A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) completou dez anos da sua lei de criação com diferentes notícias boas para compartilhar com a sociedade.
Além da nota 5 no Índice Geral de Cursos e do conceito máximo no processo de Recredenciamento Institucional, da acolhida de novos alunos, a instituição também chega à primeira dezena de programas de pós-graduação (PPG) stricto sensu.
"Termos dez cursos de mestrado e dentre estes, dois de doutorado, demonstra que a universidade vem cada vez mais se preparando para oferecer aos (às) docentes e pesquisadores(as) os meios necessários para a pesquisa e a pós-graduação de qualidade e por sua vez, os(as) docentes/pesquisadores(as) vêm se destacando em suas áreas de pesquisa, demonstrando a produtividade qualificada e necessária para atender as demandas de pós-graduação e pesquisa de nosso território.
Aos cursos já existentes somam-se os recém-criados PPGs em Artes, que funcionará junto ao Centro de Formação em Artes e Comunicação (CFAC), e o PPG em Engenharia Civil e Ambiental, ligado ao Centro de Formação em Tecno-Ciências e Inovação (CFTCI) em associação com a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). A criação de novos cursos em nível de mestrado e doutorado no Brasil requer apreciação e aprovação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC)
A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Maria do Carmo Rebouças da Cruz Ferreira dos Santos, avalia que a aprovação das Avaliações de Propostas de Cursos Novos (APCNs) indica a maturidade institucional e científica da UFSB, apesar da pouca idade.
"Dentre vários requisitos exigidos pelas coordenações de áreas da CAPES - instâncias especializadas, organizadas de acordo com as áreas de pesquisa, responsável pela avaliação das propostas de novos cursos - podemos destacar o comprometimento institucional da universidade, evidenciado com a disponibilização de estrutura adequada para funcionamento do curso, instalação física, biblioteca, laboratórios, além de adequação ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da universidade e o atendimento de uma demanda territorial, assim como a alta produtividade docente e capacidade de pesquisa", explica a gestora.
Ela continua a análise sobre o ponto atual da pós-graduação na UFSB e avança algumas perspectivas:
Por outro lado, estamos cientes de que a ampliação dos nossos cursos vai requerer um maior planejamento e monitoramento tanto das ações acadêmicas como institucionais dos programas. Para isso, já contamos com uma nova Coordenação de Criação, Monitoramento e Avaliação dos PPGs que estará encarregada de orientar as unidades acadêmicas e os cursos de Pós-Graduação da UFSB na estruturação e execução dos cursos de pós-graduação.
OBRIGADO LULA.
ResponderExcluirOBRIGADO DILMA.
Minha Casa, Minha Vida
Universidades
Prouni
Valorização do Salário
Comida mais barata
Gasolina mais barata
Fábricas de carro Chinesas
E O BOZO, das jóias da miCHQUE? Qual o legado dele???
Inflação, fome, miséria, baixo salário, Ford foi embora do Brasil.
Grita, mito fé lá dá plu ta
Mostrastes que és um jumento totalmente desprovido de cérebro, um sonhador romântico que permanece fiel às velhas tradições. Em pleno século XXI, na era digital e dos veículos elétricos, ainda sonhas com uma carroça nova para puxares alegremente. KKKKKKKKKKKKKKK
ExcluirCertamente esse Ptralha acéfalo deve ser um burro que mora na Rua Castro Alves no São Caetano, preguiçoso bancado pela mulher que é cabeleireira, um come e dorme iludido com o partido do Lula ladrão. Toma vergonha na cara Ptralha.
ExcluirVagabundo(a)! Apoiador(a) de presidente...
ExcluirVocê é mesmo um petista burro... o povo ficou devendo o fies, quem cancelou a dívida foi o Lula ladrão? Não: foi o Bozo como diz vocês jumentos 🤪 se não fosse o Bolsonaro tava todo mundo devendo o fies seu burro... 🤪😝
ResponderExcluirDez anos de "DEZeducação", "DEZcaração", "DEZinformação"...!
ResponderExcluirPor favor, queira passar o localizador,pra ver se acho. Grato
ResponderExcluir