sexta-feira, 8 de setembro de 2023

Caso Vinny: acusado pela morte do PM será solto por falta de denúncia ao MP

O juízo da Vara do Júri e Execuções Penais de Ilhéus, em uma decisão, nesta quarta-feira (6), determinou o relaxamento da prisão do policial militar João Vitor Barros Ferreira, lotado na 33ª Companhia Independente da Polícia Militar de Valença.

João Vitor Barros Ferreira é suspeito de ter matado o policial militar Vinício de Oliveira Silva, de 28 anos, durante uma briga ocorrida no posto Leleu, na madrugada do dia 15 de agosto. Inicialmente, João Vitor teve sua prisão em flagrante homologada e convertida em prisão preventiva.

A decisão se fundamenta no entendimento de que, após 20 dias de encarceramento sem o oferecimento de denúncia, a continuidade da prisão se torna ilegal. Em suas palavras, o magistrado afirmou: “Razão pela qual relaxo a prisão de João Vitor Barros Ferreira, e determino a expedição do alvará de soltura.” Após a decisão, João Vitor Barros Ferreira será liberado da carceragem do Batalhão da Polícia do Choque, localizado em Lauro de Freitas, onde esteve custodiado pelos últimos 20 dias.

O Ministério Público teve ciência da decisão e concordou com o pedido de dilação prazal requerido pela autoridade policial. Em comunicado, o Ministério Público argumentou: “Considerando que inexiste a possibilidade de oferecimento da Denúncia neste momento, e que estão presentes os requisitos para a concessão de cautelares, requeremos que seja autorizada a dilação e que a prisão seja substituída por cautelares que este juízo repute suficientes para a manutenção da ordem pública e normal andamento das investigações.”

No entanto, a necessidade da dilação de prazo levanta questões sobre a falta de efetivo na polícia, uma realidade preocupante que está impactando diretamente a capacidade das autoridades de conduzir investigações de maneira eficaz.

O Núcleo de Homicídios de Ilhéus, responsável pelo caso em questão, encontra-se sobrecarregado com um número excessivo de Inquéritos Policiais e outros procedimentos investigatórios, enquanto o número de servidores lotados nessa unidade é insuficiente para atender à demanda. Essa situação é apenas mais um exemplo das dificuldades enfrentadas pelas instituições de segurança pública no Brasil, que estão lidando com a falta de recursos e de pessoal em um cenário onde a pressão por resultados é constante.

A decisão do juízo da Vara do Júri e Execuções Penais de Ilhéus certamente gerará discussões e debates sobre a legalidade e a justiça do relaxamento da prisão de um policial militar suspeito de homicídio. Ao mesmo tempo, destaca a urgência de abordar e resolver as questões estruturais que afetam as forças de segurança do país.

Links relacionados:

24 comentários:

  1. O país desgracado e esse Brasil. Vamos bater a real desse nosso país , solos máquina do governo e dessas leis frajutas.
    Vamos lá trabalhávamos pra pagar adultos impostos p dar boa vida p político juízes que além de bons salários ainda tem benefícios fora do sério pó, e ainda não temos garantias de nenhuma de seguranças de saúde nada , a polícia mata se matão e nada acontece c eles .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engraçado, que se fosse um vagabundo que tivesse matado ele, teria pego mais de anos de cadeia, como é tmb um PM, ficará assim livre e pronto pra matar mais um. Ridículo essa decisão

      Excluir
  2. QUE LOUCURA É ESSA? VIROU FAROESTE?
    VIROU CRUZADAS? EXPEDIÇÕES DOS BANDEIRANTES?
    O CARA EXECUTOU COM TIRO NA NUCA O OUTRO, DEVE TER IMAGEM DE CAMERA DE SEGURANÇA, QUE NUNCA APARECERAM, E NÃO VAI DAR EM NADA?
    A FAMÍLIA DO POLICIAL MORTO VAI DEIXAR ASSIM MESMO?
    É ISSO? ACABOU O BRASIL?
    QUEREM DAR RAZAO PROS BOLSONARISTAS MESMO?
    TOMAR NO CU, DESGRAÇA

    ResponderExcluir
  3. Aí é tudo patriota já tá perdoado,eles se entendem

    ResponderExcluir
  4. É isso mesmo!! Compre a sua arma e esteja sempre pronto pra se defender!!

    ResponderExcluir
  5. Vcs reclamam,porém um país que é liderado por um dos maiores ladrões que apareceu nesse planeta, que foi pego ,fotografado,filmado teve uma parte do dinheiro roubado devolvido,um ministro do STF diz que o homem é a pessoa mais honesta nesse mundo, e vcs o reelegeram taí o que vcs merecem, só para dizer mais uma vez não votei em nenhum desses dois bandidos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vá se tratar bolsominion incubado. Fica recebendo os zaps da turma do ódio e delirando. Se tivesse conhecimento saberia discernir entre a verdade e as fakenews. Tiramos de lá o ladrão de jóias, o miliciano, o inelegível. Se vira aí pra aceitar.

