quinta-feira, 5 de outubro de 2023

Grupo de 47 venezuelanos indígenas cruza a Bahia em busca de emprego; migrantes chegaram em Itabuna nesta quarta-feira

Um grupo de 47 migrantes indígenas venezuelanos chegaram na cidade de Itabuna, no sul da Bahia, nesta quarta-feira (04). Segundo a prefeitura da cidade, o grupo composto por 29 crianças e 18 adultos vieram de Santo Antônio de Jesus, cidade do recôncavo baiano.

Os venezuelanos chegaram em Santo Antônio de Jesus em setembro do ano passado. Eles passaram a primeira noite na rodoviária do município, o que chamou a atenção dos órgãos da cidade.

Segundo um dos integrantes do grupo, Mário Matos, a falta de dinheiro foi determinante para a mudança de cidade. O objetivo do grupo é chegar em Eunápolis, no extremo sul do estado, onde pretendem encontrar emprego.

"Ficamos sem água, sem luz, e por isso saímos de Santo Antônio. Queremos chegar em Eunápolis", contou.

Eles chegaram em Itabuna, nesta quarta, depois de percorrer 246 km de ônibus. Ao desembarcar na rodoviária da cidade, os venezuelanos foram acolhidos provisoriamente no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP).

Depois, eles receberam alimentação e passaram por procedimentos médicos, como testagem contra a Covid-19 por enfermeiros do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com a prefeitura, muitos dos estrangeiros estão com a documentação de migração expirada e, por isso, foi preciso acionar o núcleo da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA) para providenciar a regularização.

Além disso, a prefeitura afirmou que a chegada dos indígenas será comunicada pela Prefeitura ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), em Brasília.

12 comentários:

  1. Esses imigrantes, refugiados ou seja quem for, não pensem que aqui na Bahia eles vão fazer o que bem entendem como os africanos estão fazendo na Europa e nos Estados Unidos, aqui a história é outra, o aviso está dado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zurrou valentão! Até parece que merda n'água tem alguma força...

      Excluir
    2. UI ui kkkkkk. Quanta valentia em cima de um homem kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  2. Veio dá curso como se comportar em um país comunista?

    ResponderExcluir
  3. Olha aí, petralhada! Vocês que adoram os paraísos cubano e venezuelano, aproveitem que os nativos estão fugindo do paraíso e mudem-se para a venezuela. Lá tem muito espaço para vocês cultivar capim e maconha!
    O único problema é que lá não tem os "bolsas esmolas", não é?

    ResponderExcluir
  4. se ja nao basta os mendigos, noias e similares, agora tem importacao do lixo de fora, TNC

    ResponderExcluir
  5. Se o pt continuar no poder daqui uns dias vai ser os brasileiros que não vão ter o que comer,o Nordeste,(senhora)já estar sofrendo,só não tá pior por que Bolsonaro pagava 600 ai o lule não teve como baixar o bolsa,mais cortou muitos pra poder ele curti com a canja na Índia,o povo vai pagar caro por essa burrice,marcola tá ai saindo da cadeia!!lule tá cumprindo a promessa de campanha

    ResponderExcluir
  6. Porque ninguém quer ficar em pais com regime comunista?

    ResponderExcluir
  7. Cadê o ladrão de 9 dedos, que fala tão bem da Venezuela, administrado pelo comunismo.

    ResponderExcluir
  8. Gostaria que algum ladrão petralha viesse a público esclarecer a seguinte questão: Por que nenhuma pessoa "foge" dos ESTADOS UNIDOS, FRANÇA, INGLATERRA, HOLANDA, DINAMARCA, ESPANHA e outros países "péssimos" para se viver, onde, segundo os pseudos comunistas, "o povo não tem liberdade", e pede asilo em Cuba, Coreia do Norte, Vietnam, Laos, Venezuela?
    Vou simplificar a pergunta, por que NENHUM PETRALHA vai morar em Cuba ou Venezuela? E Mais, por que todos os LADRÕES ESQUERDISTAS quando roubam bilhões de reais ou dólares vão morar na França, Inglaterra, Estados Unidos, Itália, Espanha...?
    Por favor, RESPONDAM!

    ResponderExcluir
  9. O Ladrão descondenado e a Rede Esgoto estão escondendo a informação que o Brasil está "emprestando" UM BILHÂO DE DÒLARES para a Argentina em plena campanha eleitoral. Por que os bandidos não comentam a doação do Ladrão do dinheiro dos miseráveis famintos?

    ResponderExcluir
  10. E a ajuda de 600 milhões que foi dada para ajudar os pecuaristas da Argentina? É a primeira vez que vejo um Presidente ajudar os pecuaristas de outro país, para derrubar os pecuaristas brasileiros que pagaram impostos a vida inteira a esse país. Isso é o que se chama desmantelo. Então, acontecerá mais desemprego, mais gente dependendo da vontade do governo.Isso é liberdade?
    A produção da Argentina será comprada pelo Brasil

    ResponderExcluir