, ou tem outros distúrbios... o mais grave deles é o moral, falta caráter mesmo.

      Excluir
    4. Concordo em gênero, número e grau.

      Excluir
  2. TODOS QUE SE OPOSIREM AOS QUE ESTÃO NO PODER VAO SER PERSEGUIDOS E POSSIVELMENTE CASADOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E PRESO DE FORMA JUSTA, A JUSTIÇA É PARA TODOS E ESSES VAGABUNDOS TEM MESMO QUE PAGAREM PELOS ATOS, PAL.AS PARA A JUSTIÇA.

      Excluir
    2. PERSEGUIDOS /? ENTÃO O BANDIDO DO COLLOR É INOCENTE /?? KKKKKKKKKKKKKKK VAI DEFENDER BANDIDO NA CADEIA ABRAÇADO COM ELE ...SEU BANDIDO

      Excluir
  3. Quanta hipocrisia seletiva na escolha dos LADRÕES DO ERÁRIO PÚBLICO que devem punir. Alguns, preferencialmente de esquerda, são PREMIADOS e conduzidos a cargos de mando, enquanto aqueles de direita são penalizados. A realidade da "justiça" nesta república "cleptocrata".

    ResponderExcluir
  4. Em breve Será Bozonaro fazendo companhia ao amigo dele outro Ladrão Collor de Mello já tenho Reservado três caixas de fogos é só Xandão Bater a Sentencia do bozo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade um ladrão apoia o outro, olha aí quem apoia quem.

      Excluir
  5. Essa cadeia nao vem de hoje...nao adotem cadidatos tanto eles como vc eleitores digo os q nao sam massa de monobra todos querem vantagens ao menos e o q acontece com aqueles q estam no poder so amndam caminham na politica em troca de vantangens...Brasil patria amada onde a maioria se torna a minoria black flag

    ResponderExcluir
  6. VAGABUNDO DESSE TAVA DE MÃOS DADAS COM O CRAMULHÃO BOLSONARO

    ResponderExcluir
  7. POVO POBRE DE DIREITA ? KKK... VCS NÃO SÃO DE DIREITA , VCS SÃO POBRES E TODO POBRE É DE ESQUERDA , VCS SÃO MASSAS DE MANOBRA DA DIREITA , COLOCANDO POBRE CONTRA POBRE , VIROU MASSA DE MANOBRAS DA DIREITA BILHONARIA QUE QUANTO MAIS TEM QUE TIRAR DO POBRE TROUXA . DIREITA É BURGUES E RICA , E ESCRAVISTA . ACORDA POVO TROUXA !

    ResponderExcluir
  8. O Estado está todo aparelhado pelo sistema.

    ResponderExcluir
  9. Rapaz, o que é o ódio a falta a de sensibilidade o tudo,eu sou do primeiro comentário, todos os bandidos devem serem presos, Lula,Bolsonaro,Collor,Dirceu,todos que se tenham pegos com o roubo mas mãos, em nenhum momento defendi nenhum desses bandidos,ladrões do seu nosso dinheiro, como serei a favor de qualquer um desses,só se eu fosse idiota,ou fizesse parte da comidilha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A conclusão que chego, é horrorosa. Quem chega na política é pra se dar bem, dar vantagens a coligados e o resto do povo que se foda. É simples assim, não adiantar eleger " alguém diferente " isso é coisa do imaginário popular. No fundo sabemos que não vai acontecer.É igual religião, o povo fica rezando pra imagem de gesso, ou talhado em madeira, mas não existe nada pós morte, e lidamos com isso com um ser imaginário, Deus.

      Excluir
  10. Rapaz ; o camarada do primeiro comentário não está defendendo ninguém. O que ele falou é o correto a ser feito .tem que condenar e prender esses canalhas que roubam o dinheiro público. Seja ele da direita ou da esquerda ou centrão, ou de nenhum dos lados . Vamos deixar de alienação.

    ResponderExcluir