quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

Prefeito Augusto Castro corrige distorções de mais de 50 anos ao sancionar Leis que criam Planos e Cargos e Salários

Durante solenidade no início da noite desta terça-feira, dia 6, no Centro de Cultura Adonias Filho, o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), sancionou um conjunto de leis municipais aprovadas pela Câmara de Vereadores instituindo Planos de Cargos, Carreiras e Salários de diversas categorias de servidores municipais. Esta foi a segunda vez que PCCS foram entregues a quem lutou por mais de 30 anos para ter direitos e reconhecimento.

“Cada um de vocês tem uma história na construção da nossa cidade. Sempre coloco que passam os homens e ficam as instituições como a Prefeitura de Itabuna, Na década de 80 fui funcionário público municipal no governo do ex-prefeito Ubaldo Dantas. Portanto, reconheço a luta da categoria para ver reconhecidos seus direitos”, discursou.

O prefeito agradeceu ao conjunto dos vereadores pela aprovação dos projetos que criaram os PCCS que garantem segurança jurídica, melhores condições de vida e dignidade ao funcionalismo. Também fez um agradecimento especial ao secretário de Gestão e Inovação, Moisés Figueirêdo de Carvalho, que sucedeu a José Alberto de Lima Filho, atual secretário de Planejamento.

À Procuradoria-Geral do Município, através do procurador-geral Álvaro Luís Ferreira, da procuradora Joana Oliveira, e do advogado Pedro Aracatibe, o prefeito Augusto Castro também endereçou seu muito obrigado pelo diálogo com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SindServ) e o incansável trabalho que resultou nos PCCS aprovados pelo Legislativo, quatro dos quais sancionados hoje com a previsão de alcançar cerca de cinco mil servidores.

Na solenidade, falaram o secretário José Alberto de Lima Filho, que deu início à Mesa de Diálogo com as representações dos servidores, incluindo sindicalistas. “Foi um trabalho iniciado há três anos. Minha palavra hoje é de alegria e realização. A população terá serviço público de qualidade com o servidor motivado por direitos reconhecidos”, expressou.

O titular de Gestão e Inovação, Moisés de Carvalho, fez vários agradecimentos aos advogados Pedro Aracatibe e Joana Oliveira pela dedicação efetiva, ao conjunto dos servidores, ao SindServ e à vereadora Wilmaci Oliveira (PCdoB), presidente da instituição. “Quando assumi há dois anos, o prefeito Augusto Castro me disse que queria corrigir a dívida histórica e não apenas pagar salários em dia funcionalismo”, relatou.

O secretário de Governo, Rosivaldo Pinheiro, afirmou que o desejo é festejar esses Planos de Cargos e Salários, um fato histórico. “Mas devo dizer que temos a oportunidade de reconstruir a cidade. Itabuna estava à margem de uma moderna gestão e o prefeito Augusto Castro modificou o serviço público com o suporte e a dedicação dos servidores municipais e por isso merece nosso reconhecimento”, realçou.

“A sanção das leis municipais dos PCCS trata-se de um marco histórico para o funcionalismo público municipal por ser a maior política pública já realizada no município”, comentou a procuradora jurídica do município, Joana Oliveira, que se disse extremamente feliz. “O Plano de Cargos não é apenas para o servidor, mas para a Administração Municipal porque é política pública. É um Plano exequível, resultado de um trabalho conjunto”, disse.

A vereadora e sindicalista Wilmaci Oliveira, bastante emocionada, afirmou que o servidor público merece todo o respeito. “Parabéns ao prefeito Augusto Castro. Hoje se chega depois de vários passos dados depois de uma intensa luta de mais de 30 anos. Na medida em que o servidor ganha melhor, toda a economia ganha também, a exemplo do comércio e do setor de serviços. Em todas as nossas campanhas salariais o PCCS esteve sempre na pauta. Agora, isso é passado graças ao prefeito Augusto Castro que foi sensível e decidiu apoiar o conjunto do funcionalismo municipal”, discursou.

“Nossa pauta convergiu para os propósitos da gestão do prefeito Augusto Castro, líder desse processo. Por isso, o nosso agradecimento ao procurador Álvaro Ferreira e à Câmara Municipal de Vereadores, que fez trabalho acelerado. A categoria conta com mais de cinco mil servidores e a maioria está contemplada. Mas vamos continuar lutando pela inclusão da Enfermagem, Fundação Marimbeta e Agentes de Endemias”, declarou.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Erasmo Ávila (PSD), agradeceu aos seus pares. “Vejo a alegria transbordar no coração de todos vocês. Augusto você tem feito ações que elevam Itabuna. É verdade que os Vereadores fizeram sua obrigação e trabalham para ajudar a resolver os problemas estruturais da cidade. “Minha palavra é gratidão ao prefeito Augusto Castro e aos secretários que trabalham pela cidade”, falou.

5 comentários:

  1. Solta os comentários, verdinho

    ResponderExcluir
  2. Só está faltando o da Emasa,que a diferença salário de funcionários para é gritante só quem está ganhando bem pra fazer nada é os comissionados só só vem pra empresa ganhando bem enquanto o concursado com salário base de 1.618 quase salário mínimo vergonhoso.

    ResponderExcluir
  3. E muito cara de pau. Só promete, igual aos seu secretários

    ResponderExcluir
  4. Corre, anuncia, reúne os lacaios, faz com que os vereadores discorram elogios nos meios de comunicação. Faça tudo isso de forma urgente, pq corre o risco de receber uma "pancada" nas urnas e todo esse jogo de faz de conta ir por terra.

    ResponderExcluir
  5. Seleção para agente de combate a endemias e agente comunitário já.

    ResponderExcluir