terça-feira, 16 de janeiro de 2024

Cerca de mil animais silvestres são resgatados no sul da BA

Cerca de mil animais silvestres foram apreendidos na noite de segunda-feira (15), em um trecho da BR-101, na cidade de Gandu, no sul da Bahia. Os bichos estavam dentro de um carro, em condições precárias, e o motorista fugiu.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, durante uma fiscalização de rotina, agentes abordaram um veículo e encontraram centenas de pássaros e jabutis amontoados nos bancos e no porta-malas, aglomerados em pequenas caixas de papelão e gaiolas. As espécies não foram divulgadas.

Segundo os agentes, os bichos estavam em meio a grande quantidade de sujeira, sem condições de mobilidade, e mal conseguiam respirar. Eles foram encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) de Cruz das Almas, no recôncavo.

Durante os primeiros cuidados aos animais feitos pelos agentes, o suspeito fugiu a pé. Ele não teve nome divulgado e a polícia realiza buscas na região para tentar prendê-lo. Também não se sabe para onde os bichos seriam levados.

Ainda conforme a PRF, o homem é reincidente em tráfico de animais e teria capturado as aves e os jabutis no sertão do estado. Esta foi a maior apreensão deste tipo feita pela PRF na Bahia, em 2024. Durante o ano de 2023, foram resgatadas mais de seis mil animais silvestres.

O crime de caça predatória, tráfico e a criação ilegal de animais silvestres prevê pena de multa de até R$ 5 mil por animal encontrado irregularmente, e até um ano e seis meses de prisão.

5 comentários:

  1. Precisa também prender esses miseráveis que vive capturando os pássaros das praças e deixando morrer por falta de cuidado.
    Miseráveis, quer tudo que é da comunidade.

    ResponderExcluir
  2. esse tipop de ser humanos tem que sofrer aos poucos aqui na terraa

    ResponderExcluir
  3. Parabéns para as autoridades!

    ResponderExcluir
  4. Coloca esse safado numa gaiola por dois anos para ele sentir o que é prisão.

    ResponderExcluir