      Excluir
    2. "MAIOR LADRÃO DO MUNDO" BOLSONARO! Nunca trabalhou, comprou 51 imóveis com dinheiro vivo, rachadinha e, agora, como presidente, roubou as joias do acervo presidencial... e tudo fundamentado em provas, não em "convicções"... o "fujão", além de ladrão, é, também, inelegível, só lhe falta a Papuda taokay

      Excluir
  6. Quando se matam entre eles mesmo na dar em nada, tem como exemplo os do caso de itajuipe . Agora se o assassino não fosse policial iria morrer muita gente.

    ResponderExcluir
  7. É Brasil ; de admirar vai ser o dia que realmente existir justiça ,no Brasil dependendo quem você for ou quantos zeros tiver sua conta bancaria tá liberado matar,estuprar ,agredir e fazer tudo o que bem entender

    ResponderExcluir
  8. os polici A FAZ O QUE ELES QUEREM MATA ROBA TRAFICA TUDO ER DA TIRO PRA CIMA IR NAO DA EM NADA

    ResponderExcluir
  9. Isso acontece porque a fenda da justiça é semi-opaca (parcial), quando lhe favorece e opaca (imparcial) quando o acusado é menos favorecido... Isso é Brasil... Não se enganem...

    ResponderExcluir
  10. Pessoal,pq vcs, não votam em uma pessoa de bem? Um vizinho honesto,um funcionario de uma loja de bem? Sempre em um Malaca presidente de bairro só vagabundo,pilantra,escolham um homem íntegro, eh fácil,vcs mesmos lancarem não deixem esses vagabundos que pagam cerveja se lançarem, eh o pouco que posso fazer paciência .

    ResponderExcluir
  11. Quem coloca bandidos no st sao vc mesmos, a partir do vereador,deputado e aí vai

    ResponderExcluir
  12. O negócio chegou a um ponto,que o cara que prendeu um monte de bandidos,que devolveu uma parte do nosso dinheiro, está preste a ser preso ,e ainda tem gente dizendo que tem que ser mesmo,como pode?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixa de ser débil mental ,tanto o Lula quanto Bolsonaro é tudo merda do mesmo rabo, tanto um quanto o outro meteu a mão mesmo ,ele vai ser preso mesmo porque é bandido,miliciano e por ai vai

      Excluir
  13. Absurdo isso tem casos que se quer existem provas de autoria e o suspeito fica anos na cadeia .. nesse caso aí teve imagens foi
    Uma execução clara com tiro na nuca a queima roupa.. agora imagina oq esse policial q fez isso c um colega de farda oq ele pode fazer c um pobre da favela .. absurdo .. MP e Sr juíz resolvam isso pq é inadmissível

    ResponderExcluir
  14. Se ele q é polícia fez isso com um
    Colega imagina o q pode fazer c uma cidadão comum, ele n pode vestir mais a farda da PMBA..

    ResponderExcluir
  15. Tudo normal são os eleitores de BOSO 🤡

    ResponderExcluir
  16. Tem que botar esses homens pra trabalhar, não fazem nada, nuca vi o cara trabalhar 24 horas e folgar 3dias, a especializada trabalha 4 dias folga 12 dias é uns horários de trabalho que não existe. Sem contar que tão ganhando super bem.

    ResponderExcluir
  17. Entao ta liberado matar?

    ResponderExcluir
  18. Eita advogado bom, conseguiu uma brecha na lei pra tirar o assassino da cadeia ,breve ele vai aparecer aqui novamente por ter matado outra pessoa ,uma execução dessa e o assassino está novamente nas ruas ,se não teve justiça para um deles colega de farda ,imagina para nós trabalhadores,e pq ele saiu se é cheio de processo ,coloquem o nome completo dele no Jusbrasil e vão achar seus processos ,um cara perdeu a perna em ilhéus atropelado por ele pois estava embriagado e não deu nada ,agora matou e saiu livre ,breve estaremos correndo risco de vida com ele armado nas festas ,a família do outro policial é pobre vai ficar nisso , temos que cobrar justiça urgente,ele precisa voltar pra cadeia .

    ResponderExcluir
  19. Suspeito foi ondaaaa. Matar na covardia agora é suspeito! Do rindo dessa Legislação de quinta desse nosso País!

    ResponderExcluir
  20. isso foi briga de polícia, eles se entendam.

    ResponderExcluir