quarta-feira, 27 de março de 2024

Nove casos de Febre do Oropouche são registrados na Bahia, diz Sesab

Nove casos de Febre do Oropouche foram registrados este ano na Bahia, segundo informações da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) divulgadas na terça-feira (27).

Os casos foram detectados em Valença (7), no baixo sul do estado, e no município de Laje (2), a cerca de 235 km de Salvador. De acordo com a Sesab, a situação é um evento atípico, visto que a doença não é considerada endêmica na região.

A Febre do Oropouche é uma doença viral transmitida pelo Culicoides paraensis, conhecido como maruim ou mosquito-pólvora. Até o momento, não há registros de transmissão direta entre pessoas. Os sintomas incluem febre, dor de cabeça e dores musculares, semelhantes aos de outras arboviroses.

A Sesab informou que a Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado realiza investigações complementares para compreender melhor o cenário dessa doença no estado, além de destacar que não há indicação de uma ameaça iminente à saúde pública.

Não existe tratamento específico para a Febre do Oropouche, sendo o tratamento focado no alívio dos sintomas. O órgão estadual reforçou ainda a importância do diagnóstico laboratorial para um acompanhamento efetivo dos casos, e fez enfatizou que a população deve continuar com as medidas preventivas contra picadas de mosquitos, como uso de repelentes e roupas que minimizem a exposição da pele, além de procurar orientação médica, se necessário.


4 comentários:

  1. Vacinação = várias doenças?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada disso !! Pelo contrário, vacinas, inclusive contra a febre aftosa, salvam vidas.

      Excluir
    2. 09:55 - não é à tôa que o número de pessoas com problemas de intolerância à lactose e inflamação corporal por causa do leite de vaca. Por isso que o leite das vacas envenenandas por essa vacina e outras que são injetadas nos animais não é mais saudável como era antigamente.

      Excluir
  2. Tá difícil saber com qual você tá pq quase todos tem os mesmos sintomas covid,dengue, influenza e agora este .

    ResponderExcluir