quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

Carro arrastado por enxurrada, alagamentos e queda de energia: chuva acaba com estiagem e causa transtornos em Vitória da Conquista

Um motorista que teve o carro levado por uma enxurrada em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, nesta quarta-feira (20), e precisou ser resgatado pelo Corpo de Bombeiros. O acúmulo de água nas ruas é decorrente da chuva forte que atingiu o município. Foram mais de 27 milímetros, nas últimas seis horas. 

Com o alagamento causado pela chuva, os motoristas que estavam na Avenida Ascendino Melo não conseguiram sair dos carros e um deles, que estava em um veículo prateado, perdeu o controle do veículo, que foi arrastado e caiu em um buraco. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.

Em Jequié, cidade que fica a 155 km de Vitória da Conquista, os fortes ventos, que chegaram a 80 km/h, causaram uma queda de energia. Parte da cidade ficou "no escuto" entre a tarde de terça-feira (19) e a manhã desta quarta.

De acordo com a Neoenergia Coelba, a situação foi causada pela queda de uma torre de transmissão que atende o município. O serviço foi normalizado às 8h30 desta quarta. Outras cidades da região também registraram altos acúmulos de chuvas nas últimas 24h, de acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

Vitória da Conquista - 27 mm

Itambé - 27 mm

Itapetinga - 21,47 mm

Presidente Jânio Quadros - 17,6 mm

Barra do Choça - 11,4 mm

Rio do Antônio - 11,2 mm

Aracatu - 7,8 mm

Estiagem

O temporal atingiu a região sudoeste dias após diversas cidades registraram situação de emergência por causa da seca e estiagem. Entre as cidades afetadas, estavam Vitória da Conquista, Jequié, Itambé e Itapetinga.

No final do mês de novembro, um vídeo onde moradores da cidade de Piripá apareciam fazendo orações em uma barragem viralizou nas redes sociais. O local passava por uma forte estiagem e a água da barragem foi reduzida a uma pequena poça.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ainda prevê mais chuvas na região sudoeste para esta quarta-feira e para quinta (21). Em Vitória da Conquista, pode chover entre 50mm e 100 mm por dia.

Na região, os ventos podem atingir 60 a 100 km/h, com riscos de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A Defesa Civil alerta que em caso de rajadas de vento, as pessoas não devem se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda de galhos e descargas elétricas, ou estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, a recomendação é desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.

2 comentários:

  1. Louvado seja o nome do Senhor Jesus Cristo que faz milagres o povo brincam demais com Deus se faz sol ⛅☀️ reclama e quando chove reclama do msm jeito com Deus não se deve brincar tem muitos lugares que vai chover muito e TDS vão ver enchente acontecer vamos que vamos ver

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Louvado a Jesus Cristo que permitiu que muitas pessoas ficassem no prejuízo.
      Que interpretação imbecil da religião .
      Cala a boca ( latrina) porque ficas ameaçando o povo com o santo nome de DEUS ?
      A RELIGIÃO É O ÓPIO DO POVO.

      Excluir