Policiais civis e militares e agentes do Departamento de Polícia Técnica (DPT) da Bahia receberão o Prêmio por Desempenho Policial (PDP) com 35% de acréscimo. O aumento fez parte de um pacote de reestruturação da Segurança Pública que foi votado e aprovado.
O Governo do Estado publicou na edição do Diário Oficial desta quinta-feira (7), as regras para a concessão do prêmio. Segundo a gestão estadual, o PDP é uma forma de estimular, reconhecer e valorizar o desempenho dos servidores, que atuaram na "redução das mortes violentas no primeiro semestre de 2023", no combate ao crime.
De acordo com governo, a Bahia apresentou nos seis primeiros meses deste ano uma diminuição de 4% dos assassinatos, na comparação com o mesmo período de 2022. As unidades policiais que nas suas áreas de atuação alcançaram redução de 6% (meta estipulada) receberão o maior valor.
Ganharão prêmios menores os efetivos lotados em unidades da Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC) e DPT que conseguiram reduções equivalentes a 50% e 20% da meta estipulada.
Criado em 2011, o Governo do Estado informou que já pagou através do PDP cerca de R$ 322 milhões para 256 mil policiais que diminuíram as mortes violentas nas suas respectivas áreas. Entre 2016 e 2022, os assassinatos recuaram 22,5% na Bahia.
O anúncio do prêmio foi publicado no Diário Oficial em meio a uma onda de violência que o Estado vive. Em Salvador, diversas trocas de tiros e ações com 17 reféns liberados têm feito moradores do bairro do Alto das Pombas, em Salvador, deixarem as suas casas.
Desde domingo (3), 11 pessoas foram mortas em confronto com a Polícia Militar e oito foram presas no Alto das Pombas e Calabar, bairro vizinho. Mais de 15 armas foram apreendidas.
A noite de terça e a madrugada de quarta (6) foram marcadas por tiroteios em outros dois bairros da capital baiana: Engenho Velho de Brotas e Nordeste de Amaralina.
Homicídio essa madrugada em buerarema verdinho homem executado a tiros
ResponderExcluirInfelizmente a "providência" governamental se tornará inócua, devido a carência de contingente humano e material bélico para o enfrentamento da organização criminosa que se apoderou do estado da Bahia. Talvez ainda seja possível inverter a situação atual, mas, no momento, o crime organizado está muito mais preparado para manter o domínio em todo o estado. Espero que o governo tenha êxito nesta empreitada desigual, ainda mais com a imprensa corrupta fazendo fila com as hostes inimigas. A isto chamamos de "democracia cleptocrata" brasileira!
ResponderExcluirBAHIA TERRA DA LIBERDADE - 35% de incentivo aos PM descerrem a mão nos bandidos. Bandido é problema do Governo, 20 anos PT-Bahia. Campanha de governos para afrouxar disciplina nos presídios, Lula amigo-dos-amigos dos Morros do RJ, usou chapéus de convidado dos donos dos morros no RJ na campanha presidencial. E mais dinheiro no bolso da polícia vai resolver o que? A Bahia está perdida faz 20 anos, 1º Lugar Analfabetismo, 1º Violência e Último lugar em notas das escolas. Olhem para as escolas estaduais de Itabuna, 3º mandato do PT e reformas que nunca terminaram, e não vão terminar... NÃO PRECISA DIZER NADA PORQUE ISSO NÉ?????
ResponderExcluir