sexta-feira, 29 de março de 2024

Macron diz que cabe a Lula decidir sobre convite a Putin para o G20

O presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou nesta quinta-feira (28) que cabe ao presidente Lula (PT) decidir sobre um eventual convite a Vladimir Putin para vir ao Brasil para a cúpula do G20, em novembro, no Rio de Janeiro. Segundo ele, o tema deve ser abordado levando em conta "a liberdade de quem convida e o respeito de todos" do grupo.

"Eu não tenho lição para dar a ninguém, mas quando o presidente Lula convida, ele é responsável de seus convites", disse Macron.

Presidente da Rússia, Putin enfrenta um processo de isolamento internacional por parte dos Estados Unidos e da Europa por causa da Guerra da Ucrânia.

Além do mais, o russo é alvo de um mandado de prisão emitido pelo TPI (Tribunal Penal Internacional), sob acusação de crimes de guerra no conflito no Leste da Europa.

Ao ser questionado sobre a possível vinda de Putin ao Brasil, Macron usou como exemplo a reunião do G7 em 2019, na França, quando ele convidou o líder russo para uma reunião dias antes da cúpula do clube de países ricos.

Segundo Macron, ao levar a possibilidade de convidar Putin para o G7, houve reação dos demais membros do grupo. "Me coloquei a mesma questão em 2019, no momento do G7. Nos colocamos a mesma questão, de convidar o presidente Putin. A situação era menos grave, mas a guerra já tinha começado, a Crimeia já tinha sido tomada", disse, em declaração ao lado de Lula, no Palácio do Planalto.

"Jamais tive consenso dos outros [membros do G7]. Alguns me disseram: 'se você chamá-lo, eu não irei.' Isso será um bloqueio. Então o que ocorreu é que eu tomei uma decisão de convidar o presidente Putin a Brégançon, vocês se lembram talvez. Eu tentei chegar a um resultado, já que haveria o G7 algumas semanas depois. Penso que é uma questão legítima".

A principal diferença do caso citado por Macron é que a Rússia não é parte do G7. Mas ela integra o G20 como membro pleno.

Macron também destacou que decisões do G20 são consensuais. "Será um trabalho da diplomacia brasileira, nós faremos tudo para ajudar. Se houver um encontro que pode ser útil, é necessário fazê-lo. Se é um encontro que não é útil e vai provocar divisão, me parece não necessário fazê-lo. Estamos a serviço da paz e do interesse comum", afirmou.

Lula também abordou o tema da guerra na Ucrânia. Ao responder a uma pergunta sobre o tema, o petista disse que não é obrigado a ter o mesmo "nervosismo" que os europeus sobre o tema. "Eu estou a tantos mil quilômetros de distância da Ucrânia que não sou obrigado a ter o mesmo nervosismo que tem o povo francês, que está mais próximo, ou o alemão."

Em seguida, ele defendeu negociações de paz para encerrar o conflito e, referindo-se à Ucrânia e à Rússia, disse que os "dois bicudos" vão precisar se entender.

"Aquela guerra só vai ter uma solução, que vai ser a paz. Os dois bicudos vão ter que se entender. Em algum momento eles vão ter que sentar e chegar à conclusão de que não valeu a pena o que foi feito até agora: a destruição, os gastos, os investimentos em arma, que são muito maiores do que os investimentos para combater a fome, a desigualdade e a miséria", disse o petista.

57 comentários:

  1. Caracas, QUE MORAL.

    NÃO SOMOS MAIS RATOS DE ESGOTO

    TEMOS UM PRESIDENTE

    LULA ESTÁ CONTROLANDO AS FINANÇAS


    E A PARTIR DE JUNHO AS GRANDES OBRAS VÃO COMEÇAR.

    PARABENS, LULA


    MEU L não foi em vão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QUE MORAL A SUA, DEPOIS DE QUASE 1 ANO E MEIO ISSO QUE SUPOSTAMENTE VAI ACONTECER, APROVEITA E DEIXA OS NÚMEROS DA MEGA, COMPANHEIRO ACÉFALO.

      Excluir
    2. Ainda consegues zurrar, jumento acéfalo? Aproveita enquanto o corote ainda está acessível, mas esquece a picanha de ratazana, pois está pela hora do ladrão! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      Excluir
    3. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKkk
      Lembram-se quando o ex-presidente americano "elogiou" esse Ladrão descondenado citando-o com a citação "ESSE É O CARA"? Pois é, naquele momento ele estava referindo-se ao "cara de ladrão, o grande corrupto" presente no ambiente! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
      Esse outro cagalhão está tirando sarro do Ladrão, pois a presença de Putin tanto faz como tato fez. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
      Continua "esse é o cara de ladrão"!

      Excluir
    4. ME DIGAM 01
      04 ANOS E QUAL O LEGADO???

      SÓ UMA OBRA DO GENOCIDA, SAFADO


      ESSA GADAIADA VIVE NA TERRA PLANA.


      CHORE, POIS LULA VOLTOU.

      Excluir
    5. O LULA merece


      Tem o poder de decisão de TRAZER PUTIN ou não

      Chora gado safado

      Golpistas Escrotos

      Excluir
    6. Cala a boca imbecil, tu não sabes o que fala, o cara invade a Ucrânia e tu ficas aí apoiando o tirano.

      Excluir
    7. O legado que o ex presidente deixou foi o puteiro que sua mãe e irmãs ganham a vida. Deixe de ser idiota e sem noção seu pau no cu .

      Excluir
    8. 13:10 COMPANHEIRO ACÉFALO, TO LIGADO QUE VC VIVE DE TEORIAS, NÃO FIQUE PASSANDO SUA VIDA EM INTERNET, PARA DE VIVER DA TAL CONSPIRAÇÃO "TERRA PLANA ETAL" VAI VIAJAR E VEJA COMO O NOSSO PAIS ESTÁ, FAZ UMA PESQUISA DE CAMPO.

      Excluir
    9. Tu recebes chibatas assobiando "não fure quinho não"?

      Excluir
    10. VC CONTRIBUI COM INSS?

      Excluir
  2. Lulaladrao,vai convidar Kim Jong,Putin,Maduro,o,de Cuba,todos esses são o sonho de consumo do escondenado não falei excondenado kkkkk,o pior que os eleitores de um elemento desse,não vai morar na Venezuela,cuba,Coreia do Norte,ficam todos aqui fumando charuto,tomando whisky, comendo picanha e distribuindo bolsa família para os miseráveis com o meu seu dinheiro, e não é que o Malaca continua enganando um monte de otarios

    ResponderExcluir
  3. Dizem que O Mula descondenado ofereceu um jumento de presente ao outro bosta e ele recusou-se a aceitar, alegando que lá "in France" também existem muitos bandidos! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  4. O Lacron e o Ladron trocando cool!

    ResponderExcluir
  5. Dois presidentes sem representatividade. Ou seja não resolvem nada só falácias.

    ResponderExcluir
  6. Amigo das 12:24 aqui pra nós representatividade o Macron tem,mas esse nosso representante,tanto ele quanto o antecessor, pelo amor de Deus,e olha o nível intelectual dos três, só nós sem bolsa família podemos mudar.

    ResponderExcluir
  7. Ah não só pq o nosso presidente é semi analfabeto e ladrão, nós temos que compara-lo a um cidadão educado,estudado,jovem para pessoal vcs vão se arrombar,aliás continuam se arrombando kkkk

    ResponderExcluir
  8. Kd o abestalhado do filho de mutuns? Sumiu? Deve ter internado ele no hospício.

    ResponderExcluir
  9. Lula vendendo a Amazônia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É O SONHO FRANCÊS DE TOMAR AQUILO TUDO DESDE A ÉPOCA DO DESCOBRIMENTO.

      Excluir
  10. Mula Ladron e Macron Boston. Duas merdas que nada decidem e servem apenas para encher tripas com o que produzem a um custo exorbitante para aqueles que produzem, ou seja, os cidadãos de bem, honestos e trabalhadores, passam a maior parte da vida trabalhando para sustentar bandidos.

    ResponderExcluir
  11. Os bozopatas sem mordem por não ter o que dizer kkkkkk, em 4 anos o cagão arregão só fez algazarra, fingiu ser antisistema para enganar os trouxas e jopou um monte de velho desocupados em portya de quartel enquanto ele arrumava um jeito de fugir do país! Tomem vergonha na cara de vocês e vejam que o MULA MOLUSCO MALDITO trabalha e muito! Por mais que eu ou você BOZOPATA ARROMBADO não queria mais ver esse cara como presidente da republica tem uma coisa que não podemos negar que é a capacidade em ser competente, coisa que aquele cagão do BOZO nunca foi na vida, nem para ser militar aquela desgraça prestou pois foi EXPULSO com pouco tempo de serviço, só foi para a reserva porque o padrinho dele era muito forte dentro do oficialato que conseguiu por aquele jumento pela janela na AMAN.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pela sua escrita já se avalia. Tudo que eles gostam é do tipo de gente com tu. Analfabeto de escrita e de conhecimento, e vem querer enganar que não faz parte dele. Também o chefão que tu apoio é mentiroso,logo os seus seguidores corre esses sério risco de se tornar igual. Vocês fecham os olhos para não ver o futuro. Essa esquerda vem trabalhando a tempo com cuidado para não espantar os seus apoiadores, porque lá no futuro vocês se arrependerão, infelizmente. será tarde demais, não terá mais jeito humanamente falando, porque assim também foi com todos que hoje se arrependeram quando de fato eles conseguiram implantar o socialismo. hoje chamam de gado todos que não apoiam a eles,mais de fato gato seremos infelizmente quando assim se concretizar o plano em nosso país. Mente diabólica tudo em nome de projeto Max. Tudo que eles falam é justamente baseado no chamado manifesto comunista. Acorda Povo ainda há tempo. Só Deus tem o Plano perfeito por meio do seu filho Jesus Cristo, justamente de valvar a humanidade desses tiranos mente diabólica

      Excluir
  12. Vejam bem o que é um ser ignorante. O sujeito sai da Europa e vem fazer turismo de luxo em terras tupiniquins dominadas pela dengue, por bandidos e traficantes, às custas de um povo ignorante comandado por um cachaceiro ladrão e semi analfabeto que só serve para fazer cagadas, e, pasmem, o vivitante esperto e covarde, joga uma batata podre na mão do cachaceiro e os otários jabazeiros se orgulham de terem o "privilégio" de convidar um ditador assassino e desumano para ser mais um amiguinho em um clube de canalhas mal cheirosos e cagões. Dessa palhaçada temos apenas uma certeza: O Brasil sempre será a latrina dos europeus...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TEMOS PRESIDENTE

      O BRASIL VOLTOU A SER RESPEITADO

      INGULA

      CHORE, MORDENDO A FRONHA

      Excluir
  13. A GADAIADA PEGÔ AR


    CHORA NÃO GADO

    OPS, MUGE NÃO.


    TEMOS UM PRESIDENTE

    E O BRASIL VOLTOU A SER RESPEITADO

    CHUPE
    CHUPAAAAA

    LULA 13, DE NOVO

    13
    DE NOVO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QUEM CHUPA É VC MALDITO ACE´FALO, CHUPA OVO DE LADRÃO

      Excluir
    2. IDIOTAS! NÃO SABE NEM O QUE QUER DIZER SOBRE A REPORTAGEM.KKKK
      MACRON FALOU QUE SE LULU LÁ LÁ LADRÃO CONVIDAR O DITADOR PUTIN AO BRASIL E SE LULU RESPEITAR O TRATADO INTERNACIONAL TERÁ DE CUMPRIR O MANDADO DE PRISÃO PELOS CRIMES DE GUERRA.

      Excluir
    3. Você é um jumento, contenha-se, pare de zurrar, desferir coices e espalhar merda. Não emporcalhe o meio ambiente!

      Excluir
  14. Luladrao junto ao STF,vão mandar prender o governo suíço por estar devolvendo quase 1 bilhão falei quase 1 bilhão roubado nosso,vcs teem ideia do que daria para construir para nós, enquanto isso o responsável por nos devolver esse dinheiro nosso está tendo o mandato caçado, enquanto o ladrão é nosso representante,rapaz é fim de mundo,o outro também é bandido,só não está condenado

    ResponderExcluir
  15. Isso,,das 20:11 porra velho só isso,acorda meu povo,pensa em seus filhos,netos.....

    ResponderExcluir
  16. LULA NAO É NOSSO PRESIDENTE, É NOSSO PAI!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SEU PAI É UMA MENTIRA, VC COMO FILHO É UMA FRAUDE.

      Excluir
    2. KKKKKKK MALDITO IMBECIL, SO S FOR PAI DESNATURADO. (ACÉFALO)

      Excluir
    3. LADRÃO CORRUPTO

      Excluir
    4. QUEM ENSINOU O FILHO A SER LADRÃO PELAS RACHADINHAS ??????

      Excluir
    5. Um pai que ensina o filho a ser ladrão pelas RACHADINHAS

      DIGO DE CONDENAÇÃO

      Excluir
    6. Você é um jumento, contenha-se, pare de zurrar, desferir coices e espalhar merda. Não emporcalhe o meio ambiente!

      Excluir
    7. Concordo plenamente. Afinal para ser pai de um jumento, jumento és. Ponto.

      Excluir
  17. AFINAL, O TAL TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL TAMBÉM JÁ EMITIU A ORDEM DE PRISÃO SOBRE O DITADOR DE ISRAEL? LÁ TAMBÉM TEM UMA GRANDE INVASAO E EXTERMINIO DE UM POVO. SÓ NÃO VER QUEM NAO QUER.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é um jumento, contenha-se, pare de zurrar, desferir coices e espalhar merda. Não emporcalhe o meio ambiente!

      Excluir
    2. Você é apenas um jumento, contenha-se, pare de zurrar, desferir coices e espalhar merda. Não emporcalhe o meio ambiente!

      Excluir
    3. O povo de Israel estava quieto, vários jovens participaram de uma festa, foram covardemente atacados, agredidos de diversas maneiras, torturados e presos! Em Israel os homossexuais tem liberdade e as mulheres também.
      E, quem tem que ser preso é o presidente de Israel? Acho que o ditador está em outro lugar. Ou não sabem o significado de ditador?

      Excluir
  18. O cara vendendo a Amazônia na cara dura e os burros dizendo que Lula tem moral, a França vai poder explorar urânio em terras inclusive indígenas pelo qual a esquerda fingia dizer proteger

    ResponderExcluir
  19. TA IGUAL A ROMA, VAMOS DAR A ELES CIRCO E PÃO.

    ResponderExcluir
  20. De fato, a possibilidade de Lula convidar Vladimir Putin para a cúpula do G20 no Brasil envolve uma série de considerações delicadas. Putin é um líder extremamente controverso, enfrentando críticas e sanções internacionais devido a suas políticas e ações, especialmente em relação à crise na Ucrânia e questões de direitos humanos em seu próprio país.

    ResponderExcluir
  21. Rapaz eu vejo tantos comentários do povo, uns chamando o atual presidente do Brasil de ladrão.

    Ta ok, pode ser que realmente ele tenha culpa no cartório...
    Afinal que se apossa de bens que não é teu, configura roubo, até ai concordo. Roubou é ladrão.

    Mas vamos lá...

    O ex presisdente esta limpo, nunca roubou nada, nunca se apossou de nada que num fosse do direito dele, e acima de tudo respeita a democracia ( do jeito dele mas respeita ) cabe aos cidadãos acostumados com a democracia antiga, se adaptar a nova, justamente que ele queria implementar.

    Há quem diga que ele mesmo fora do poder, tentou implementar no dia 8 de janeiro de 2023, deram varios nomes para isso.

    atos golpistas
    Intentona Bolsonarista
    vandalismo
    invasão
    radicais

    Só lamento que muitas pessoas tem essa visão do ex-presidente, nunca fui preso, embora dizem que uma vez quando estava no quartel ele ficou preso por protestar e defender o salário dele, ameaçou e colocou em os colegas em perigo.


    Ahhhhh mas o atual também foi preso por protestar...

    Verdade tem essa historia mesmo, e há relatos de que defendeu o salario de todos os colegas. ( sem mais ...)

    Então qual a diferença ?

    Quem mente menos e quem rouba menos, e quem cuida mais do povo.

    Não tenho partido nenhum.

    ResponderExcluir
  22. SEU PAI É UM JUMENTO, PRA VC ACOMPANHAR ELE SÓ FALTA UM CABRESTO.

    ResponderExcluir
  23. A gadaia pira.

    Lula tem o poder de convidar Putin.


    Caracas.

    Que moral

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um cachaceiro boquirroto e analfabeto que vive zurrando asneiras como um intelectual de estrebaria para encantar jumentos acéfalos e transformar-se em alvo da zombaria de letrados oriundos de universidades mundialmente conhecidas e afamadas. O que um zurrente e cachaceiro pode oferecer de tentador que não seja o sangue de um povo miserável? Talvez uma manada de jumentos? Que seja, feliz gtravessia do Atlântico!

      Excluir
  24. Lula prestigiado no mundo inteiro.

    ResponderExcluir
  25. Lula o presidente do Brasil, e líder global. Parabéns.

    ResponderExcluir
  26. Lula referencia no mundo inteiro. Bozo lixo inelegível.

    ResponderExcluir
  27. Bolsonaro, filho ladrão estelionatário, Carluxo biba enrustida, Flávio rachadinha, Micheque ladra de joias e amante de Queiroz . Só sobrou a novinha que se for pela educação dessa família vai ser outra larapia.

    ResponderExcluir
  28. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  29. Tá mais do que na hora do L morrer ,esse veio tá dando chute na morte é, dona morte faça o favor de levar esse extrume

    ResponderExcluir