terça-feira, 26 de setembro de 2023

Ministro da Justiça confirma investimentos na Bahia após onda de violência no estado

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou que uma equipe do Ministério vai à Bahia, nos próximos dias, para realizar visitas técnicas e estabelecer novos investimentos e ações de combate à criminalidade. A informação foi divulgada no final da noite de segunda-feira (25), após reunião entre o ministro e o governador do estado, Jerônimo Rodrigues, em Brasília.

O anúncio do ministro acontece em meio à onda de violência na Bahia que, em agosto, levou o governo federal a firmar um acordo com o estadual para combater o crime organizado. “Vamos ampliar a destinação de recursos, de equipamentos e de tecnologia para essas ações conjuntas, e eu tenho toda a confiança de que os resultados, que já estão aparecendo, serão cada vez melhores”, disse Flávio Dino.

Segundo o governo da Bahia, a reunião entre Flávio Dino e Jerônimo Rodrigues teve o objetivo de alinhar novas estratégias de um trabalho em conjunto realizado entre as forças de segurança estaduais e federais. "A Polícia Federal já está atuando em parceria com a Bahia há várias semanas, com operações integradas, e agora essa aliança está entrando numa nova fase. Nós vamos intensificar essas operações conjuntas”.

Também durante a reunião, o ministro afirmou que, em outubro, fará a entrega da Delegacia da Polícia Federal (PF), em Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia, para fortalecer o trabalho da corporação e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na região.

No domingo (24), Flávio Dino descartou a possibilidade de uma intervenção federal no estado para conter a onda de violência. Segundo o líder da pasta, esse tipo de intervenção só deve ser feita quando há falta de atuação do governo do Estado. “Não se cogita por uma razão: o governo do estado está agindo. A intervenção federal só é possível quando de modo claro, inequívoco, o aparato estadual não está fazendo nada”, disse.

A declaração foi dada após a cerimônia que concedeu a medalha da Ordem do Mérito, no grau de Grã-Cruz, ao Padre Júlio Lancellotti. O evento aconteceu na cidade de São Paulo. Ainda de acordo com Dino, o ministério está em diálogo com o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e com o secretário de Segurança Pública do Estado, Marcelo Werner. 

O objetivo é que haja o aperfeiçoamento das operações, já que as organizações criminosas se fortaleceram na Bahia nos últimos anos, tendo aumentado, inclusive, o acesso a armas. Foi nesse cenário que, no mês de agosto, o acordo foi assinado pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) e a Polícia Federal, criando a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO), dos governos estadual e federal.

Após a criação do força integrada, operações em conjunto passaram a ser feitas no estado. Uma delas, realizada em 15 de setembro, em Salvador, deixou cinco pessoas mortas - dentre elas, o policial federal Lucas Caribé.

Depois da morte do agente federal, veículos blindados e policiais vindos do Distrito Federal foram enviados para a Bahia. Apesar disso, o ministro afirma que a situação não se trata de uma intervenção federal, mas sim "apoio financeiro e material".

"É um quadro muito desafiador. O que nós fizemos foi fortalecer a presença da Polícia Federal, sobretudo visando a pacificação. No sentido amplo da palavra 'intervenção', claro que há, no sentido da presença. A presença está sendo ampliada, mas em parceria com o governo do estado", disse.

8 comentários:

  1. Verdinho, poderia redigir uma matéria sobre a falência da cidade de Jacobina-Ba ? pediram tanto o nine, que o grosso começou a entrar.
    Obs.: Mais cidades irão falir, isso é só o começo cambada de jumentos, continuem fazendo o L.

    ResponderExcluir
  2. No Brasil não existe justiça, eles implantam o caos e a violência propositalmente e depois vem com a solução? Tem que ser muito asno para continuar acreditando nesses políticos que estão fechadíssimos com a Agenda 2030 da ONU (Construção do governo do Anticristo ou Nova Ordem Mundial).

    ResponderExcluir
  3. aumenta o limite de idade da PM bahia governo lixoo

    ResponderExcluir
  4. Bastaria de os bandidos (da foto) começassem a colocar uma linha de aço no pescoço e pular de uma ponte ou viaduto. Felicidade geral!

    ResponderExcluir
  5. Onde tem esse povo do PT não há nada que preste. Só tem bandidos....

    ResponderExcluir
  6. 20 anos de PT na bahia. Obrigado Wagner, Rui e Gero por nos colocar em primeiro lugar em tudo de pior que uma estado pode ter, vocês conseguiram.

    ResponderExcluir
  7. Viva os 20 anos de governo estadual do PT. Parabéns povo baiano, vocês sabem escolher bem os seus governantes. KkkkKkk

    ResponderExcluir