quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

Athletico-PR é o clube brasileiro que mais lucrou com negociações nos últimos 10 anos

O Athletico Paranaense é o clube brasileiro que mais lucrou com transferências de jogadores entre 2014 e 2023, segundo estudo do CIES Football Observatory divulgado nesta quarta-feira (24). É o único representante do país no top 50 das equipes que registraram os maiores saldos positivos em compra e venda de atletas que não vieram de suas categorias de base.

De acordo com a publicação, o balanço do Athletico foi de 123 milhões de euros, o 14º maior saldo do mundo. O clube gastou 16 milhões de euros em contratações, mas arrecadou 139 milhões de euros com negociações na última década.

O líder do ranking é o Lille, da França, que lucrou cerca de 386 milhões de euros, seguido por Ajax (Holanda) com 317 milhões de euros e RB Salzburg (Alemanha) com 233 milhões de euros.

Entre os que reportaram as maiores perdas, não há nenhuma brasileiro no top 50. O campeão nesse quesito é o Barcelona, cujo déficit foi 631 milhões de euros. Chelsea e Arsenal, ambos da Inglaterra, vêm na sequência com variações negativas da ordem de 483 milhões e 436 milhões de euros, respectivamente.

Um comentário:

  1. O RB Salzburg é da Áustria e O RB Leipzig que é da Alemanha.

    ResponderExcluir