O Banco de Sangue da Santa Casa de Itabuna está enfrentando uma situação preocupante, com o estoque do fator RH negativo praticamente zerado. Diante dessa situação, a instituição intensificou suas ações para sensibilizar os doadores durante o mês de junho, um período em que a demanda por sangue e hemoderivados aumenta, enquanto o número de voluntários diminui. Na tarde de terça-feira (13), por exemplo, havia apenas quatro bolsas de sangue disponíveis em estoque para atender a todas as necessidades dos hospitais.
A Dra. Regiana Quinto, diretora técnica do Banco de Sangue da Santa Casa, alertou que o estoque está muito baixo para todos os tipos sanguíneos e fez um apelo aos doadores para que não deixem de comparecer à unidade, a fim de ajudar a garantir o tratamento contínuo de pacientes oncológicos e a realização de cirurgias de urgência e emergência.
O Banco de Sangue precisa coletar 1.200 bolsas de sangue por mês, mas atualmente está recebendo uma média de apenas 850 bolsas. "Neste período de chuvas constantes e festas juninas, o número de doadores diminui. Muitas pessoas também deixam de doar devido à tradição de consumir mais licor, uma bebida que contém álcool. A situação se agrava ainda mais porque este é um mês com aumento de acidentes causados por manuseio inadequado de fogos de artifício", afirmou a Dra. Regiana.
A Dra. Regiana Quinto explicou que as doações precisam ser contínuas, uma vez que as plaquetas têm uma validade de apenas cinco dias após serem produzidas. "Para mantermos o estoque de plaquetas para pacientes de Unidade de Terapia Intensiva, pacientes oncológicos e cirurgias cardíacas, precisamos de doações diárias", ressaltou.
O processo de doação de sangue é rápido e seguro. Pessoas com idade entre 16 e 69 anos e peso acima de 50 quilos podem se tornar doadoras. É necessário apresentar um documento oficial com foto, e os menores de 18 anos só podem doar com o consentimento dos responsáveis.
O Banco de Sangue funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e aos sábados das 7h às 12h. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (73) 3214-9126. A unidade está localizada no anexo do Hospital Calixto Midlej Filho, na rua Antônio Muniz, no bairro Pontalzinho. Nesta quarta-feira (14), é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue.
Vocês tem que melhorar é esse atendimento, a pessoa vai doar pra ajudar e é humilhado mas de duas horas esperando pra poder doar. a Enfermeira que faz a triagem meia hora no whatsapp, depois chama a pessoa.
ResponderExcluirPara a Santa Casa responder, porquê diabético não pode doar sangue? Já houve recusa de doação por ter diabetes.
ResponderExcluirTem que pedir doações também é dessas cidades dos arredores,
ResponderExcluirSó vem usufruir dos atendimentos de itabuna e usar o sangue coletado de itabuna.
O pior é ir doar sangue pra salvar um pilantra bandido que troca tiros com os comparsas depois os pilantras vem nos assaltar.
vamos falar do desvio de sangue também ou é assunto pra outro dia? Fizemos campanha de doação de sangue pra uma paciente hospitalizada no hospital de base, 6 doações de O- que simplesmente desapareceram, e no hospital foi informado que ninguém havia doado e veio pedir comprovante de que as pessoas realmente doaram, das 6 bolsas nenhuma chegou no base, o sangue so serve pra quem ta internado em hospital particular, sinceramente me desanimou, além do péssimo atendimento !!!
ResponderExcluirMin desculpa mas esse banco de sangue os atendentes estão deixando a desejar precisando muito de melhorar o atendimento essa médica que faz a triagem principalmente muita demora.
ResponderExcluirUm atendimento desumano. O lanche uma vergonha aí só presta as enfermeiras que faz a coleta que são muito simpática.
ResponderExcluirVai doar, os pobres recebem essas bolsas?
ResponderExcluirQuando vejo muita propaganda campanhas assim fico é sismado.
Tomara que os pobres recebam também,
Como diz o outro,,não existe almoço grátis.
acho que vcs do hospital deveriam disponibilizar um carro para levar e trazer os doadores.ja que nao podemos dirigir apos a doacao de sangue e quando chegamos ao banco de sangue nao encontramos vagas para estacionar.
ResponderExcluir