O Atakarejo Distribuidor de Alimentos e Bebidas pagará R$ 20 milhões ao Fundo de Promoção do Trabalho Decente (Funtrad) pela tortura e morte de dois jovens negros. O supermercado fez um Termo de Acordo Judicial com os ministérios públicos do Estado da Bahia (MP-BA) e do Trabalho (MPT), defensorias públicas da União (DPU) e do Estado (DPE) e instituições sociais.
Em 2021, Bruno Barros da Silva e Yan Barros da Silva, tio e sobrinho, foram flagrados furtando carnes no supermercado Atakarejo. Após o crime, eles foram torturados e atingidos por disparos de arma de fogo. Segundo o Ministério Público da Bahia (MP-BA), o recurso da indenização será usado para custear, preferencialmente, iniciativas ligadas ao combate do racismo estrutural. O valor será pago em 36 parcelas. A família de Bruno e Yan não terá acesso ao valor deste acordo.
Além disso, o Atakarejo deverá seguir uma série de restrições. A empresa está proibida de contratar empresas de segurança que possuam em seus quadros de empregados policiais civis, militares da ativa ou expulsos das instituições, assim como pessoas julgadas por violência física ou psíquica. O supermercado também não poderá proibir a filmagem das abordagens realizadas por seus trabalhadores ou colaboradores.
Outra obrigação é que nos próximos seis meses, a rede de atacado-varejista tem que atualizar seu Código de Ética e Conduta para reforçar a proibição de práticas discriminatórias, que possam gerar constrangimento. Assim como deverá ser necessário revisar a política de diversidade e inclusão para reforçar o discurso de tolerância zero à discriminação dentro da empresa.
Fonte: Metro 1
Poderia pagar 20 milhoes por tortura de 2 jovens ! Pra quê classificar ou denominar a cor da pele dasvpessoas ? Sem falar que essebdinheiro da indenização só quem vai chupar é o judiciario
ResponderExcluirFalou tudo
ExcluirOs jornalistas são racistas.
ExcluirITÃO. NÃO VAI AGUENTAR
ResponderExcluirAguenta sim, até pq esse mercado não é barato, desses que tá abrindo na região o mais agressivo em preço é o MIX MATEUS, esse atakarejo tem em outras cidades e já tive, ele não tem essas coisas tão barato não, vai ser mercado normal, só com perfil de atacado, mais não chega perto do mix Mateus e o atacadão
ExcluirE o dinheiro não vai pra família das vítimas! Esse país é uma merda, alguém aí acredita que esse dinheiro vai pra ação de combate ao racismo, de 20 milhões não vão usar 2 milhões
ResponderExcluirEsse país deveria ser passado a limpo e começar do zero
Existem pessoas do governo, do judiciário e de ONGs enriquecendo com essa carta mágica do racismo, com certeza esse dinheiro serão divididos entre esses bandidos. Os jovens foram apenas usados como massa de manobra.
ExcluirEsse atakarejo é a maior enganação de preços, se vacilar os mercados de bairro aqui da cidade vende mais barato
ResponderExcluirVai colocar uns 5 itens com preço baixo e o restante vcs pagam a diferença nos outros itens
Ali é o mercado engana trouxa
A família não tem acesso? Engraçado que valor algum traria a vítimas de volta e muito menos esses danos não são reparados com valores, mas... como sempre o público se beneficiando e mais, órgãos que só são em prol da sociedade quando envolve valores que os beneficiam.
ResponderExcluirNão é correto torturar ninguém, diria até covardia, mas esse País está confuso, o jornalista Eustáquio que foi preso são e saiu da cadeia de cadeira de rodas foi indenizado?
ResponderExcluirQue estranho a família não ter acesso a esse dinheiro essa justiça é uma piada
ResponderExcluirVerdade! A injustiça agindo em benefício próprio mais uma vez! Esses canalhas!
ResponderExcluirAs famílias das vítimas não chuparão nem uma gota do filé gorduroso. Vejam bem, quando é uma multa em favor da entidade eles estipulam valor milionário, mas quando é uma indenização para uma vítima ou a família o valor é irrisório. Os espertalhões consideram que o povo é miserável, e como tal, só merece migalhas. A quem recorrer?
ResponderExcluirItao tá se cagando de medo 😱😱😱 se prepara itao
ResponderExcluirO governo fica alegre com mais dinheiro pra ele roubar,pois a família que deveria receber não ver nem a cor!
ResponderExcluirEssa é a "justiça" brasileira, aproveita-se de uma ocorrência com vítimas, aplicam uma multa milionária que é de "propriedade da casa" e para as famílias da vítimas, nenhum centavo. Mesmo que estejam passando fome. Não importa. Os milhões são nossos. Que país é esse, onde TUDO é direcionado para os espertalhões e o povo que sustenta o país e os parasitas, não tem nenhum direito. Nem mesmo o direito de morrer decentemente.
ResponderExcluirO verdinho gosta de vagabundo mesmo!
ResponderExcluirA matéria deveria ser diferente!
Quem rouba é ladrão,então a matéria deveria ser,atacadao vai indenizar o governo pela morte de dois ladrões
Os comerciantes são velhos conhecidos sonegadores de impostos.
ResponderExcluirAlguém se habilita a dizer que é mentira ?
Está certo jumento acéfalo "espertalhão"! E quem paga imposto pela miséria que recebe pelo trabalho por acaso tem algum retorno? Quem trabalha e paga imposto nesta república de ladroes é um OTÁRIO. Pois não tem direito a NADA e ainda vê o seu dinheiro servindo para enriquecer bandidos, vagabundos, parasitas que, além de nunca trabalharem, roubam e ainda debocham dos otários. Parece que você, seu gatuno safado, é um destes bandidos!
ExcluirImposto é roubo. Sonegar é legítima defesa. Otário!
ExcluirA família não vai receber um centavo, a multa será apenas para livrar os empresários da cadeia e servira exclusivamente a meia dúzia de safados de funcionários (juízes, promotores e entre outros) que já estão fazendo planos de como vai gastar essa grana e a família vai ficar só com mais uma história a ser lembrada daqui a poucos anos por mais meia dúzia de repórteres safados que vive da desgraça alheia.
ResponderExcluirPaís de canalhas,os 20 milhões vão pra uma ONG.faz-me rir,vão tomar whisky , comer caviar...
ResponderExcluirOque me surpreende é o fato que dois bandidos roubaram o atacarejo e ainda a família tem que ser indenizada esses bandidos tinham que está presos mais infelizmente foram mortos mais não é justo vc ter uma empresa ser roubado e ter que pagar indenização.
ResponderExcluirSem palavras! Como pode?? Esse dinheiro vai sumir, as famílias ficaram sem os seus entes queridos e sem direito a indenização. O Brasil é uma piada de muito mal gosto mesmo.
ResponderExcluirVai pagar indenização pra ladrão é o fim da picada.
ResponderExcluirEste país é realmente uma república de bandidos! Os ladrões roubam, destroem a economia de um país inteiro, desempregam milhões de trabalhadores e a "justiça" dos parceiros inocentam o LADRÃO, o transforma em santo injustiçado e o elevam a saqueador oficial do república de bosta. O bandido ainda amplia a quadrilha, aparelha todos os órgãos e monta uma ditadura de bandidos. E os jumentos pastando, zurrando e dormindo. Pode?
ResponderExcluirPra onde vai esse dinheiro? E pra família da Vítima? Brasil lixo.
ResponderExcluir