terça-feira, 8 de agosto de 2023

Operação Sossego aborda mais de três mil pessoas em apenas um fim de semana em Itabuna

Pelo menos 25 profissionais de segurança e demais técnicos de quatro secretarias municipais da Prefeitura de Itabuna trabalharam intensamente no fim de semana para coibir a poluição sonora provocada por som de paredões. A Operação Sossego, que começou a partir das 21 horas de sexta-feira até domingo, abordou mais de três mil pessoas participantes de eventos com sol alto em 20 bairros da cidade.

De acordo com o Gerente de Poluição Sonora da Secretaria de Segurança e Ordem Pública (SESOP), Péricles Nascif Souza Filho, que liderou a equipe ao lado do coordenador Silvio Roberto Santos Araújo, apesar do grande número de ocorrências, algumas por meio de denúncia anônima, houve apenas a apreensão de dois aparelhos sonoros com som alto nos bairros Pedro Jerônimo e Santa Inês.

Nascif explicou que as inspeções nos fins de semana são realizadas em bares, restaurantes, domicílios particulares e em áreas públicas onde há abuso de som alto. Donos de veículos com equipamentos sonoros potentes com volume aberto podem ter seus aparelhos sonoros e o próprio veículos apreendidos e ainda sofrer sanções com multas, responder processos administrativos junto ao Ministério Público estadual e serem enquadrados no Termo de Ajuste de Conduta (TAC).

A Operação Sossego é executada pela SESOP com a participação das secretarias municipais de Transportes e Trânsito (SETTRAN) e de Agricultura e Meio Ambiente (SEAGRIMA), dos profissionais da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) e Grupo Ostensivo de Proteção Ambiental (GOPA) da Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar e ainda do Ministério Público estadual.

“Esse apoio de importantes órgãos de defesa da sociedade itabunense é fundamental para a execução de nosso trabalho para garantir a ordem pública e o direito ao silêncio noturno em Itabuna como também pela a segurança pessoal das equipes envolvidas”, ressaltou Péricles Nascif.

O titular da SESOP, Humberto Mattos, assegura que a Prefeitura de Itabuna não tem intenção de proibir o uso de paredões desde que se atendam as exigências da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) de não ultrapassar 55 decibéis (Db) durante o dia e de 50 Db no período noturno.

Ele afirmou que a Operação Sossego tem garantido a paz e a tranquilidade em atenção aos apelos da população quando se sente incomodada com a poluição sonora e para o cumprimento da lei. O titular da SESOP lembrou que a comunidade pode colaborar com a Operação Sossego por meio de denúncias diretamente para a SESOP 98122-5796 e ainda para 190 (CICOM) e 153 (GCM).


13 comentários:

  1. Parabéns a todos envolvidos, na esquina na rua Santa Rita vanjori tem um cidadão q acha q é o dono dos finais de semana sempre com o som estupidamente auto. Anotei o número aqui final de semana vem ai

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é muito safada sapatona descarada vai arrumar um homem

      Excluir
    2. Liga pra polícia e denuncia esse bandido

      Excluir
  2. Tá bom de comparecer no condomínio São José tem um quiosque no meio da praça que não deixa vizinho nenhum dormir o som dela é ligado de terça a domingo na maior altura falta de respeito tá bom de levar o som dela e quem quiser que vai falar para você ver a v
    Vagabundagem anda total lá Bar da Galega onde era Saulo

    ResponderExcluir
  3. Isso é em Itabuna pq aqui na manilha no Fonseca todo final de semana é som auto

    ResponderExcluir
  4. Senhores..!

