O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou, nesta terça-feira (26), o julgamento da primeira baiana presa por cometer atos golpistas no dia 8 de janeiro de 2023, em Brasília. A ré Nilma Lacerda Alves, natural da cidade de Barreiras, no oeste baiano, responde a cinco crimes.
Os julgamentos de cada réu está sendo feito de forma individual, no plenário virtual da Corte. Até esta terça, apenas o ministro Alexandre de Moraes havia votado pela condenação. Os demais ministros têm até o dia 2 de outubro para também inserirem os votos no sistema.
Nilma tem 47 anos e foi presa no Palácio do Planalto. Segundo a Procuradoria Geral da República, instituição responsável por oferecer as denúncias, ela integrou um grupo que destruiu obras de arte e bens públicos no Planalto. A baiana ficou custodiada na Penitenciária Feminina do Distrito Federal.
Para ela, Moraes propôs a pena de 14 anos, pelos seguintes crimes: Abolição violenta do Estado Democrático de Direito; Golpe de estado; Associação criminosa; Dano qualificado; e Destruição do patrimônio tombado.
O ministro Alexandre de Moraes citou ainda o fato de que os investigados terem compartilhado imagens dos ataques golpistas, nas redes sociais. Além de Nilma, também são julgadas outras quatro pessoas, pelos mesmos crimes.
De acordo com a defesa de Nilma, "não há provas que sustentam as alegações trazidas no processo, sequer indícios contundentes foram juntados". Apesar do julgamento ser individual, os advogados da ré disseram ainda que, até o momento, não foi indicada uma conduta específica da denunciada, devendo o "presente processo ser imediatamente arquivado".
Até agora, três pessoas foram condenadas pelos atos golpistas do 8 de janeiro: duas a 17 anos e a terceira a 14 anos. Nos três casos, a pena será cumprida em regime fechado.
Abolição violenta do Estado Democrático de Direito: é cometido quando alguém tenta "com emprego de violência ou grave ameaça, abolir o Estado Democrático de Direito, impedindo ou restringindo o exercício dos poderes constitucionais". Pena: de 4 a 8 anos de prisão.
Golpe de Estado: há o enquadramento neste crime quando uma pessoa tenta "depor, por meio de violência ou grave ameaça, o governo legitimamente constituído". Pena: de 4 a 12 anos.
Associação criminosa: é configurado quando três ou mais pessoas se unem com o intuito de cometer crimes. Pena: de um a três anos de prisão. Neste processo, a acusação pede o aumento de pena até a metade, por ter havido o emprego de armas, como o previsto na legislação.
Dano qualificado: acontece quando a pessoa destrói, inutiliza ou deteriora coisa alheia. Neste processo, a pena é maior porque houve violência, grave ameaça, uso de substância inflamável. Além disso, foi cometido contra o patrimônio da União e com "considerável prejuízo para a vítima". Pena: de seis meses a três anos.
Deterioração de patrimônio tombado: é o ato de "destruir, inutilizar ou deteriorar bem especialmente protegido por lei, ato administrativo ou decisão judicial". Pena: de um a três anos de prisão.
Roubar dinheiro público não é crime pra essa quadrilha, mas ser brasileiro é... Que país desgraçado, maldito, que a ira do Criador seja derramada nesse xorume do inferno.
ResponderExcluirÈ CRIME SIM. TANTO É QUE O PRÓXIMO VAI SER O BOZO E SUA FAMILIA.
ExcluirAinda tem gente idiota em alto nível,vai pra cadeia agr e vai passar anos lá esquecida ( o )pelos próprios políticos que os incentivaram a fazer toda aquela bagunça!Nenhum político merece isso seja lá de qual partido ele represente, é muita burrice.
ResponderExcluirVocês tem 5 segundos pra achar o cavalo no meio do gado
ResponderExcluirTAL COMENTÁRIO PUBLICADO NO TRIBUNA DA BAHIA.
ResponderExcluirEssas duas desgraças nomeados por facção criminosa 13, dois pilantras, ladrões do PCC e outro da facção 13, um mantém relação homossexual regrada a pó de cocaína com menoridade e outro narcotraficante do PCC, tal fitas os cubanos mantem.
Essas desgraças deram o golpe fraudaram, roubaram a eleição cometeram crimes hediondo, torpe vil e nós que somos golpista, você acredita? Somente os jumentos para acreditarem.
Esse comentarista não pode se controlar diante de um anunciado torpe, vil, criminoso sem nenhum fragmento de razoável e pior de verdade, são calúnias
injúrias, difamatório que jamais visto no Brasil o que esse tribunal do narcotráfico, relento, imundo, sujo que as ratazanas vem fazendo com o povo Brasileiro(a).
Tal anunciado causa ojeriza as pessoas de bem, as pessoas que pensam as pessoas média, são ultraje, o que nós somos? Para essa escória "somos uma raça desgraçada, veados, chuparinos e gostam de tomar no cu".
Me perdoem pelo fato de não me controlar diante de tamanha desfaçatez desses dois restos de lixos atômicos, resto de césio 137 de Goiânia.
Verdinho o tribuna da Bahia publicou pode ler, com meu nome e sobrenome.
STF ao invés de se preocupar com as leis que já existem, tipo prender políticos corruptos, que quando eu era menino,dizias ladrão, bandido, fica ,procurando coversinhas, para enganar os menos letrados,tal qual o governo, oferecendo bolsa isso bolsa aquilo,para ganhar voto , me deixe viu? Mas vcs são os culpados que votam nesses canalhas
ResponderExcluirQuem deu o golpe foi o STF, quando descondenou Lula
ResponderExcluirEngraçado que Moraes quer 14 anos para os acusados do 8 de janeiro mas quer liberdade para os quase 16 anos de roubalheira no país...
ResponderExcluirToma otária
ResponderExcluirse essas pessoas fossem, pedofilos, traficantes ou homicidas já estariam livres a muito tempo...
ResponderExcluirO que atos golpista?
ResponderExcluirForça Xandão, aplique a pena máxima, para o caso, sem flexibilidade, sem anistia.
ResponderExcluirComemore o martírio e a injustiça aplicados contra inocentes. O seu tempo logo chegará e o inferno estará de portas abertas para seus jumentos malvados. Aguarde!
ExcluirDeve ser um doente mental da esquerda, povo nojento!!
ExcluirSÓ BANDIDOS FICARÃO LIVRES NESSE PAÍS, POIS O SUPREMO TRIBUNAL DA FALCATRUA-STF, APOIA E COADUNA E FAZ PARTE DO SISTEMA CLEPTOCRATA DO INSTALADO NO PAÍS.
ResponderExcluirXandão enfiando o cometa, Queiroz e Bozo ladrão contrabandista de relógio vai que dia pra Papuda? Bora Xandão, sem dó desses vagabundos.
ResponderExcluirAdoro ver bolsonarista se lascando kkkkkkk choooraaa negadaa
ResponderExcluirA CIÂNCIA DO DIREITO É CRISTALINA FUNDAMENTADA NA RAZÃO E IMPESSOALIDADE, PORÉM, QUANDO ESSES PRINCIPIOS SÃO IGNRADOS VIRA FERRAAMENTA DE IDEOLOGIA AUSÊNCIA TOTAL DO HOMEM MÉDIO O QUE PREVALESSE O ACHISMO JURÍDICO A MÃE DE TODA A PROSTITUIÇÃO.
ResponderExcluirCONTUDO, O SISTEMA JURÍDICO PERPETRADO PELO STF E TSE É A VOLTA DO BRASIL AS TREVAS, O MESMO OCORRE COM O GOLPE E O PRESIDIÁRIO, O LADRÃO VIA FRAUDE "GANHA" A ELEIÇÃO USANDO OS MEIOS VIL, TORPE, CRIMINOSO , REPROVÁVEL E APLICA O GOLPE VIA FERRAMENTA "JURÍDICA".
O QUE CESARE BECCARIA CONDENA A CIÊNCIA JURÍDICA NA IDADE DAS
TREVAS E TAL REALIDADE O BRASIL VOLTOU USANDO A CIÊNCIA JURÍDICA COMO FERRAMENTA DE IDEOLOGIA
DIANTE DESSA REALIDADE QUE O BRASIL VIVE, SEM MEDO DE SER INJUSTO, SEM MEDO DE ERRAR A CIÊNCIA JURÍDICA DO BRASIL É A MÃE DA PROSTITUIÇÃO APLICADA PELO STF E TSE QUE ESSE COMENTARISTA DENOMINOU DE TRIBUNAIS DO CRIME.
INFELIZMENTE É ESSA EALIDADE E AQUELE QUE POR OBRIGAÇÃO TEM QUE DENUNCIAR QUAISQUER INJUSTIÇA SE CALA, TIRANIA, ACHISMO, IDEOLOGIA, ESTOU FALANDO DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL QUE ATÉ O PRESENTE MOMENTO ABRAÇOU AS TREVAS DA CIÊNCIA JURÍDICA.
Tal comentário esse comentarista comentou no Tribuna da Bahia, com o nome e sobrenome desse comentarista.