segunda-feira, 5 de junho de 2023

Itabuna registra queda de 20% nos casos de homicídio em maio de 2023

O mês de maio de 2023 trouxe uma notícia um tanto quanto contraditória para a cidade de Itabuna, na Bahia. Enquanto o número de homicídios apresentou uma redução de 20% em comparação ao mesmo período do ano anterior, o acumulado do ano revela um aumento preocupante nos crimes violentos.

Segundo dados fornecidos pelas autoridades locais, foram registrados quatro casos de homicídio durante o mês de maio deste ano, em comparação aos cinco casos ocorridos em maio de 2022. Embora seja um pequeno alento, é importante destacar que a cidade ainda enfrenta desafios significativos na área da segurança pública.

Acompanhando a evolução dos homicídios em maio ao longo dos anos, podemos observar uma tendência flutuante. Em 2013 e 2014, foram registrados 10 casos em ambos os anos. Já em 2015, houve uma redução para seis casos, seguida por uma queda ainda maior em 2016, com cinco casos. 

No entanto, os números voltaram a subir em 2017, com oito casos, e atingiram seu pico em 2018, com 12 casos. Os anos seguintes, 2019 e 2020, apresentaram números mais baixos, com 10 e 6 casos, respectivamente. Em 2021, os casos voltaram a aumentar ligeiramente, totalizando nove registros.

As quatro vítimas do mês de maio deste ano foram mortas em diferentes bairros da cidade, sendo eles Mangabinha, São Pedro, Jorge Amado e Santo Antônio. Os dados indicam que três homens e uma mulher foram executados, sendo que um dos indivíduos era adolescente. Além disso, dois suspeitos, um ligado ao Raio A e outro ao BDM, também perderam a vida no mesmo período.

Entre os crimes que chamaram atenção no mês de maio estão os assassinatos do jovem Amilton, surpreendido por atiradores em um carro e alvejado pelas costas no bairro Mangabinha, o brutal assassinato da adolescente Letícia, de 14 anos, cujo corpo foi encontrado em uma cova rasa em um local de desova no bairro Jorge Amado, e o chocante homicídio do enfermeiro Ronaldy, morto a marretadas em sua residência no bairro Santo Antônio, em um crime cometido por sua própria esposa, que o esperou dormir para executá-lo.

Apesar da queda no número de homicídios em maio, o acumulado do ano é alarmante. Até o momento, Itabuna já registrou um total de 24 assassinatos, além de 14 suspeitos mortos em confrontos com as forças de segurança, totalizando 38 mortes violentas. 

Esses números preocupam as autoridades e a população local, principalmente quando comparados ao mês de outubro de 2022, no qual a cidade já havia atingido o mesmo número de homicídios registrados até agora em 2023.

5 comentários:

  1. A cidade entres ais duas faccao está tranquilo entres eles cada um em seu bairro em seu quadrado.. porém algum crimes que veio acontecendo em Itabuna e a polícia que mata e fala que er confronto com a PM resumindo a cidade enta em paz.agora a polícia aqui não está deixando bandido se creiar não ele tão matando tudo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkk fingindo q tá digitando errado, já peguei seu IP vacilão

      Excluir
  2. Agora e vdd mesmo.itabuna está uma paz . polícia matas algum malas.limpa a cidade a polícia dando maior bak de droga e balas num raio 2 .e mantando bandido e falando que confronto com a polícia Ag e uma troca de tiros que vc não vê uma viatura baliada nessa troca de tiro ou polícia pelo menos baliada isiste nessa troca de tiro não .só un juiz mesmo pra comer esse pilha.fora isso Itabuna está uma paz

    ResponderExcluir
  3. Gostei Verdinho, apresentando dados pra comunidade, é isso aí, precisamos disso, 👏

    ResponderExcluir
  4. Proucura ir embora meddley .ryan rafael duque o de vcsta guardadoo vcsvai cai na bala na Mato autos e agr ta pensando q tá passano batido e a p2 ta de olho ne vc seu safado mato meu irmão mas rosinha vcs do São Lourenço e tudo safado

    ResponderExcluir