quarta-feira, 24 de abril de 2024

Pobreza cai em 25 estados estados e no DF em 2023

As taxas de pobreza e extrema pobreza do Brasil caíram em 2023 para os menores patamares de uma série histórica iniciada em 2012 (27,5% e 4,4%, respectivamente), aponta estudo do IJSN (Instituto Jones dos Santos Neves).

Segundo o órgão, vinculado ao Governo do Espírito Santo, a redução dos indicadores foi disseminada nas diferentes regiões do país.

Enquanto a taxa de pobreza recuou em 26 das 27 unidades da Federação no ano passado, a de extrema pobreza diminuiu em 25 estados, indica o levantamento.

A análise do IJSN foi produzida a partir de dados da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua): Rendimento de Todas as Fontes 2023. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou a Pnad na sexta-feira (19).

Na média do Brasil, a taxa de pobreza caiu de 31,6% em 2022 para 27,5% em 2023, o menor patamar da série iniciada em 2012. A redução foi de cerca de 4,2 pontos percentuais.

Em termos absolutos, a população considerada pobre diminuiu de 67,8 milhões em 2022 para 59,2 milhões em 2023. A baixa foi de 8,6 milhões, número semelhante à população inteira de um estado como o Ceará (8,8 milhões).

Entre as 26 unidades da Federação com queda na taxa de pobreza, o Amapá registrou a maior redução. O indicador local recuou 14,8 pontos percentuais, ao sair de 47,8% em 2022 para 33% em 2023.

Roraima (-9,5 pontos percentuais) e Amazonas (-9,3 pontos percentuais) vieram na sequência das maiores baixas em pontos percentuais.

Conforme o IJSN, o único estado com variação positiva da taxa de pobreza foi o Acre (0,4 ponto percentual). O indicador local passou de 51,1% em 2022 para 51,5% em 2023. Isso significa que mais da metade da população do Acre era considerada pobre.

22 comentários:

  1. Será Verdade? Ou mudaram a forma de análise para melhorar a performance?
    Acredito no princípio da verdade real!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi essa mulher na porta e pensei, caraleo, que delícia. Aí quando dei um zoom a vontade foi embora

      Excluir
  2. Por causa das políticas públicas do governo Bolsonaro, faltou dizer aí.

    ResponderExcluir
  3. Tem nem vergonha de contarem uma mentira dessa

    ResponderExcluir
  4. Se não fosse a praga anterior poderíamos estar bem melhor na situação !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MAS OS FILHOS DELE TEM mansões

      Excluir
    2. Vai se arrombar seu mamador de prefeitura, com certeza é alguém que ganha com essa política de merda, vou dá o exemplo da Bahia governado pelo PT há 20 anos e o que temos aqui, os piores índices de analfabetismo, de pobreza e extrema pobreza, de saúde precária, violência ou seja tudo de ruim e governado há tantos anos por esse partido de merda que é o PT

      Excluir
  5. Pesquisa engana trouxa, só besta pra acreditar nessas pesquisas manipuladas pelo governo e noticiadas pela imprensa comprada, militante desse país, incluindo o Verdinho.

    ResponderExcluir
  6. Já qui o gado pede eu vou fazerLĹLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL

    ResponderExcluir
  7. acho que estamos no pais errado.

    ResponderExcluir
  8. Kkkkkkkkkk que mentira que lorota boa kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  9. A MULHER QUE O TREM MORREU MATOU kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  10. É verdade , nove dedos é mágico conseguiu transformar abóbora 🎃 em picanha.
    Conta outra que está feio. Kkkkk

    ResponderExcluir
  11. ELES ESTAVAM AONDE ?? ESTAVAM ESCALANDO ALGUM PREDIO ?? OU EM UMA PONTE?? POEQUE SO DESSE JEITO PARA CAIR, CONTA OUTRA

    ResponderExcluir
  12. Bem, estando todos os jumentos ricos novamente, inclusive comendo picanha de casca e tomando marafu, chegou o momento de encerrar os programas de esmolas, não é verdade? Para que um povo rico quer esmolas?
    Enquanto isso, a dengue continua matando trabalhadores, e o Ladrão continua passeando e levando a canja para janjar e esbanjar!

    ResponderExcluir
  13. SAUDADES DO TEMPO

    DA FILA

    DO OSSO

    ResponderExcluir
  14. Fonte da pesquisa... ILUSIONISTA DOS BURROS.

    ResponderExcluir
  15. É muita cara de pau mesmo...

    ResponderExcluir
  16. Cai para a extrema miseria kkkkkkkkk esses dados são foda!

    ResponderExcluir
  17. Kk a maior piada ,basta olhar envolta a cada dia a coisa tá pior ,desde de 2023,só vê a coisa piorando comércio vasinho povo sem dinh ,governo federal gastando feito louco ,pesquisa fajuta

    ResponderExcluir