quinta-feira, 25 de abril de 2024

Itabuna será o 1º município baiano a instituir a Lei Municipal de Política da Equidade em Saúde

Itabuna será o primeiro dentre os 417 municípios baianos a instituir a Lei Municipal de Política da Equidade em Saúde e passa a ser referência em nível estadual. O projeto foi apresentado na última segunda-feira, dia 22, e votado por unanimidade em primeira sessão na Câmara de Vereadores.

A sessão teve a presença de representantes de povos ciganos e indígenas, de terreiro, de matriz africana, populações negras e LGBT e do Conselho Municipal de Saúde. A segunda e última votação será na próxima semana, antes de seguir para sanção do prefeito Augusto Castro (PSD).

A diretora do Departamento da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Dayse Santos, disse que Itabuna dá um passo à frente em termos de justiça social e para o próprio Sistema Único de Saúde (SUS).

“É um avanço e uma grande conquista para o município, pois o que começou como programa de governo do prefeito Augusto Castro agora culmina com um projeto de estado que vai garantir o cuidado e a assistência em saúde para todas as pessoas, independente das questões étnico-raciais, gênero ou outras especificidades”, argumentou.

Dayse explicou que as políticas de promoção da equidade em saúde são formadas por um conjunto de programas e ações governamentais no âmbito do SUS visando promover o respeito à diversidade e garantir o atendimento integral à população em situação de vulnerabilidade e desigualdade social.

A diretora lembrou que a Atenção Primária à Saúde é a porta principal de entrada no SUS e também um espaço de fomento à implementação de políticas e ações de promoção da equidade em saúde, acolhendo e articulando demandas de grupos em situação vulnerável no acesso e na assistência à saúde.

“O princípio da equidade inclui o reconhecimento de determinantes sociais, como as diferentes condições de vida que envolvem habitação, trabalho, renda, acesso à educação, lazer, entre outros que impactam diretamente na saúde”, frisou a diretora.

Ela cita inclusive, que a Constituição Federal descreve o princípio da equidade “como o sentido de suavização, humanização na aplicação do direito e na busca da justiça, o que na verdade é uma marca do prefeito Augusto Castro desde quando assumiu o comando do municio”, afirmou.



14 comentários:

  1. Ano de campanha eleitoral os milagres continuam. Passada a eleição... ESQUECE!

    ResponderExcluir
  2. Deyse trabalhou na época de Vane com junior teles na marimbeta , coisa boa ela não é não kkkkkkkkkkkk !

    ResponderExcluir
  3. A maior piada do dia. Quem não cuida da limpeza e higiene da cidade , vai ter saúde aonde.

    ResponderExcluir
  4. Mano do Céu, essa foto é a nata dos petistas esquerdistas LGBT
    Os caras falando de saúde e levantando a bandeira UESCannabis kkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Politica de merd@. Prefeito populista e querendo ganhar votos perto da eleição. Ate onibus arrumou. Augusto reeleito 3 anos de retrocesso e o ultimo ano pra eleger algum fantoche vai fazer algo. velha politica ........

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo eu preciso continuar com meu cargo fantasma, faço uber 8h por dia e a prefeitura me paga mesmo assim, salario liso na conta só assino folha no final do dia amo augustinho castrooo kkkkkkkk

      Excluir
  6. Pessoas com privilegio em atendimento? Ja vi isso a uns 500 anos. PIOR PREFEITO

    ResponderExcluir
  7. VÉI E ONDE ALGUÉM É DESCRIMINADO NO SUS? TODOS SOMOS IGUALMENTE MAL TRATADOS. A NÃO SER QUE TENHAMOS ALGUM CONHECIDO NA ÁREA...

    ResponderExcluir
  8. Tem que rir mesmo dessa cartilha fomentada pela ONU, principal entidade internacional focada na construção do governo mundial. Onde usam pobres coitados para alcançar esse objetivo anticristão do ecumenismo e do igualitarianismo que tem como base a mentira. Isso nunca foi equidade e jamais será, e o termo correto não é "saúde", mas sanitarismo internacional.

    O próprio sistema cria essas divisões tolas para manterem as pessoas desunidas e sempre em discussões inúteis que não passa do famoso pão e circo. Querem moldar a sociedade através de uma minoria corrompida espiritualmente e socialmente.

    Isso pode até ter dar "certo" pra eles por um curto período de tempo, mas como tudo que é construído em cima de areia, certamente findará.

    ResponderExcluir
  9. Aí vão deixar de reeleger um prefeito que tá construindo reservatório e outros projetos, pra coloca um babaca que não pensa no futuro só em festa e drogas

    ResponderExcluir
  10. itabuna mais uma vez sendo uma mancha na Bahia

    ResponderExcluir
  11. A constituição diz que a saúde é direito de todos, não é?

    ResponderExcluir
  12. Procurem um especialista em cotovelo, rsrs, muita gente choramingando com cotovelo inflamado. Esses "comentaristas" são os mesmos de sempre: não estudam, não trabalham e reclamam do Bem, do Mal, são maus... vermes que querem ganhar $$ sem trabalhar. Os típicos VERMES da sociedade.

    ResponderExcluir
  13. Cambada de puxa saco rsrsrs vocês voltem a estudar e aprendam a trabalhar.

    ResponderExcluir