segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

Pagamento do IPVA 2024 com desconto de 15% é válido até esta quarta-feira (07)

Vai até esta quarta-feira (07) o pagamento antecipado do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2024 com desconto de 15%. O abatimento, calculado de forma automática, vale somente para pagamento à vista do imposto, que pode ser feito pelos canais das instituições parceiras da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA): Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob.

Outra possibilidade é pagar via pix, também em cota única, o DAE Integrado (Documento de Arrecadação Estadual), que engloba IPVA, Licenciamento e eventuais multas. Este novo procedimento, que pode ser feito por meio do portal https://www.ba.gov.br/, foi implantado em 2023, em uma parceria entre a Sefaz-BA, o Detran e a Secretaria da Administração do Estado (Saeb).

Caso não possa pagar até o dia 7 de fevereiro, o contribuinte tem ainda a opção de quitar o imposto com 8% de desconto. Para isso, é necessário que faça a quitação, à vista, no dia do vencimento da primeira parcela do parcelamento previsto para o seu veículo, fixada de acordo com o calendário anual, conforme o número final da placa.

O Estado da Bahia manteve, por outro lado, a possibilidade de parcelamento em cinco vezes, que é feito conforme calendário anual que leva em conta o número final da placa do veículo. Caso a opção seja por parcelar o IPVA, o contribuinte deve se lembrar de que os débitos referentes à taxa de licenciamento e a eventuais multas de trânsito deverão ser pagos até o prazo final de quitação em cota única ou da quinta parcela do IPVA.

O imposto do exercício de 2024 só poderá ser parcelado se o valor do débito for igual ou superior a R$ 120,00. A Sefaz-BA lembra que a opção do parcelamento referente a débitos anteriores a 2024 será admitida apenas caso este pagamento ocorra junto com o do exercício de 2024.

O IPVA ficou em média 2,61% mais baixo em 2024 na Bahia. A queda é puxada pelos automóveis, que tiveram recuo médio de 4,25% no imposto, e pelos utilitários, cuja redução foi de 5,22%.

A queda média no valor do imposto, de acordo com a Sefaz-BA, reflete o momento de estabilização da economia brasileira. Neste novo ambiente de inflação sob controle, o processo de depreciação para veículos usados foi normalizado, ao contrário do que vinha acontecendo nos últimos anos, quando o mercado apresentou maior volatilidade.

“O país vive um novo momento econômico, com uma série de indicadores positivos, e isto se manifesta também no menor custo do IPVA, sobretudo para os proprietários de automóveis e utilitários”, afirma o secretário da Fazenda do Estado, Manoel Vitório.

Este novo momento é refletido no estudo realizado pela Fundação de Pesquisas Econômicas – Fipe, responsável pelos cálculos para confecção da Tabela de Valores Venais dos veículos em circulação no estado, que leva em conta os preços praticados em outubro de 2023. A tabela pode ser conferida no site www.sefaz.ba.gov.br, canal Inspetoria Eletrônica => IPVA => Base de Cálculo dos Veículos Automotores.

De acordo com a tabela, a queda do IPVA foi menor para as motos, que tiveram o imposto reduzido em 0,46%, e os ônibus e micro-ônibus, que pagam agora 0,10% a menos. Apenas os caminhões tiveram aumento médio de 1,69% no IPVA, também como reflexo do cenário do mercado atual para estes veículos.

7 comentários:

  1. O cidadão brasileiro é mesmo um ser que merece ser estudadado mais profundamente pelas instituições científicas de países civilizados. Como entender um sujeito que nasce e cresce trabalhando para comprar uma carroça mais cara do mundo, paga uma interminável sequência de prestações e após quitá-las, todos os anos subsequentes ainda paga um imposto para sustentar uma quadrilha de vagabundos e parasitas, e nunca reclama? E não pode atrasar o pagamento, pois será considerado inadimplente e não poderá utilizar o veículo. Aonde está a lógica de tamanho absurdo?

    ResponderExcluir
  2. Está corretíssimo! Bancar vagabundos da pior espécie mesmo! Infelizmente! Bando de demônios! Ruas esburacadas, nem as desgraças das tampas de esgoto e água nivelam, etc. falta de escoamento! Filhos do satanás!

    ResponderExcluir
  3. Verdinho denuncie aí! A gente faz o pagamento pelo Aplicativo do Banco do Brasil e eles cobram o valor integral do licenciamento (IPVA) esses bandidos! A gente tenta falar com o atendimento eletrônico, via app, ninguém atende! Denuncie!

    ResponderExcluir
  4. Isso mesmo! Fica a dica pra os otários de plantão!Não comprem carro, quando precisar alugue um ou use um serviço de aplicativo! Garanto que sai mais barato que pagar um seguro e o tal do IPVA. deixa carro apenas pra quem trabalha com transporte. Isso vai forçar a baixa dos preços de veículos e impostos

    ResponderExcluir
  5. Só tem abatimento no IPVA! Se for pelo DAE não! Acabei de pagar o meu licenciamento com quase um ano de antecedência pelo DAE e não houve abatimento! Essa desgraça é Fake News! E quando a gente liga na desgraça da ouvidoria do Banco do Brasil ou do estado de ladrões! Os quais, infelizmente votei! Essas desgraças não resolvem nada! E lá se foi o dinheiro da gente com quase 1 ano de antecedência! Tomar no cu! Bando de ladrões da desgraça!

    ResponderExcluir
  6. AHAHAHAHAHAHAHAHAHAH TÁ achando ruim ?
    Vende o carro e depois pague o IPVA.
    Tem carro quem pode pagar os impostos.

    ResponderExcluir