O cumprimento judicial foi efetuado por trinta e um policiais federais em Ilhéus, Olivença e Itabuna, todos expedidos pela Justiça Federal de Ilhéus.
A Operação Trapaça é a segunda fase da Operação Nefanda, deflagrada em 2021 pela Polícia Federal, e combate o crime de desvio de recursos públicos federais utilizados no enfrentamento da pandemia de coronavírus em 2020.
De acordo com investigações, foi constatado que o Município de Ilhéus, mediante dispensa de licitação, contratou uma empresa (Haras) sem capacidade técnica e operacional para gerir o abrigo de campanha destinado ao acolhimento de pacientes infectados com Covid-19.
A referida empresa recebeu, à época, mais de R$ 1.200.000,00,00 (um milhão e duzentos mil reais) para administrar o abrigo. O contrato foi analisado pela CGU que constatou superfaturamento de mais de 82% dos valores pagos.
Com o aprofundamento das investigações, foi possível identificar o envolvimento de servidores públicos municipais com o desvio de recursos públicos do contrato.
Os investigados responderão pelos crimes de fraude à licitação, estelionato (art. 171 do Código Penal); corrupção passiva (art. 317 do Código Penal), falsidade ideológica (art. 299 do Código Penal) e associação criminosa (art. 288 do Código Penal).
Matéria atualizada com informações do Blog do Gusmão
A Operação Trapaça da Polícia Federal, deflagrada nesta sexta-feira (7), não vai prender os secretários Bento Lima (gestão) e Fábio Junior (turismo).
A Justiça Federal, de Ilhéus, autorizou apenas buscas e apreensões nas secretarias municipais de gestão e de saúde, na Pousada Costa do Cacau (de Fábio Junior) e nas residências dos dois homens de confiança do governo municipal. Essas informações sobre os locais conseguimos com exclusividade.
A operação investiga supostos desvios de recursos do governo federal, enviados para Ilhéus, com o objetivo de enfrentar a pandemia de Covid-19, em 2020.
Tem que vim em Itabuna a aqui é a onda é doida .tem muita coisa errada.federa neles...
ResponderExcluirInteressante! São José da Vitória, Administrado por Jeová, policia Federal nunca faz uma visita...funcionários da Saúde Enfermeiros do PSF verba FEDERAL, que é pra dar expediente de 40 horas semanais de segunda a sexta das 07;00 ás 17:00, ainda conseguem dar expediente em outras unidades de trabalho fora do municipio em 2 ou 3 lugares...Interessante!!!
ResponderExcluirVamos colocar digitador alfabetizado, não sabe digitar valores.
ResponderExcluirNão corre ninguém.....rsrsrsrs
ResponderExcluirESSES SECRETÁRIOS DE ILHÉUS ESTÃO TODOS MILIONÁRIOS, É UMA VERGONHA ! COMO DISSE O VEREADOR JERBSON, O COMANDO DA QUADRILHA VEM DO SECRETÁRIO CHEFE DO PREFEITO!
ResponderExcluirBando de vagabundosssss
ResponderExcluirJÁ JÁ CHEGA EM ITABUNA PARA. PRENDER ESSA QUADRILHA INSTALADA NA PREFEITURA…A FARRA TÁ. GRANDE, TODO MUNDO COM SENTIMENTO DE IMPUNIDADE
ResponderExcluirSe investigar Itabuna ,nao sobra um dessa administracao
ResponderExcluirItabuna cidade que vereador nao fiscaliza nada.todo mundo cego ,mudo e surdo. Porque sera?
ResponderExcluirBando de parasitas dos infernos, imaginem o quanto foi desviado usando a super exposição por parte da mídia marrom brasileira sobre o assunto COVID.
ResponderExcluirQuantas pessoas morreram por outras causas patológicas e a mídia em conjunto com os políticos do Brasil fizeram todo o jeito de atribuir as causas da morte ao COVID.
Quanto de recursos desviados??
ResponderExcluirÉ assim todos dias na política nojenta do Brasil.
Intervenção popular já!
Não vamos cometer vandalismo e passar por cima da nossa democracia, porém, o povo brasileiro precisa fiscalizar melhor os recursos públicos.
Os caras da política não bricam em serviço.
tem que prender a quadrilha toda, tem vereador tirando de santinho e gastando as turras no puteiro vereador casado com dois filhos e duas amantes da saúde a câmara de ilhéus é uma desgraça só e a prefeitura o inferno em chamas.
ResponderExcluirE Marão você e sua corja inaugurou o viaduto catalão no valor de $500,000,00 e você pensando que o povo é besta?
ResponderExcluirPróximo ano tem eleição e o seu está guardado, você e sua corja de vereadores puxa saco.
E Rui Costa também roubou e ai
ResponderExcluirBrevemente mais!! Super salários em certas secretarias e mais!! O ESTADO está presente!! BRASIL!!!!
ResponderExcluirA Polícia federal precisa fazer essas operações em Itaju Do colônia pra desmontar a quadrilha daquela prefeitura
ResponderExcluirMário Alexandre sempre foi safado ele é o cabeça da máfia do transporte coletivo de Ilhéus canalha mentiroso safado fazendo manobras pra não passar como do transporte coletivo de Ilhéus vagabundos todo vcs acham que a mulher dele tirou dinheiro do bolso dela pra si eleger foi muito dinheiro
ResponderExcluirVê se não elegem mais esses governos de esquerda, que o esquema é só pra roubar verba pública, o tala Bento tá rico, quem manda nas finanças da prefeitura é ele, tanto é que colocou o salário da namorada de 2 mil para 16 mil e ficou por isso mesmo, essas empreiteiras que fazem essas obras superfaturadas são todas ligadas a vereadores e secretários municipais. Só tem ladrão meu irmão!!!!Pobre Ilhéus e o tal do Jabinho querendo voltar. Affffffff
ResponderExcluirPrefeitura e câmara de Ilhéus comem na mão da empresa de lixo e transportes coletivo, tanto é que as sucatas que rodam tem mais de 20 anos de uso e ninguém faz nada!!!!!
ResponderExcluir