quinta-feira, 15 de junho de 2023

Prefeito Augusto Castro entrega USF do São Pedro requalificada à comunidade

Avançando no projeto de requalificar e reequipar todas as 32 Unidades Básicas e de Saúde da Família da Rede de Atenção Primária do município, o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), entregará nesta quinta-feira, dia 15, às 17 hora, à comunidade do Bairro São Pedro a Unidade de Saúde da Família (USF) Dr. Simão Fiterman. É a 16ª unidade reformada pela atual gestão municipal.

 A solenidade deverá reunir  secretários municipais, vereadores, lideranças da comunidade, além de profissionais daquela unidade de saúde. Executadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Faculdade Santo Agostinho de Itabuna (FASA), foram investidos recursos da ordem de R$ 242 mil nas obras de requalificação para assegurar mais conforto e segurança aos usuários e melhores das condições de trabalho.

De acordo com dados da secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, a USF Dr. Simão Fiterman, que integra o território do Módulo de Saúde IV, possui 5.846 usuários cadastrados atendidos por duas equipes de Estratégia da Saúde da Família (ESF), com atendimentos médicos, de enfermagem e odontológico, além de vacinação e marcação de exames diagnósticos.

A USF do Bairro São Pedro conta ainda com atuação de estagiários do curso de graduação em Medicina da FASA e registra, em média, 153 atendimentos diários. O horário de expediente da unidade é das 7 às 12 e das 13 às 16 horas, de segunda à sexta-feira.

 As intervenções na USF Dr. Simão Fiterman incluíram reformas do telhado e das instalações elétrica e hidráulica, além de reconstrução do muro de proteção e pintura interna e externa e revisão do piso que sofria com infiltrações.

 Com a requalificação, a USF ampliou de dois para cinco os consultórios médicos e também conta com dois consultórios de enfermagem, área de recepção, farmácia, consultório odontológico, salas de triagem, curativos, vacinação, esterilização e de expurgo, dentre outras dependências.

Já foram entregues as seguintes unidades de saúde: USF João Soares (B. Canecos); UBS Roberto Santos (B. Santo Antônio); USF Fátima 2 (Bairro de Fátima); UBS Moise Hage (B. Lomanto); USF Amália Lessa (B. Novo São Caetano); UBS Lavínia Magalhães (B. Conceição); USF Corbiniano Freire(B. Santa Inês); USF Mário Peixoto (B. Jorge Amado); USF Manoel Rodrigues (Ferradas).

Ainda, USF Jorge Amado (Rua de Palha); USF Calixto Midlej (Nova Itabuna); USF Nilton Ramos (Mangabinha); USF Francisco Benício (Mutuns); USF Aurivaldo Sampaio (São Lourenço); e UBS Alberto Teixeira Barreto (Califórnia).  Estão em obras as USF Isolina Guimarães (Zildolandia) e USF João Monteiro (Pedro Jerônimo).

10 comentários:

  1. Não adianta reformar sem médicos,sem exames e medicamentos. Prefiro ser atendido em um casebre com médicos remédio e exames. Se liga prefeito!

    ResponderExcluir
  2. Reformar prédio é fácil, quero ver mesmo é consertar as ruas do bairro que estão esburacadas!!!
    E aí, vai continuar com essa criancice até quando?!
    Essa briga política só está te queimando!!!!
    É falta de água no bairro, ruas esburacadas, o são Pedro tá abandonado pelo Sr Augusto Castro, mas nas eleições vem pra cá com cara de outa pedir votos!!!
    O que é seu tá guardado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. outras gestao nao fez, esta sendo varios bairros pavimentado aqui no manoel leao depois de 40 anos chegou pavimentacao

      Excluir
  3. Ficou lindo o posto do bairro parabéns enfermeira gordinha que tem tatuagem super profissional me atendeu muito bem

    ResponderExcluir
  4. Agradeço, prefeito parabéns 👏🏼

    ResponderExcluir
  5. Aí sim, tem meu voto aqui no São Pedro

    ResponderExcluir
  6. eu não vou votar em pacadinha porq ele não tem projeto augusto castro. Ele é igual a vc cabeca de vento ,,, Mesmo assim ele vai te dar de 10 a 0 Itabuna nunca elegeu um prefeito duas vez seguida ..Não é vc que vai eleger

    ResponderExcluir
  7. Ficou lindo sim,tudo perfeito,respendendo o comentario desse sem noção 17;58,vá se informar tem 4 medicos,remedio e tbm exames,vá p mutirão fiz 4 exames tudo lindo,e organizado,nosso bairo está de parabens,profissionais maravilhosos.Obrigado,prefeito.

    ResponderExcluir
  8. Povo recalcado,Itabuna nunca vai ter um prefeito,igual a Augusto Castro,trabalha na saúde,e na pavimentação dos bairros,só em abrir o São Lucas tudo de bom.

    ResponderExcluir
  9. Sobre o comentário 10:45: sobre os atendimentos o posto tem 3médicos Dr Jackeline e DR Sales e Dr Igor(dentista)
    Mas se vc precisar de atenção médico a tarde vc não acha um médico lá tudo atendendo em seus consultório e recebendo da prefeitura pra está lá até o final do expediente.
    Com relação aos autorização de exame e uma novela pra conseguir, a tá aí o mutirão pra comprovar a quantidade de pessoas que estão lá pq antes não estava conseguindo . Se a atenção nadica tivesse em dias não teria a alta demanda . Mas alguém aí vai falar que foi a pandemia

    ResponderExcluir