quarta-feira, 7 de junho de 2023

Policiais são alvo de operação contra grupos de extermínio na Bahia

Dois mandados de prisão e oito de busca e apreensão são cumpridos, nesta terça-feira (6), contra grupos de extermínio, homicídio, extorsão mediante sequestro e mineração ilegal de ouro na Bahia. De acordo com informações da Polícia Federal (PF), policiais são alvo das ações realizadas nas cidades de Santaluz, Jacobina, Valente e Santa Bárbara.

As investigações da PF identificaram que os investigados praticam a extração ilegal de ouro há anos. Eles construíram um laboratório para receber e refinar “rejeitos” de moagens, executadas por garimpeiros ilegais, através de processo químico industrial.

Ainda segundo a PF, o ouro é extraído do “rejeito” pelo procedimento da lixiviação, quando a erosão do solo é provocada a partir da lavagem da camada superficial, pelo escoamento das águas. Para isso, os investigados usaram de grande quantidade de cianeto de sódio, uma substância altamente tóxica.

 Essa prática, segundo o g1, pode causar grande impacto para a saúde humana e para o meio ambiente local. Além disso, o cianeto de sódio ou de potássio são substâncias de uso controlado pelo Exército Brasileiro.

A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) não detalhou se os policiais são civis ou militares. Outras pessoas também são investigadas por diversos delitos também são investigadas pelas operações Urtiga e Garça Dourada. Todos poderão responder por usurpação de bens da União, associação criminosa, posse de artefatos explosivos, extração ilegal de recursos minerais e uso/armazenamento ilícito de substância tóxica, perigosa e nociva.

Atuam na operação a Força Correcional Especial Integrada (Force) da Corregedoria-Geral da Secretaria da Segurança Pública, a Polícia Federal e o Ministério Público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário