sexta-feira, 1 de setembro de 2023

CIDADE MAL-ASSOMBRADA

O vulgo “fantasma” é um apelido dado para aquele que sonega, desvia, subtrai renda ou verba pública sem dar um prego no mamão. No meio jurídico ganha o nome de crime de improbidade administrativa, peculato e outros crimes contra administração pública que tem você como vítima. 

Os chamados “fantasminhas” que não são “Os Gasparzinhos Camaradas”, apesar de não trabalharem na sua grande maioria prestando um serviço em benefício ao coletivo, exercem diversas funções, lá nas profundezas dos subterfúgios das administrações públicas, que dentre elas, é sustentar um cabedal de pessoas engajadas na eternização de uma administração Conde Drácula. 

Tem corpo de administração, mas só alma, ou seja, somente a aparência. Administrações fantasmas não tem qualquer consistência, ou seja, não tem matéria, não tem serviço público eficaz, eficiente e suficiente prestado, uma aparência fantasiosa e imperfeita da realidade. 

Seu exército de soldados fantasmas vagam através de uma rede hierárquica e gastam boa parte do orçamento público, o qual é usado para alimentar almas penadas, que poderiam alimentar a realidade precária de crianças, mulheres e a infraestrutura de saneamento básico. 

Olha neste universo fantasmagoria da administração pública temos dois tipos de fantasmas:  

Fantasma lato-senso (o clássico): aquele que foi nomeado, que tem um CPF na administração pública, mas que nunca aparece para trabalhar. Vamos dar exemplo: parlamentar que contrata um secretário, mas que comparece apenas um dia para trabalhar, oportunidade que assina todo o ponto do mês. Mas este fantasminha não é camarada, ele não faz absolutamente nada. 

Fantasma Rachadinha: aquele que até comparece ao trabalho, mas passa parte de seus rendimentos oriundos da administração pública para uma conta vinculada a um parlamentar, secretário, prefeito por exemplo. Configurando possivelmente o crime de peculato. 

Portanto, estas almas penadas, sempre são gerenciadas por uma espécie de Conde Drácula, que é eterno e todo seu castelo de terror sobrevive através de diversificadas maneiras de desvio, subtração, extravio e sonegação, sugando sempre o sangue do povo brasileiro. 


Lisdeili Maria Nobre Guimarães Dantas é:

Doutoranda em Políticas Sociais e Cidadania, Delegada de Polícia Civil, Docente do Curso de Direito na Rede UNEX, Cronista de diversos Blogs, Abolicionista Penal, Feminista e Ativista social em projetos de Políticas Criminais de Prevenção Primária e sustentabilidade ambiental e Apresentadora do Política sem Mistério transmitido pela TV i.

37 comentários:

  1. EXCELENTE TEXTO, AS MAZELAS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA EM ITABUNA PRINCIPALMENTE NO QUE SE REFERE A CONTRATAÇÃO DE SERVIDORES A MAIORIA DELES FANTASMAS, COM INDICAÇÃO ESTRITAMENTE POLITICA, JA SAIRAM TRES LISTAS: FANTASMAS 01, SAMU MARAJA 2, FANTASMA 3, E SE FUTUCAR ACHA MAIS, SE DANDO LEONE CAIU POR RACHADINHA, QUE DIRA, ALGUNS DIRETORES (AS) QUE LANÇAM GRATIFICAÇÕES, E DEPOIS, RECEBEM O DINHEIRO, SE O MINISTÉRIO PUBLICO INVESTIGAR MESMO, VAI MUITA GENTE PRA CADEIA.

    ResponderExcluir
  2. Esse deve ser um dos motivos q o prefeito não conseguiu honrar com a implantação do piso da enfermagem para os funcionários. Enquanto cidades como Ubaitaba e Aurelino Leal o prefeito sabiamente já honrou com o pagamento. O ano que vem tem eleição,e se tem um lugar q tem gente é na área da saúde. Vamos em frente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. so que uma coisa nao tem nada haver com a outra

      Excluir
    2. Até o ex prefeito de barro preto ta na folha de pagamento de itabuna!

      Excluir
  3. Parece brincadeira esse espanto todo ,é que no passado tinham medo de levar ao conhecimento popular. Em ferradas, tem fantasma já aposentado, por tempo de serviço

    ResponderExcluir
  4. Tem um bosque aí em itabuna que é mal assombrado

    ResponderExcluir
  5. Tem um apresentador que diz que é santo, mas de santo ele não tem é nada.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela matéria a maioria dos brasileiros não sabe disso

    ResponderExcluir
  7. A triste realidade de um povo honrado, trabalhador, pagador de impostos escorchantes, cuja taxação é abusiva e come na mesa principalmente da classe menos previlegiada, enquanto os politicos em sua grande maioria, além de serem bem pagos, gozam de regalias no exercicio de seus cargos, e ainda subtraem de maneira fraudulenta o dinheiro que poderia ser utilizado ao menos para dar uma condição melhor de vida, aqueles pobres sofredores que tanto necessitam da prestação dos serviços básicos, pelo poder publico, como saúde, educação, segurança publica e etc.......Serviços esses que são prestados de maneira ruim e falha, tendo em vista que a verba destinada para custear esses serviçoa, infelizmente não chegam como deveriam ao seu destino, pois caem nos bolsos dos politicos ladrões do erário publico, e ladrões dad consciências daqueles que os elegeram. Portanto, o Zé povao Brasileiro, aquele pagador de impostos, e que elegem seus próprios algozes, é um pobre povo rico.

    ResponderExcluir
  8. COMEÇOU A FILA DE CANDITATOS A ADM PÚBLICA. LEMBRAM-SE ... AQUELES QUE NÃO TIVEREM PECADOS ..... SEMPRE ASSIM.

    ResponderExcluir
  9. Se o ministério público entrar mesmo, vai ter até funcionário de escritório contabilidade no São Caetano, indicado na lista, preso.

    ResponderExcluir
  10. VALEU DOUTORA,
    LAVOU E ENXAGUOU A SITUAÇÃO DE ITABUNA HOJE.
    CIDADE ACABADA EM CORRUPÇÃO,
    SEM FISCALIZAÇÃO DA CÂMARA, POIS TODOS ENVOLVIDOS NESSA BANDALHEIRA,
    O QUE ESPERAR DE UM PIÇARRA DA VIDA.
    UM ALCOOLATRA COSME RESOLVE QUE APANHA NA RUA.
    UM XAVIER QUE ESTA A FAMÍLIA TODA NA FOLHA.
    UM PRESIDENTE DE CÂMARA TODO ATOLADO.
    UMA PREFEITURA, COM APOIO DE APRESENTADORES DE TV , COM SEUS FAMILIARES NA FOLHA.
    ITABUNA ESTÁ FALINDO E O MINISTÉRIO PÚBLICO ASSISTINDO,
    SE É QUE É ISSO MESMO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E se o ministério Público tb não tá na lista né!? Só pode, pq estão calados. Nem fingem que estão investigando, pra não correr o risco kkkkk ... e essa gestão não tá nem fz questão de esconder a relação entre prefeitura + Câmara.

      Excluir
  11. Oh,Lidislei, vc vai ter que traduzir em outras palavras pois fantasmas não entendem esse idioma kkkkk ah canalhas.

    ResponderExcluir
  12. Mais uma candidata a quê? As eleições começaram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Começam com artigos publicados em Blog. Depois começam a aparecer em associações de moradores. Escolhem alguma CAUSA: defesa da mulher, LGBT, animais, segurança, educação etc. Depois, surpreendentemente, estampam candidatura pleiteando vaga na Câmara de Vereadores. Assumem o mandato e não fazem nada pela sociedade, apenas utilizam do dinheiro público para fins particulares, autopromoção etc. Não é o caso da escritora do artigo.

      Excluir
    2. Vai levar outro pau na moleira, a delegada tá com mais photoshop na foto que as famosas influencer

      Excluir
  13. O texto é um raio x de itabuna

    ResponderExcluir
  14. Excelente texto, mostrou a cara de itabuna e seus vereadores bandidos

    ResponderExcluir
  15. A harmonização facial para campanha

    ResponderExcluir
  16. Ao meu ver um texto que simplesmente traduz a real situação vivenciada pelo povo Brasileiro. Ladrões no poder, nos roubando discaradamente. Só isso.

    ResponderExcluir
  17. 17 MILHÕES DE REAIS SÓ PRA PAGAR FANTASMAS DE AUGUSTO CASTRO ... QUER SER REELEITO KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK ME BUFF ... NEM COM APOIO DO PT OU SEI LÁ OQUE ... NÃO GANHA MAIS

    ResponderExcluir
  18. A, foto eu pensei que fosse a cantora Cláudia leite.

    ResponderExcluir
  19. A prefeitura de Itabuna,virou um circo,e o prefeito, é o palhaço.... Xavier,tem toda família,mais 25 cargos na secretaria de ind.e comércio. Canalhas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqueles que trabalham passam fome para que os parasitas enriqueçam.
      E ainda nos chamam de malandros!

      Excluir
  20. A vida é desafio- Nada como um dia após o outro dia.
    Racionais mc's

    ResponderExcluir
  21. A vida é um desafio - nada como um dia após o outro dia.
    Racionais mc's

    ResponderExcluir
  22. Solteira? Romântica? Feminina? Tô comprometido! Mas, quem sabe um dia! Bela mulher! Parabéns! Sábias palavras! Candidata a quê? Tem o meu voto! Gente honesta tem vez comigo! E mulher bonita, então! Fiu, fiu! Seja a Delegata do meu coração! Se for solteira! Kkkkkkkkkkkkkkkk.

    ResponderExcluir
  23. muintas cidades da região estão assim. Só tem ladrão e bandidos governando Itapitanga e Gongogi tá na mesma situação.

    ResponderExcluir
  24. Itabuna é uma cidade governada por demônios.

    ResponderExcluir
  25. Itapitanga tá tendo uma asombração daquelas de cair o queixo. Um laranja da prefeitura comprando a cidade toda. Casa, carro, academia, fazendo baia para animais de raça, sabe lá quem tá derramano esse dinheiro na mão dele.

    ResponderExcluir
  26. Devemos depreender que, de um modo geral, salvo as raras exceções, a administração pública no Brasil não prima pela lisura e transparência, seja no âmbito federal, estadual ou municipal. As tão decantadas "malandragem e esperteza" estão incorporadas na cultura e na miséria de um povo mantido na ignorância e na miséria justamente para "legalizar" os candidatos escolhidos pelos poderosos, os quais são consagrados na pantomima que eles denominam de eleições. Basta que observemos que um possível candidato oriundo da "ralé" para um cargo público-administrativo, sem base eleitoral estruturada pelo dinheiro, não tem a menor chance de eleger-se. E o povão aprova a sequência e o rodízio dos "patrões" e suas infinitas gerações de escravagistas. Daqui a pouco teremos outra rodada de legalização da pantomima, e veremos os pretendentes aos cargos de mandatários mostrarem-se humildes diante dos principais atores da simulação, aos quais tratam de "meu patrão", implantando na mente do otário uma ascenção temporária de um poder que nem em pesadelos ele terá. Mas, os "manés" se inflam de orgulho e ainda se vangloriam de "ter derrubado o besta" ao lhe estender a mão e implorar uma esmola de dez ou vinte reais. E assim seguimos vegetando e driblando os percalços no fundo do esgoto ou da sarjeta, nossa eterna morada. Continuemos sonhando com farras à base de picanha e cerveja sobre um berço esplêndido de espinhos, levantando-nos para saquear uma carga de qualquer coisa, ir até um caixa receber nossa esmola e voltar a deitar e "sonhar com pesadelos". A mídia "jabazeira" utiliza o elogio capcioso "a maioria do povo brasileiro é honesto". Até podemos nos iludir diante da tendenciosidade, mas, torna-se impossível admitir como um povo honesto escolhe um ladrão para lhe roubar legalmente. Que país é este? Que povo é este?

    ResponderExcluir
  27. Por essas pratica eternizadas na ADM pública de Itabuna que os servidores concursados não tem sequer um Plano de Carreira. São constantemente humilhados e perseguidos por pessoas contratadas e comissionadas que não tiveram a capacidade de serem aprovados no concurso público. Fora os fantasmas que pesam no erário público fazendo com que não sobre dinheiro para a assistência da população e nem para pagar um salário digno ao servidor que passou no concurso e se especializou .

    ResponderExcluir
  28. Por conta disso nunca tem dinheiro para pagar os precatórios .

    ResponderExcluir
  29. Vamos demitir esses fantasminhas e aprovar o PCCS do servidor concursado. Justiça precisa ser feita.

    ResponderExcluir