Procurado pela Organização Internacional de Polícia Criminal, a INTERPOL, um francês foi preso ontem (9), em Ituberá. Informações chegadas à nossa Redação dão conta de que, no momento, ele se encontra detido no presídio de Itabuna.
Segundo a Polícia Federal, o homem, condenado por fraudes bancárias na Europa, responde por formação de organização criminosa e crimes contra a administração pública de Paris, ocorridos em 2010. Os prejuízos causados pelo francês giram em torno de 900 mil euros, que equivalem a R$ 4,9 milhões.
De acordo com a PF, o homem já estava no Brasil há alguns anos e tinha casa em Ituberá. Ele costumava visitar as cidades de Itacaré e Ilhéus.
Após um pedido de extradição, encaminhado ao Brasil pela INTERPOL, a prisão do francês foi determinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, no último dia 1º de agosto. Isso foi possível depois de o francês ser incluído na Difusão Vermelha, que possibilita de um estrangeiro ser preso, mesmo em outro país.
Após sua prisão em Ituberá, o francês foi levado, inicialmente, para a delegacia da Polícia Federal, em Ilhéus. No início da noite desta quinta-feira (10), o homem foi transferido para o Conjunto Penal de Itabuna, onde aguardará sua extradição para a França.
Nenhum comentário:
Postar um comentário