segunda-feira, 9 de outubro de 2023

Cerca de 200 bombeiros atuam com drones e aviões no combate de incêndios florestais em 16 cidades da Bahia

Cerca de 200 bombeiros atuam neste domingo (08), no combate de incêndios florestais em 16 cidades das regiões do oeste, norte e Chapada Diamantina, no interior da Bahia.

Segundo o Corpo de Bombeiros, os agentes atuam em 40 viaturas, com uso de drones e quatro aeronaves modelo Air Tractor, fornecidas pelo Programa Bahia Sem Fogo da Secretaria do Meio Ambiente (Sema). Além dos combates os bombeiros também realizam a ações preventivas com a população local.

Os incêndios acontecem nos municípios de Morpará, Ibotirama, Luís Eduardo Magalhães, Bom Jesus da Lapa, Buritirama, Barreiras, Muquém de São Francisco, Barra, Wanderley, Cotegipe, Riachão das Neves, Campo Alegre de Lourdes, Pilão Arcado, Juazeiro, Oliveira dos Brejinhos e Lençóis.

Segundo o capitão BM Álvaro Serrão, a Operação Florestal iniciou em julho, com a base Oeste montada no município de Barreiras. Em agosto, foram abertas as bases Norte, em Juazeiro, e Chapada, em Lençóis.

"Atualmente estamos em combate em 16 municípios baianos. O Estado da Bahia permanece em alerta pelo Instituto Nacional de Meteorologia, especialmente nas regiões Central e Oeste nos biomas Caatinga e Cerrado", disse o capitão.

"Estamos realizando ações de resposta aos incêndios florestais, além das orientações preventivas em todos os municípios nos quais atuamos", pontuou Álvaro Serrão.

Um comentário: