quarta-feira, 7 de junho de 2023

Indígenas interditam rodovias na Bahia em protesto contra marco temporal

Indígenas de pelo menos 15 etnias protestam contra o marco temporal, nesta quarta-feira (7), na Bahia. Grupos com mais de 500 pessoas fecharam trechos da BR-116, na região da cidade de Abaré, norte baiano, e também da BR-101, entre as cidades de Itabela e Itamaraju.

O marco temporal estabelece que só podem ser demarcadas as terras ocupadas por indígenas até 5 de outubro de 1988, quando foi promulgada a Constituição Federal. Nesta quarta, o Supremo Tribunal Federal (STF) retoma o julgamento que discute se as demarcações seguirão este critério.

O marco temporal permitirá que indígenas sejam expulsos de terras que ocupam, caso não comprovem que já estavam no local antes de 1988. O critério também não autoriza que os povos que já foram expulsos ou forçados a saírem de seus locais de origem voltem para as terras.

Caso haja aprovação, metade das aldeias de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália poderão ter processo de reconhecimento e demarcação revistos. Os indígenas usaram faixas e permitiram a passagem apenas de ambulâncias e da polícia. *Com informações do G1

5 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkkkk "Índios" é o pai dos ricos voltar ao poder que a bagunça começa kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Esses pelegos enchem as tribos de vagabundos.
    Os missionários das pastorais botando tudo quanto é pilantra como índio
    Dando vez pros familiares receberem benefícios também, aí tão atrás de terras, tem missionários que as famílias toda recebem benefícios de indígenas, é só investigar.

    ResponderExcluir
  3. Xandão já assinou kkkkkkkkkk acho pouco , tava ruim c Bolsonaro , agora o amor venceu kkkkkkkkkk engraçado é a faixa dizendo “a morte de nossas crianças “ queria saber o q tem uma coisa c a outra , marco temporal c mortalidade infantil em território indígena 🤔🤦🏻‍♂️FAZUELI ÍNDIOS DE MEIA TIGELA KKK

    ResponderExcluir
  4. Índios ou massa de manobra da esquerda e das ONGs???🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣

    ResponderExcluir
  5. Cambada de vagabundos,, maconheiros discarsdo.

    ResponderExcluir