    VOCÊS PRECISAM URGENTEMENTE DA UMA ATENÇÃO NESSA ACÃO NO BAIRRO,ODILON QUE ERA UM DOS BAIRROS MAIS TRAQUILOS A SE MORAR AQUI EM ITABUNA. HÁ DOIS INFELIZES COM COMERCIOS UM CLANDESTINO NA RUA DO MEIO LATERAL COM A SOMA DIESEL E OUTRO A MARGEM DA BR-101,TIRANDO A PAZ DOS MORADORES DAQUELE BAIRRO QUE É PEQUENO,MAS MUITO BEM SITUADO. TODOS OS FINAIS DE SEMANA INCIANDO DA SEXTA -FEIRA ,É UMA ESCULHANBAÇÃO TERRIVEL NAQUELE LUGAR,EU SOU MORADORA ANTIGA DE LÁ,MEUS PAIS ESTÃO DOENTES E MEU VIZINHO TEM CRIANÇA PEQUENA RECEN-NASCIDA E ISSO ABORRECE POIS SE QUER PODEMOS ASSISTIR UMA TV COM TAMANHO BARULHO.

    ResponderExcluir
  5. kkkkkkkkkkkkk ta de sacanagem, moro no Santo Antonio - 2º andar e no sábado o barulho as 23h era de um som alto e longe. Agora reflita, se chegou a incomodar cá imagina onde ele estava. Bora ver, todo sabado la no Salibaba o coro ta comendo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só vc ligar e denunciar, a polícia não tem bola de cristal

      Excluir
  6. Parabéns para toda equipe porém! No bairro Fonseca também é maior desordem o tamanho falta de respeito com os vizinhos na rua, Edite Fonseca onde tem um tanque de água em uma lanchonete e bar permite veículos com com som também uma tal da Dajuda é a pior de todos liga o som na casa dela em, voluma alto se acha dona da verdade na rua, Antônio Fonseca tem um cidadão chamado Corró tambem com som em volume alto não respeita ninguém, e um comercio número, 220 na mesma rua também com som esses povinhos daqui do bairro Fonseca, os mesmo não tem respeito porninguém, levando em conta que é, crime de conta vençaõ penal perante a lei e, sussego alheio, sem falar o fedor de drogas também

    ResponderExcluir
  7. DOU NOTA 10, ESSA FISCALIZACÃO SOBRE SOM ALTO, APROVEITANDO FALAR SOBRE PREFEITRA E POLÍCIAS MILITAR, CIVIL E OUTRAS PRECISA REALIZAR SEMPRE DIAS E LOCAIS ALTERNADOS REALIZACÃO DE BLITZ CONTRAS OS MAUS MOTORISTAS E MOTOQUEIROS QUE NÃO RESPEITA SEMÁFORO NEM FAIXA DE PEDESTRES E MUITOS DELES ANDAM ARMADOS INCLUSIVE MOTOQUEIROS, UMA BLITZ DE VERDADE E RIGOROSA VAI APREENDER MAIS MOTOS ROUBADA E ARMAS QUE OS INFRATORES, KD VOCE 15º BATALHÃO E SETRAN ESTÃO DORMINDO OU ESTÃO TODOS DE FÉRIAS ??? ACORDA TAMBÉM SEU PREFEITO E SECRETARIO DE TRÂNSITO QUE NADA FAZ.

    ResponderExcluir
  8. Bom trabalho esses que se acham acima da lei e desrespeitando o povo de bem com sons abusivos tem que tomar polícia na porta para tomar vergonha e respeitas os limites da lei por favor dá uma passada aqui na rua liberdade no são Pedro tá de mais.finais de semana ninguém dorme.

    ResponderExcluir
  9. Eu acho certo essa operação sou totalmente a favor só q essas secretarias juntamente com os policiais e o ministério público deveriam ter feito uma operação dessa na festa barulhenta do ita Pedro q deixou centenas de moradores do bairro Banco raso sem dormi e tbm essa operação deveria passar pela Av Kenned no bar de Rubens bar pra verem a zuada e os carros sem poder passar com a rua tomada de gente uma operação dessa só acontece nos bairros periféricos seria justo q passasem nas elites também.

    ResponderExcluir
  10. Muito bom, combater esses bandidos que ficam com som alto incomodando a população

    ResponderExcluir