sexta-feira, 26 de abril de 2024

Governo quer mexer em salário indireto

A proposta do governo para regulamentar a reforma tributária prevê que gastos feitos pelas empresas com a compra de veículos para seus funcionários ou com planos de saúde sejam tributados. Dessa forma, a empresa não poderá usar os impostos que recolheu nessas compras para se apropriar de créditos e abater o que deve em outros tributos.

Prevaleceu o entendimento de que esses benefícios representam salário indireto e, como tal, sua aquisição deve ser tributada tanto se for feita pela empresa quanto diretamente pelo trabalhador.

Com 360 páginas, a proposta faz referência a outras questões relacionadas às empresas, como a introdução de mecanismo que pode baratear o crédito bancário e a fixação de prazo para devolução de créditos tributários.

A introdução do novo IVA dual, em substituição a cinco tributos existentes hoje - uma das principais mudanças da reforma tributária -, tem como princípio a não cumulatividade plena, a fim de evitar a chamada tributação em cascata. Cada etapa da cadeia só pagará imposto efetivamente sobre o valor que adicionou ao produto. Assim, se uma empresa compra um insumo, por exemplo, ela obtém crédito com o imposto pago, uma vez que, na etapa anterior da cadeia, esse item já foi tributado.

Pelo projeto do governo, porém, no caso de despesas com benefícios classificados como salário indireto não será possível usar o crédito.

"Se sou trabalhador e a empresa não me dá plano de saúde, vou ter de contratar, vou pagar imposto. Se a empresa contrata o mesmo plano, por que ela não pagaria imposto?", questionou o secretário especial de reforma tributária, Bernard Appy, em entrevista ontem para detalhar a proposta que durou nove horas. "É uma coisa justa."

4 comentários:

  1. Ainda existem os energúmenos que acreditam ser o Ladrão o pai dos jumentos desamparados e os bandidos petralhas os anjos caídos do inferno. O Ladrão está passando o rodo em tudo que pode ser saqueado, pois necessita de muito dinheiro para bancar os luxos e viagens da franga/canja/granja e os seus esbanjamentos. E os energúmenos ainda sonhando com picanha e marafu, pode?

    ResponderExcluir
  2. Um bando de sem noção elegeu o dito "pai dos pobres" o qual só está lascando taxas e mais taxas no povo. Valores exorbitantes de alimentos básicos, taxa disso, taxa daquilo, rombo de 246 bilhões ultrapassando a Venezuela, agora vão taxar as compras na Shopee, tanta taxa que chego a perder as contas.
    Não se trata de direita ou esquerda e sim de bom senso. Muitos de nós está pagando por erros ao elegerem um bando de corruptos sanguesugas.
    Agora, o Augusto cara lisa vai contratar uma empresa para fazer pontes de interligação entre bairros. O cara não concluiu nem as obras que começou e agora está desesperado para ser reeleito deixando um rombo milionário na prefeitura de Itabuna.
    Acorda povo Itabunense!

    ResponderExcluir
  3. Que situação estamos chegando. 15 reais um kilo de cebola, gás de butijao aumentou o preço, combustivel, remedios, energia eletrica e etc.... E tomem governo do amor. E vem mais amor por ai. Esperem.

    ResponderExcluir