sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

Prefeitura capacita Guarda Civil Municipal de Itabuna para atender situações de emergência

A Prefeitura de Itabuna quer garantir que os profissionais da segurança pública municipal estejam preparados para socorrer pessoas em situações de emergência tanto nas vias públicas, quanto em residências. Para efetivar a proposta, a Secretaria de Segurança e Ordem Pública (SESOP) vai promover na próxima quarta-feira (27), na sede do Tiro de Guerra,  06/007, o Curso de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) Tático para a Guarda Civil Municipal (GCM.)

Com uma carga horária de 10 horas, o treinamento terá aulas práticas e teóricas e integra parte do currículo de formação dos agentes municipais de segurança que já é desenvolvido desde o início da gestão do prefeito Augusto Castro (PSD). Inicialmente, participam da capacitação 25 guardas civis municipais, mas a proposta é estender o curso para todos os profissionais da GCM, que atualmente conta com um efetivo de 204 integrantes.

Responsável pelo Núcleo Educacional e Grupamento de Itabuna, o inspetor GCM Valdir Santos, ressaltou a importância do treinamento, considerado de alto nível. Ele afirmou que a proposta é preparar os profissionais para enfrentar situações de emergências que podem ocorrer a qualquer lugar e socorrer possíveis vítimas enquanto o SAMU-192 é acionado.

“É muito importante que profissionais responsáveis pela segurança pública, como o guarda civil, por exemplo, saiba ao menos colocar um torniquete numa pessoa que enfrente uma situação de emergência, seja na rua ou em casa. É uma atitude simples, mas que pode salvar vidas” reforçou o inspetor.

Ele disse ainda que a realização do treinamento é uma qualificação avançada e faz parte do processo contínuo de integração das forças de segurança para proporcionar uma formação cada vez melhor que se refletirá na melhoria de segurança pública.

Para o inspetor Valdir Santos, a formação do efetivo da GCM mostra o compromisso que o prefeito Augusto Castro tem com os servidores, desde quando assumiu a gestão municipal. Além da capacitação profissional, ele citou “a valorização pessoal, assegurando direitos, que incluem reajustes salariais e melhores condições de trabalho, resultando em benefícios, viaturas e equipamentos para que a população de Itabuna passe a contar com uma melhor prestação de serviço”.

34 comentários:

  1. Não vejo esses caras com bons olhos. Ao meu ver guarda civil nem deveria existir. Aí são indicações são despreparados muitos nem sabem escrever direito. No geral polícias deveriam ter curso superior. Os caras metem óculos preto na cara botam uma pose . São frustrados em não ser policiais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é só preparar terinar e capacitar serão bons chega de seu querer ou é voce que esta com inveja nenem kkkkkkkk

      Excluir
  2. Kkk so se for aqui mesmo porq esses aí mal despreparado eu que nem gosto dessa raça

    ResponderExcluir
  3. Mas a Polícia Militar já não serve pra isso? Guarda Municipal agir como Polícia MIlitar não se configura como desvio de função? Sendo que o guarda muncipal deveria cuidar e zelar das praças públicas, escolas e monumentos históricos do Município?

    Perguntar não ofende.

    ResponderExcluir
  4. Aproveitam e vai ensaiando pra 7 de setembro pra no desfile não cairem de novo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  5. Guarda civil pra fazer o que? Eu não suporto essas almas sebosas não tem credibilidade pra nada. São uns vermes

    ResponderExcluir
  6. Vão passar vergonha de novo no 7 de setembro. Quem foi o asno que validou essas pragas como policias um bando de analfabetos que mal sabem assinar o próprio nome. Todos apadrinhados

    ResponderExcluir
  7. Hj o maior bandido do país é a JUSTIÇA. O PCC e o CV tem mais crédito que certas instituições transvestido de representantes das leis

    ResponderExcluir
  8. AGORA QUE O PREFEITO PERDE VOTO MESMO ESSES GUARDINHAS SÓ OPRIME A POPULAÇÃO MENOS FAVORECIDA

    ResponderExcluir
  9. Esses guardinhas são memes no país inteiro, a maioria entrou com pistolão, malmente sabem escrever e se sentem policia, mas na verdade são frustrados..

    ResponderExcluir
  10. A concorrência é grande. É PETO, CIPE, GUARDA CIVIL, e por aí vai credo

    ResponderExcluir
  11. Eles pousam de AUTORIDADE kkkkkkk uns bostas não suporto essas carniças.7 de setembro vem aí pra passar vergonha de novo kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oxe vergonha fica na sua cara sua corona ou seu melenguete

      Excluir
  12. Só serve p comer pastel sem pagar..
    Ratos. Inúteis.
    Pior ainda é quem contrata essas bufa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bufa ? kkkkk lembra não né kkkk voce viu e ouviu kkkkkk

      Excluir
  13. Esse país a partir de janeiro/2023 ficou muito estranho, tudo que não presta passou a ser valorizado. Até os postes estão mijando nos cachorros, coitados!

    ResponderExcluir
  14. A justiça ta colocando os guardinha pra morrer nas mãos dos bandido por quer a polícia tá cumedo dos bandido

    ResponderExcluir
  15. Guardinha deicha essa laranjada pros polícia

    ResponderExcluir
  16. Eu ando na rua não vejo polícia é serio ando até armado

    ResponderExcluir
  17. Itabuna tá no comando dos bandido

    ResponderExcluir
  18. Pesso a polícia militar que eles dá uma chegada a que no corbiniano freire por quer tem ums cara de fora aque esses cara tá aque pra invadir o bairro novo horizonte deus ajude que esta guerra não volte tá tão bom assim sem tiroteio as criança bincando só felicidade

    ResponderExcluir
  19. So itabuna mesmo, frustados que nao conseguigam ser policia, meter terror nos pais de familia, porque os morro nao sobem tudo bundao, manda esses gradas para tomar conta dos colegios e as praças ja ta de bom tamanho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vai voce seu garrafete kkkkk vai v... se metendo onde não dá

      Excluir
  20. deixam de inveja, quanto mais pessoas fazendo segurança, melhor Para a nossa Cidade, a não ser quem está criticando gosta de ver os malandros aprontando e fazendo dezordem, procure colabora e faça criticas costrutivas, so assim vcs estaram ajudando a costruir uma Cidade melhor Para viver.

    ResponderExcluir
  21. Dão asas depois não conseguem cortar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. asa pra voce seu pateta seu luluzinho de merda

      Excluir
  22. Inveja de guarda municipal kkkkkk brincou aiii

    ResponderExcluir
  23. Como é bom ver tanto comentário negativo sobre a guarda, isso só demonstra que os frustados são muitos. Primeiro, todos que estão trabalhando na guarda são concursados, por isso que quem fala o contrário não está lá. Segundo , as pessoas que falam que guarda só serve pra tomar conta de patrimônio eu nem vou gastar meu conhecimento jurídico pra explicar, pois com certeza você não vai entender. Terceiro, a pessoa que se incomoda com segurança pública na rua coisa boa não é.
    Deixo aqui meus parabéns a esses guerreiros, que fazem o que pode todos os dias para o bem do povo itabunense.
    Prefeito Augusto, olhe mais por esses profissionais.

    Ps: aos inconformados com o trabalho dos outros, estuda, quem sabe seu nome aparece na lista de aprovados.

    ResponderExcluir
  24. POPULAÇÃO QUE TEM RAIVA DA GUARDA É SINCERAMENTE, DESPEITDA.

    ResponderExcluir