quinta-feira, 18 de abril de 2024

PEC das Drogas é inconstitucional e deve agravar cenário de violência

O Senado aprovou, nesta terça-feira (15), em dois turnos, a proposta que inclui no artigo 5º da Constituição Federal a criminalização da posse e do porte de qualquer quantidade de droga ilícita.

Especialistas ouvidos pela Agência Brasil apontam que a medida, além de inconstitucional, deve agravar o cenário atual de violência, encarceramento e desigualdade social. A avaliação é que descriminalizar as drogas e promover uma regulamentação seria uma solução mais eficiente.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) teve 53 votos favoráveis e nove contrários no primeiro turno, e 52 favoráveis e nove contrários no segundo turno.

“É a demonstração de que o Senado Federal deu as costas para a Constituição e abraçou essa política de drogas racista, genocida, super encarceradora e que fortalece facções criminosas”, avalia o advogado Cristiano Maronna, diretor do Justa, centro de pesquisa que atua no campo da economia política da justiça.

Para o especialista, a descriminalização e a regulamentação seriam mais eficientes do que a alteração aprovada no Senado. “É essa a direção em que países com democracias de alta densidade estão seguindo. Já o Brasil está no rumo seguido pelas autocracias e ditaduras”, disse o advogado, que é mestre e doutor em direito pela Universidade de São Paulo (USP).

A PEC, que agora será avaliada pela Câmara dos Deputados, foi articulada após o Supremo Tribunal Federal (STF) voltar a pautar o julgamento da descriminalização do porte da maconha para uso pessoal, determinando a diferenciação entre usuário e traficante. Um pedido de vista do ministro Dias Toffolli suspendeu o julgamento em março. A matéria está em 5 votos a 3 para a descriminalização somente do porte de maconha para uso pessoal.

Cristiano Maronna defende que o Supremo, ao votar o tema, está exercendo uma função típica de corte constitucional, que é declarar inconstitucional uma norma jurídica. “Além disso, o Supremo também exerce uma função contramajoritária ao impedir a ditadura da maioria política, quando a maioria política está alinhada para violar direitos fundamentais”, acrescentou.

Proibição –  O advogado Erik Torquato, membro da Rede Jurídica pela Reforma da Política de Drogas, avalia que a proibição é ineficaz. Segundo ele, a criminalização gera um efeito colateral muito maior do que as próprias substâncias em circulação na sociedade. O especialista defende que a regulamentação é o caminho mais eficiente e racional.

“As substâncias que mais causam danos sociais nas famílias e na sociedade, prejuízo ao atendimento público de saúde, não são criminalizadas. E uma política pública eficiente de controle de substância, que é o controle do tabagismo, passou longe da criminalização”, disse.

Membro do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (Conad) e integrante da Rede Reforma, a advogada Cecilia Galicio destaca que não há no mundo precedentes de criminalização constitucional do uso de substâncias.

“Acredito e torço por uma mobilização social não só capaz de reconhecer a indignidade da criminalização, como também em ações que discutam o movimento global de lidar com a questão do uso de substâncias sob a ótica dos direitos humanos, afinal, o tráfico de drogas é internacional, e não há solução local possível sem compreendermos esse fenômeno como um todo”, disse.

A conselheira do Conad ainda ressalta que a PEC trata de um tema que o STF já sinaliza como inconstitucional. “Com a iminência da decisão do STF, a princípio, dependendo do andamento do julgamento e da votação final na Câmara, viveremos um período de vacância, no qual podemos estar tanto sob a égide de uma lei mais justa, que seria a descriminalização, para rapidamente voltarmos à regência de uma lei injusta e retrógrada como pretende o Senado”.

STF -Erik Torquato afirmou que a PEC das drogas é inconstitucional e uma afronta ao artigo 5º da Constituição, uma cláusula pétrea de proteção de direitos e garantias fundamentais, que se dedica a proteger os cidadãos contra arbítrios do Estado. Ele explica que o artigo só poderia ser alterado para expandir tais proteções e garantias, jamais para restringi-las. Isso porque a Constituição não permite a diminuição e o retrocesso de direitos.

“Essa alteração que está sendo proposta [pelo Senado] insere no artigo 5º a restrição a um direito, a uma garantia fundamental, ele viola frontalmente o direito à intimidade, à vida privada, à dignidade, previsto na Constituição. Então o Supremo poderá ser chamado a se manifestar sobre isso, e ele pode se manifestar já dentro do recurso extraordinário [sobre descriminalização de drogas]”, disse.

Em 2015, quando o julgamento começou, os ministros começaram a analisar a possibilidade de descriminalização do porte de qualquer tipo de droga para uso pessoal. No entanto, após os votos proferidos, a Corte caminha para restringir a decisão somente para a maconha. A legislação atual, além de prever penas, ainda que atenuadas, para quem for pego portando drogas para consumo próprio, não define a quantidade que difere o traficante do usuário.

Conforme os votos proferidos no STF até o momento, há maioria para fixar uma quantidade de maconha para caracterizar uso pessoal, e não tráfico de drogas, que deve ficar entre 25 e 60 gramas ou seis plantas fêmeas de Cannabis.

A quantidade será definida quando o julgamento for finalizado. No caso concreto que motivou o julgamento no STF, a defesa de um condenado pede que o porte de maconha para uso próprio deixe de ser considerado crime. O acusado foi detido com três gramas de maconha.

34 comentários:

  1. Que nada os drogados tem que procurar se tratar e deixa de usa essa droga quem defende é outros drogados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo 18 de abril de 2024 às 14:21


      Se precisa se tratar, a coisa não é tão simples.

      Veja quantos "cidadãos de bens" envolvidos com o tráfico.
      Sendo acobertados por pastores.

      NO FIM

      SOMENTE POBRE E PRETO vão se lascar!

      Qual sua cor ?

      Excluir
    2. Vc, com sua ignorância, sua burrice de pai e mãe, que não cuidaram direito de vc nem ao menos pra te dar educação e fazer vc escrever direito, faz mais mal pra sociedade do que quem fuma um baseado e produz!

      Excluir
    3. O problema que deputados criam essas leis, porém as Cracolândias nas grandes cidades continuam com carros da polícia passando pra lá e pra cá, e aí? Pra vcs que não estudam e são analfabetos, as gostam de dar pitaco.

      Excluir
  2. Esse defensor deve ser usuário ou vendedor

    ResponderExcluir
  3. NO MUNDO INTEIRO TÁ LIBERANDO PARA USO. AQUI NESSA MERDA, OS VAGABUNDOS DOS EVANGÉLICOS, MISTURADOS COM OS OUTROS VAGABUNDO MORALISTAS, FAZEM CAMPANHA CONTRA. ESTADO NENHUM, NEM MESMO OS ESTADOS UNIDOS, CONSUEGUIU IMPEDIR O USO DE DROGAS, E NÃO VAI SER ESSE PAÍS DE BOSTA QUE IRÁ CONSEGUIR. OPS TRAFICANTES AGRADECEM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu guela tomar essa ai que seu filho nao venha morre finaciado pelo uso seu ...

      Excluir
    2. Vá para onde está liberado, deixa esse país de merda, como você diz, para nós. Boa viagem e esqueça que o Brasil existe. Garanto que você não fará falta.

      Excluir
    3. O cometário do 18:27 é drogado com certeza, ele tá achando o Brasil bom, deve ser um merda assalariado que está arrotando arrogância. Com certeza é Bolsonaro, não falha 1

      Excluir
  4. A bancada ruralista é uma droga das piores, pior mesmo que o crack, pois além de promover a desigualdade, mata de fome áqueles mais necessitados. Atenção povo partido só tem um O PT (Partido dos Trabalhadores) o resto é balela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É droga porque da trabalho a quem gosta de trabalhar, no seu caso você gosta de vagabundear e perturbar quem quer trabalhar e progredir na vida. Vasa do nosso país inútil.

      Excluir
  5. Tem muita gente enchendo a cara pra comemorar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem odeia gay é gay encubado, quem crítica demais maconha geralmente é um frustada assalariado que não tem condições de usar uma de boa qualidade e toma cachaça ou cerveja devassa. E obviamente é corno valente ( manso)kkkkk

      Excluir
    2. D2 mas mantenha o respeito kkkkkkk

      Excluir
  6. Tantos problemas que tem o país, e esses sanguessugas ficam piorando mais ainda. Prender quem usa maconha vai resolver o quê? Só vão conseguir mais pessoas revoltadas e diplomadas pelas facções.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os cara sabem que maconheiro em geral não pode se defender, são covardes, os picudões de Brasília tem é avião pra transportar cocaína, e avião da FAB( o gado bolsominion esquece, mas é claro, não pensam). Vamos meter no povo cachaça e deixar a cerveja matando muitos todos os dias e de diversas formas. Mas isso não vai pra frente, pois como alegado é uma afronta constitucional

      Excluir
    2. Mais trabalho pra Policia kkkkk, pessoas revoltadas é cartucho no lombo, ruma de maxonheiro descarado, vem pra ibicarai pra vcs tomarem o de vocês, aqui tem polícia mermão, não é as cidadezinha ai nao

      Excluir
    3. Ué problema de quem quer viver nessa vida de desgraça, garanto que eu e minha família estamos bem sem ela.(Droga).

      Excluir
    4. foda-se seu usuario fedorento, nao quer diploma de facção va trabalhar e deixe de usar drogas .

      Excluir
    5. 16:31 vc é uma merda de polícia frustado, com no mínimo uns 3 filhos de 3 casamentos diferentes. Só conseguiu ser polícia( por afinidade pq a maioria é marginal fardado, apesar de uns poucos bons na corporação) em breve vc leva uma bala dos marginais que vc estoque seu párea

      Excluir
  7. Engraçado

    SE O CARA TIVER 1 CIGARRO DE MACONHA, vai preso.

    A depender do juiz e da cara e cor do preso, FICARÁ PRESO.



    O Brasil de Bolsonaro, Silas Malafaia, Edir Macedo, Rachadinhas, Mansões, filhos processados, TODOS OS FILHOS PROCESSADOS.

    É a turma do Gado.

    E LULA DANDO AUMENTO DO SALÁRIO-MÍNIMO,
    E LULA DANDO INSTITUTOS FEDERAIS,
    E LULA DANDO CASAS,
    E LULA CRIANDO UNIVERSIDADES,
    E LULA FAZENDO A TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO,
    E LULA TRAZENDO FÁBRICAS DE CARROS,


    Só saber quem é melhor ou pior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estás felicíssimo com a forragem recebida? Zurres, mas não cagues na chibata! É feio um fornecedor de furico cagão no...!

      Excluir
  8. EU CRIARIA UMA.PEC ASSIM:

    FOI FLAGRADO FUMANDO MACONHA, XRACK OU CHEIRANDO COCAINA....
    PENA: 13 BOLOS DE PALMATÓRIA COM AMOR....

    FOI FLAGRADO TRAFICANDO, NAO IMPORTA A IDADE:
    PENA: MORTE POR FUZILAMENTO OU ENFORCAMENTO ( O RÉU DECIDIRÁ)

    REINCIDENTE MACONHEIRO...
    PENA: 05 ANOS DE TRABALHO FORÇADO, NA PICARETA, COM APENAS UMA QUENTINHA POR DIA.

    REINCIDENTE CHEIRADOR OU CRAKEIRO...
    PENA: 10 ANOS NO PRESIDIO NA ALA DOA WSTULORADORES, VAI VIRAR MULÉ E SER ENRRABADO TODO DIA.

    QUERIA VWR SE NAO RESOLVWRIA O OROBLEMA.

    ResponderExcluir
  9. ADVOGADOS CRIMINALISTAS ESTAO RINDO DE ORELHA A ORELHA.
    DO QUE VAI TER DE ZE DROGUINHA PRESO NAO TA NO GIBI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo prc, ainda tem Família que dá moral para drogado, depois em vez de pagar com Advogado Criminalista vão pagar com caixão por overdose.

      Excluir
    2. Inclui outras drogas ilícitas não é??

      Excluir
    3. Se liberar todo tipo de drogas ilícitas o SAF vai lucrar hein.

      Excluir
  10. Pior que usar drogas é votar no PT

    ResponderExcluir
  11. Alo policias vagabudos armados no Fonseca e baixa fria

    ResponderExcluir
  12. Por quê os políciais corruptos não vão preso!? vamos supor que são 80 % da corporação gostam de propinas

    ResponderExcluir
  13. Quem está patrocinando a "reportagem"!

    ResponderExcluir
  14. Porquê bandido só dá razão a bandido? Claro, um jumento, mesmo que viva um milhão de anos, jamais descobrirá a resposta. Normal, jumento não raciocina!

    ResponderExcluir
  15. o Dr, tem USP e vocês tem cuspi. kkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir