sexta-feira, 29 de março de 2024

Mineradora Atlantic Nickel anuncia demissão de 70% dos funcionários de terceirizada em Itagibá

A mineradora britânica Atlantic Nickel anunciou que 70% dos funcionários de uma empresa terceirizada terão contrato encerrado em abril. A mudança atinge profissionais que atuam na sede da mineradora em Itagibá, no sudoeste da Bahia.

Em nota publicada na quarta-feira (27), a mineradora informou que o motivo das demissões "é unicamente a queda no preço do níquel nos últimos meses" e ressaltou que a produção não será reduzida.

"O enxugamento do quadro é justamente para que não haja maiores impactos na continuidade das operações", diz um trecho do texto. A terceirizada em questão tem contrato vigente com a Atlantic Nickel até o próximo mês. Com a decisão, não haverá renovação e apenas 30% do contingente de funcionários poderá ser absorvido.

A mineradora não informou, no entanto, quantos profissionais serão desligados nem qual a empresa terceirizada a ser alvo do corte.

"A Atlantic Nickel está trabalhando conjuntamente com as suas contratadas para fornecer todo o suporte necessário no processo de recolocação dos funcionários no mercado de trabalho através da disponibilização do seu banco de currículos e do contato com empresas parceiras", encerra o texto.

Como destaca a TV Sudoeste, afiliada da TV Bahia na região, a mineradora tem a maior mina de extração de níquel a céu aberto do Brasil. No ano passado, a empresa bateu recorde de exportação do produto, com cerca de 120 mil toneladas exportadas para países como Canadá, China e Finlândia.

A produção da afiliada buscou contato com o sindicato de trabalhadores associados para apurar outras informações, mas não obteve retorno até a noite desta quinta-feira (28).

6 comentários:

  1. Essas empresas vem pro Brasil paga salários baixíssimos, sugam o máximo depois vão embora é foda. Brasil nunca deixou de ser colônia

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Lula , taxando os grandes empresários que geram empregos , você está certo, taxa mais porque ainda tá pouco !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não seja burro! São empresas estrangeiras, o preço do níckel cai a empresa manda embora e assim segue o baile, o capitalismo vive dessa dinâmica, quando recontratar será com o salário de 3 anos atrás!

      Excluir
    2. Vdd o governo do povo não tá taxando nada compre algo hj pelo o ali e com parare com a dois anos atrás e me diga!

      Excluir
    3. E ainda um povo que ama idolatrar, defender políticos, Brasil será assim por muito tempo... Não são apenas empresas estrangeiras, tem um monte de nacionais fechando as portas. Empresas deitando e rolando e o governo nada faz, mas tome taxas e impostos...

      Excluir
  3. Apesar de essa empresa trazer o "progresso" para a região, de outro lado acaba trazendo prejuízos para a população. Muitas pessoas de outras localidades vão embora e não honram os compromissos assumidos (aluguel, contas de luz, água, crediário no comércio). Sem contar que muitos desses infelizes são viciados em entorpecentes e causam confusão na vizinhança.
    O lado bom é que talvez exista uma redução de preço de aluguel, alimentação etc

    ResponderExcluir