O crime
O servidor público dos Correios, Marcos Silva de 44 anos, realizava suas atividades trabalhista, quando foi brutalmente surpreendido por criminosos, no dia 16 de agosto, no início da tarde. Câmeras de segurança flagraram exatamente o momento do crime, onde o carteiro saía de uma residência em que realizava uma entrega, e ao voltar para o veículo, foi abordado pelos PMs e o funcionário do militar foragido.
As imagens mostram quando o PM foragido, desce do carro e atira no carteiro; logo em seguida, o funcionário do mesmo, atira também contra o servidor público. As investigações policiais obtiveram as imagens, que contribuiu para a solução ágil do caso.
De acordo com Moisés Damasceno, o policial militar realizava agiotagem na região de Itamaraju, o funcionário dos Correios pegou valores emprestado com o PM, e não vinha efetuando pagamentos. A polícia teve acesso ao conteúdo do celular da vítima, e verificou o vídeo com ameaças ao funcionário federal, onde o PM o ameaçava de morte naquela mesma semana.
Na investigação, o PM fugitivo é o primeiro que desce e efetua os disparos, contra o carteiro, este sumiu na manhã desta quarta-feira (06), durante as buscas e apreensão expedido pela Polícia Civil da Bahia, trajando somente cuecas.
Tabela salarial dos funcionários ECT |
Correios
O carteiro Marcos Silva era funcionário há 15 anos da instituição, a Empresa brasileira de Correios e Telégrafos. O questionamento que fica para a comunidade, é o que motiva muitos funcionários dessa empresa recorrer a constantes empréstimos e/ou a agiotagem?
De acordo com o portal da transparência dos Correios, um funcionário de nível médio, recebe como carteiro iniciante o valor de R$ 2.179,25. Comparado ao salário mensal de um vendedor de eletrodomésticos da empresa Via Varejo (é uma empresa brasileira especializada em eletroeletrônicos e móveis, que administra o e-commerce de empresas como Casas Bahia, PontoFrio e Bartira) que é de R$ 5.071 por mês no Brasil, este é 45% maior do que a média salarial mensal, segundo site de recrutamento funcional.
Além do salário base o funcionário possui gratificações como Vale-Alimentação. Contudo, a categoria infelizmente está envelhecida, tem profissional com 60 anos entregando carta na rua, porque não há um plano de carreira e não há concurso para a reposição de pessoal há 11 anos.
Não existe uma resposta clara e direta sobre a pergunta. Há uma relatividade sobre a questão, porque depende de quem administra os valores, porém não é o primeiro funcionário desta empresa que procura outros meios para sanar as dívidas; mas com certeza foi a última.
Leia mais no link abaixo:
Servidor público dos Correios é assassinado a tiros em Itamarajú
Nenhum comentário:
Postar um comentário