sexta-feira, 19 de abril de 2024

Lei ‘tio Paulo’: proposta aumenta pena por uso de morto em estelionato

O caso da mulher que levou um idoso morto para sacar um empréstimo, em nome dele, em uma agência bancária, rendeu mais um desdobramento, desta vez na esfera política. O deputado Adail Filho (Republicanos-AM) apresentou nesta quinta-feira, 18, um projeto de lei propondo a criação do crime de abuso da biometria e a agravante de “uso de cadáver” no crime de estelionato.

Com pena de cinco anos, a proposta define crime de abuso de biometria como "usar a biometria digital ou facial de pessoa morta para cometer ilícitos”. Já a condenação por estelionato, que tem pena prevista de anos, aumentaria um terço se o crime for “cometido com o uso de cadáver”.

“Em vista da notícia divulgada de que uma mulher tentou fazer um empréstimo em uma agência bancária levando um cadáver, surgiu a preocupação do quanto é acessível fazer empréstimos, fraudar inventário", diz trecho do projeto. 


Sobre o caso

Uma mulher foi presa na tarde de terça-feira, 16, após levar um homem morto em uma cadeira de rodas para tentar sacar um empréstimo de R$ 17 mil em uma agência bancária de Bangu, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Segundo o delegado do caso, Fábio Souza, a cuidadora, que diz ser sobrinha do homem, tentou simular uma assinatura para receber um empréstimo que já tinha sido realizado.

Funcionários do banco suspeitaram da atitude de Érika de Souza Vieira Nunes e chamaram a polícia. O Samu foi ao local e constatou que o homem, identificado como Paulo Roberto Braga, de 68 anos, estava morto aparentemente há algumas horas.

“Lá ela tentou simular que ele fizesse um empréstimo que já tinha sido realizado. Porém as pessoas do banco acharam que ele estivesse doente, passando mal. O médico do SAMU, ao chegar ao local constatou que ele estava em óbito e aparentemente há algumas horas. Ou seja, já entrou morto no banco”, explica o delegado Fábio Luiz.

Na delegacia, a mulher disse que sua rotina era cuidar do tio, que estava debilitado. A polícia apura se ela é mesmo parente dele.

16 comentários:

  1. O Brasil é o paraiso dos vagabundos, dos parasitas, dos aproveitadores e habitado por um povo preguiçoso e desonesto. Esse bosta deveria apresentar um projeto de lei punindo os postes por estarem mijando nos cachorros.

    ResponderExcluir
  2. Que loucura dessa ladra será que ela não pensou antes que iria ser presa

    ResponderExcluir
  3. Nunca vi um estelionatário ficar preso . A lei deveria beneficiar pessoas vivas vitimas do estelionato ; morto não tem prejuízo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem disse que o estado está preocupado com oa cidadãos lessdos?
      O interesse é agradar as financeiras, quem patrocinam campanhas em troca de controle econômico.

      Excluir
  4. Ta Aumentando a pena dá mulher por causa disso ai gente pior do que ela tá ai souto deveria estar preso .. essa justiça brasileira só fede a merda aí não foi ela que matou o tio não rapaz nem ela sabia que o tio estava morto agora fica aí essa justiça de merda acusando à mulher ruma de filho dá puta

    ResponderExcluir
  5. Vcs estão acusando a mulher sem ter prova nem uma que foi ela que matou antes de acusar Tenque ter prova seus mandado

    ResponderExcluir
  6. Basta que ocorra algum fato novo e logo surge um desses sanguessugas safados apresentando um projeto de lei. Nossos "congressistas" adoram fabricar leis que servem apenas para inflar o ego desses canalhas e encantar os jumentos otários. Pior, ainda tem os analfabetos que se acham inteligentes e aplaudem. Alguém já viu um jumento inteligente? Então que zurre em latim ou grego!

    ResponderExcluir
  7. Pessoal,presta atenção, a reportagem é tendenciosa, vcs acham que a mulher iria ficar insistindo para um morto pegar uma caneta e assinar? Ela não sabia que o cara estava morto,e outra ela não estava sacando nada, o homem iria assinar o contrato, puta que pariu vocês são burros ou se fazem,depois que assinasse aí sim ele faria o que quisesse com o dinheiro.

    ResponderExcluir
  8. QUERO VER QUE DIA VÃO CRIAR UMA LEI SEVERA PRA QUEM DESVIAR RECURSOS PÚBLICOS.

    ResponderExcluir
  9. Esse caso tá tendo mais repercussão que o roubo praticado pelos donos das LOJAS AMERICANAS, pelo gato ( roubo) de água de um HOTEL DE ILHÉUS. Coitadinha, só queria fazer uma pequena ladroagem com o nome do tio morto.
    O problema do BRASIL é o tamanho do roubo. Quem rouba pouco ganha o título de ladrão, quem rouba muito ganha a título de BARÃO.
    Resumindo: quem rouba é ladrão mesmo.

    ResponderExcluir
  10. Vamos ter respeito com os mortos!
    Até os animais quando um morre do grupo, respeitam.

    ResponderExcluir
  11. Solta à mulher polícia não foi ela que matou o tio não porra ... quem deveria esta preso não estar agora a mulher vcs querem prender e acusando ela sem ter prova

    ResponderExcluir
  12. Porque vcs não prende os politicos que estão ai roubando milhões de reais agora a mulher vcs querem prender seus filho dá puta

    ResponderExcluir
  13. No video mostra antes dela entrar no banco o tio estava vivo .. ele morreu foi dentro do banco otario .. fica ai acusando à mulher souta ela é inocente

    ResponderExcluir
  14. No video ai mostra ela na porta do banco com tio .. o tio ainda empurra a porta do banco com a mão presta atenção no video que vcs vão ver

    ResponderExcluir
  15. O tio necessitava de repouso para sua recuperação e não de banco.
    Quem fica um tempo em hospital esquece a existência de Bancos.
    No mínimo a culpa dela foi não chamar uma ambulância pra ele, porque a ambição e ganância eram maiores que o respeito pela vida humana.

    ResponderExcluir