sexta-feira, 7 de julho de 2023

Polícia Federal efetua busca e apreensão na prefeitura municipal de Ilhéus


Imagens como esta circulam em redes sociais desde o início desta manhã de sexta-feira (07), da cidade de Ilhéus. A Polícia Federal, por meio de denúncias, conduziu a Operação Trapaça e cumpriu sete mandados de busca e apreensão na prefeitura, bem como em residências e estabelecimentos comerciais de funcionários públicos da cidade.

O cumprimento judicial foi efetuado por trinta e um policiais federais em Ilhéus, Olivença e Itabuna, todos expedidos pela Justiça Federal de Ilhéus.

A Operação Trapaça é a segunda fase da Operação Nefanda, deflagrada em 2021 pela Polícia Federal, e combate o crime de desvio de recursos públicos federais utilizados no enfrentamento da pandemia de coronavírus em  2020.

De acordo com investigações, foi constatado que o Município de Ilhéus, mediante dispensa de licitação, contratou uma empresa (Haras) sem capacidade técnica e operacional para gerir o abrigo de campanha destinado ao acolhimento de pacientes infectados com Covid-19.

A referida empresa recebeu, à época, mais de R$ 1.200.000,00,00 (um milhão e duzentos mil reais) para administrar o abrigo. O contrato foi analisado pela CGU que constatou superfaturamento de mais de 82% dos valores pagos.

Com o aprofundamento das investigações, foi possível identificar o envolvimento de servidores públicos municipais com o desvio de recursos públicos do contrato.

Os investigados responderão pelos crimes de fraude à licitação, estelionato (art. 171 do Código Penal); corrupção passiva (art. 317 do Código Penal), falsidade ideológica (art. 299 do Código Penal) e associação criminosa (art. 288 do Código Penal).


Matéria atualizada com informações do Blog do Gusmão

A Operação Trapaça da Polícia Federal, deflagrada nesta sexta-feira (7), não vai prender os secretários Bento Lima (gestão) e Fábio Junior (turismo).

A Justiça Federal, de Ilhéus, autorizou apenas buscas e apreensões nas secretarias municipais de gestão e de saúde, na Pousada Costa do Cacau (de Fábio Junior) e nas residências dos dois homens de confiança do governo municipal. Essas informações sobre os locais conseguimos com exclusividade.

A operação investiga supostos desvios de recursos do governo federal, enviados para Ilhéus, com o objetivo de enfrentar a pandemia de Covid-19, em 2020.

19 comentários:

  1. Tem que vim em Itabuna a aqui é a onda é doida .tem muita coisa errada.federa neles...

    ResponderExcluir
  2. Interessante! São José da Vitória, Administrado por Jeová, policia Federal nunca faz uma visita...funcionários da Saúde Enfermeiros do PSF verba FEDERAL, que é pra dar expediente de 40 horas semanais de segunda a sexta das 07;00 ás 17:00, ainda conseguem dar expediente em outras unidades de trabalho fora do municipio em 2 ou 3 lugares...Interessante!!!

    ResponderExcluir
  3. Vamos colocar digitador alfabetizado, não sabe digitar valores.

    ResponderExcluir
  4. Não corre ninguém.....rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  5. ESSES SECRETÁRIOS DE ILHÉUS ESTÃO TODOS MILIONÁRIOS, É UMA VERGONHA ! COMO DISSE O VEREADOR JERBSON, O COMANDO DA QUADRILHA VEM DO SECRETÁRIO CHEFE DO PREFEITO!

    ResponderExcluir
  6. Bando de vagabundosssss

    ResponderExcluir
  7. JÁ JÁ CHEGA EM ITABUNA PARA. PRENDER ESSA QUADRILHA INSTALADA NA PREFEITURA…A FARRA TÁ. GRANDE, TODO MUNDO COM SENTIMENTO DE IMPUNIDADE

    ResponderExcluir
  8. Se investigar Itabuna ,nao sobra um dessa administracao

    ResponderExcluir
  9. Itabuna cidade que vereador nao fiscaliza nada.todo mundo cego ,mudo e surdo. Porque sera?

    ResponderExcluir
  10. Bando de parasitas dos infernos, imaginem o quanto foi desviado usando a super exposição por parte da mídia marrom brasileira sobre o assunto COVID.
    Quantas pessoas morreram por outras causas patológicas e a mídia em conjunto com os políticos do Brasil fizeram todo o jeito de atribuir as causas da morte ao COVID.

    ResponderExcluir
  11. Quanto de recursos desviados??
    É assim todos dias na política nojenta do Brasil.
    Intervenção popular já!
    Não vamos cometer vandalismo e passar por cima da nossa democracia, porém, o povo brasileiro precisa fiscalizar melhor os recursos públicos.
    Os caras da política não bricam em serviço.

    ResponderExcluir
  12. tem que prender a quadrilha toda, tem vereador tirando de santinho e gastando as turras no puteiro vereador casado com dois filhos e duas amantes da saúde a câmara de ilhéus é uma desgraça só e a prefeitura o inferno em chamas.

    ResponderExcluir
  13. E Marão você e sua corja inaugurou o viaduto catalão no valor de $500,000,00 e você pensando que o povo é besta?
    Próximo ano tem eleição e o seu está guardado, você e sua corja de vereadores puxa saco.

    ResponderExcluir
  14. E Rui Costa também roubou e ai

    ResponderExcluir
  15. Brevemente mais!! Super salários em certas secretarias e mais!! O ESTADO está presente!! BRASIL!!!!

    ResponderExcluir
  16. A Polícia federal precisa fazer essas operações em Itaju Do colônia pra desmontar a quadrilha daquela prefeitura

    ResponderExcluir
  17. Mário Alexandre sempre foi safado ele é o cabeça da máfia do transporte coletivo de Ilhéus canalha mentiroso safado fazendo manobras pra não passar como do transporte coletivo de Ilhéus vagabundos todo vcs acham que a mulher dele tirou dinheiro do bolso dela pra si eleger foi muito dinheiro

    ResponderExcluir
  18. Vê se não elegem mais esses governos de esquerda, que o esquema é só pra roubar verba pública, o tala Bento tá rico, quem manda nas finanças da prefeitura é ele, tanto é que colocou o salário da namorada de 2 mil para 16 mil e ficou por isso mesmo, essas empreiteiras que fazem essas obras superfaturadas são todas ligadas a vereadores e secretários municipais. Só tem ladrão meu irmão!!!!Pobre Ilhéus e o tal do Jabinho querendo voltar. Affffffff

    ResponderExcluir
  19. Prefeitura e câmara de Ilhéus comem na mão da empresa de lixo e transportes coletivo, tanto é que as sucatas que rodam tem mais de 20 anos de uso e ninguém faz nada!!!!!

    ResponderExcluir