terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

Ivermectina não é eficaz contra dengue, alerta Ministério da Saúde

A ivermectina voltou a ganhar holofotes como possível solução para combater doenças – dessa vez, a dengue. De acordo com o Ministério da Saúde, trata-se de boato veiculado, inclusive, no perfil das redes sociais de alguns profissionais de saúde, mas sem dado ou fonte que comprove a informação.

O medicamento, um antiparasitário, chegou a ser defendido em meio à pandemia de covid-19 como parte de um tratamento precoce contra a doença, porém, sem eficácia comprovada. A pasta lembra que, à época, estudos demonstraram a ineficácia do remédio no combate ao coronavírus.

“Para ficar claro: a ivermectina também não é eficaz em diminuir a carga viral da dengue. O Ministério da Saúde não reconhece qualquer protocolo que inclua o remédio para o tratamento da doença”, alertou o governo federal em nota. “Disseminação de fake news, principalmente quando se trata de um cenário epidemiológico que pede atenção, é extremamente perigoso”, completou.

De acordo com a pasta, o protocolo oficial para dengue prevê que o médico identifique os sintomas a partir de uma pesquisa com o próprio paciente. Em seguida, o profissional pode ou não solicitar exames laboratoriais.

Para os casos leves de dengue, a recomendação é repouso enquanto durar a febre; hidratação (ingestão de líquidos); administração de paracetamol ou dipirona em caso de dor ou febre. É o paciente não pode tomar ácido acetilsalicílico. Na maioria dos casos, há uma cura espontânea depois de 10 dias.

“É muito importante retornar imediatamente ao serviço de saúde em caso de sinais de alarme (dor abdominal intensa e contínua, náuseas, vômitos persistentes e sangramento de mucosas). O protocolo sugere a internação do paciente para o manejo clínico adequado”, reforçou o ministério.

A pasta ressalta que as condutas clínicas indicadas são sustentadas em bases científicas e evidências de eficácia que garantem a segurança do paciente. O Ministério da Saúde também destaca que os medicamentos prescritos para o tratamento têm aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Cerca de 3,2 milhões de pessoas devem ser vacinadas contra a dengue no Brasil ao longo de 2024, considerando a capacidade limitada de fabricação das doses pelo laboratório Takeda, responsável pela Qdenga.

O imunizante, a ser disponibilizado ainda este mês para 521 municípios selecionados será aplicado na rede pública em crianças e adolescentes com idade entre 10 e 14 anos.

24 comentários:

  1. Fazuele, cambada de Satanás

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só quem toma IVERMECTINA é o GADO do BOZO FAKE ...

      Excluir
    2. Só quem IVERMECTINA é o GADO do BOZO FAKE...

      Excluir
    3. Somente GADÚ toma remédio para carrapato, no pasto.

      kkkkk
      13, de nooooovú

      Excluir
    4. Exatamente !! A hora do gado, seguidor do ladrão de joias, se lascar novamente..... rsrsrs

      Excluir
  2. O gado do Bozzonaro ficou viciados em Ivermectina kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Depois que ficou provado que foi um esquerdopata o matador de Mariele, tanto os petralhas como a rede esgoto silenciaram e não repetem as narrativas de palanque acusando Bolsonaro como o mandante. A morte serviu como palanque eleitoral e as acusações criminosas dos próprios matadores da vitima. Os bandidos petralhas matam e acusam seus adversários. Assim eles procedem em todos os crimes que praticam. Por isso a Quadrilha do Inferno é partidária de Belzebu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai se tratar doente.

      Va se tratar

      Excluir
    2. QUAL SUA IDADE MESMO ?

      21:00 hs

      Excluir
    3. Perdeu, Mané. Sua mulher fode todos os dias com o cara do AP do lado. Cuidado.

      Excluir
    4. Perdeu, Mané. Sua mulher fode todos os dias com o cara do AP do lado. Cuidado.

      Excluir
    5. A maior fábrica de mosquitos transgênico da dengue é no Brasil, o dono é Bill Gates e fica no interior de São Paulo.

      Os políticos estão causando as doenças a mando da elite que controla a ONU e o Fórum Econômico Mundial.

      Excluir
    6. Um jumento somente consegue zurrar e remoer a forragem, o que, convenhamos, trata-se de um avanço espetacular. Muitos só conseguem sobreviver ingerindo merda, bosta e maconha podre, daí zurram o dia inteiro. Agora estão seguindo o exemplo do chefe e orgulhosos cultivam esplêndidas galhadas na cabeça de mulo. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      Excluir
    7. O brother Anônimo 7 de fevereiro de 2024 às 06:51 mandou uma real que 90% da população não faz ideia que exista! A multidão não percebe detalhes como uma quantidade de mosquitos com características diferentes. Todos geneticamente modificados. É só pesquisar e ver matérias dizendo que "esses experimentos são para combater a proliferação do mosquitos".
      Na verdade, eles querem acabar com a "proliferação" da raça humana!

      Excluir
  4. Se preparem após o carnaval vai voltar a surgir um novo covid e aplicar novamente uma nova vacina...afinal a intenção é reduzir a população e os esquerdopatas estão nessa missão, querendo inclusive tornar obrigatório que a sua criança seja vacinada... O que será que tem por trás disso, já se questionaram ?
    Primeiro põe medo através da mídia suja e depois te matam.

    ResponderExcluir
  5. Ministério da saúde vai fiscalizar os postos e hospitais se estão em condições de receber pacientes.

    ResponderExcluir
  6. Agora é que vou tomar mesmo ...

    ResponderExcluir
  7. E o auxílio emergencial da pandemia da dengue .. kd papai lula... ladrão fidapeste

    ResponderExcluir
  8. Ministério vida saúde nunca esteve tão perdido quanto está agora, colocaram uma velha brica que não sabe de porra nenhuma, tá perdida igual a cego em tiroteio, governo irresponsável e burro o governo do ladrão de novembro dedos.

    ResponderExcluir
  9. O remédio eficaz contra a dengue é:
    1°- EDUCAÇÃO
    2°- SANEAMENTO

    O PT só tem conversa fiada !

    ResponderExcluir
  10. LULA MEU GENOCÍDA FAVORITO.

    ResponderExcluir
  11. Velha receita do LARÁPIO DE RELÓGIO ROLEX.

    ResponderExcluir