quarta-feira, 27 de março de 2024

'Três de Ouros' do Baralho do Crime é preso em Minas Gerais; homem é suspeito de liderar organização criminosa na Bahia

Um homem suspeito de liderar uma organização criminosa na Bahia foi preso na noite de segunda-feira (25), em Minas Gerais.

Eric Santana Mota, o Topa, é identificado como o "Três de Ouros" do Baralho do Crime, ferramenta criada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) para auxiliar na captura dos foragidos mais perigosos do estado.

As "cartas" trazem informações como nome, apelido, área de atuação e foto dos suspeitos, a fim de facilitar o registro de denúncias anônimas.

Topa era considerado um dos alvos prioritários da pasta. Investigações indicavam que ele liderava uma ramificação do grupo criminoso atuante em Salvador e nas cidades baianas de Itaberaba, Boa Vista do Tupim e Marcionílio Souza.

A Polícia Civil conta que ele foi localizado no município de São João do Manhuaçu, em Minas Gerais, após um trabalho minucioso da equipe de inteligência e da troca de informações entre as corporações de ambos os estados.

Ao ser abordado pelas equipes, o suspeito teria apresentado um documento de identidade falsificado. Com isso, ele foi conduzido para a 6ª Delegacia Regional do município mineiro. O homem foi indiciado por associação criminosa, homicídio e tráfico de drogas.

Como de praxe, o homem passou por exame de corpo de delito e permanece custodiado no estado do Sudeste, à disposição da Justiça. Ele deve ser transferido para o sistema prisional da Bahia.

Essa foi a 35ª prisão registrada na Operação Argus, deflagrada inicialmente em 2021 para cumprimento de mandados. Policiais da Agência de Inteligência e da Coordenação de Operações do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e equipes do Setor de Inteligência da Coordenadoria de Operações Estratégicas da Polícia Civil de Minas Gerais participaram da ação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário