terça-feira, 23 de abril de 2024

Prefeitura de Itabuna esclarece procedimento de ingresso de concursados no quadro funcional*

A Prefeitura de Itabuna, por meio do Secretário de Gestão e Inovação, vem a público esclarecer aos candidatos convocados e futuros servidores do Município, as fases de procedimento de ingresso de concursados no quadro funcional.

Inicialmente, o candidato deve apresentar a documentação no Departamento de Recursos Humanos, para primeira conferência. Na sequência, o RH disponibiliza o encaminhamento e número do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT, oportunidade em que o candidato poderá agendar diretamente com o setor, nos horários e dias previamente estipulados e de acordo com sua disponibilidade pessoal.

Na fase seguinte, o SESMT realizará a aferição física e mental do candidato, requisito básico de ingresso, nos termos do art. 19 do Estatuto dos Servidores Públicos. Essa verificação leva em conta as atribuições e o exercício de cada cargo, motivo pelo qual os exames médicos a serem apresentados variam de cargo a cargo.

Ressalte-se que nos termos do Edital de Concurso Público nº. 01/2023, item 8.3.1 e Portaria de Nomeação nº. 01/2024, os profissionais responsáveis podem solicitar exames complementares para completa aferição da capacidade.

Destaque-se, o caráter multidisciplinar do SESMT, integrado por Médicos do Trabalho, Enfermeiros do Trabalho, Psicólogos, Técnicos em Segurança do Trabalho e Engenheiros em Segurança do Trabalho.

Assim a avaliação psicológica é realizada por psicólogos, por meio de critérios objetivos, de forma a garantir que as normas estatutárias sejam cumpridas e que seja verificada a plena capacidade mental dos candidatos no momento da investidura.

Todo o processo de avaliação obedece aos processos pautados na Resolução nº 006/2019 do Conselho Federal de Psicologia, que define as regras de construção dos documentos produzidos pelos psicólogos.

Ademais, o SESMT também é responsável pelo acompanhamento da saúde do servidor, garantindo que este não só esteja apto no momento do ingresso no serviço público, mas que continue apto ao longo da vida laboral, oferecendo o suporte necessário em eventuais casos de afastamentos, readaptações e retorno gradual ao trabalho, garantindo a continuidade do serviço público e primando pela valorização da saúde dos servidores que concretizam as políticas públicas institucionais.


17 comentários:

  1. Queria saber é quando ele vai convocar os outros aprovados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NUNCA! JÁ CHAMOU QUASE 700 NAO VAI CHAMAR MAIS.

      Excluir
  2. Ano de eleição, vão usar as nomeações em troca de votos. Ainda mais com esse prefeito que temos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SE NAO FAZ CONCURSO NAO PRESTA, SE FAZ É POR CONTA DE VOTOS VCS SÃO DOENTES ISSO SIM

      Excluir
  3. O problema é que essa avaliação psicológica não pode ser tratado como um psicoteste, etapa (eliminatória) que não está prevista para a maior parte dos cargos. Vale pontuar também que exames psicológicos específicos também não estão listados como obrigatórios para apresentação na perícia admissional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SE A PSICOLOGA DETECTAR QUE VOCÊ TEM DISTÚRBIO VOCÊ NAO ENTRA, JA TEMOS MALUCO DEMAIS NA PREFEITURA.

      Excluir
  4. Alguém sabe se vão convocar os outros aprovados?

    ResponderExcluir
  5. Aí tá garantido os votos de cabresto, funcionários só elogiam, agora a população sofre com os desmandos,, cidade com saúde precária sem consultas ,postos sucateados, escolas fechadas com reformas que nunca acabam,,,, o que impera é a máfia dos aluguéis, e reformas de praças com firmas de fundo de quintal de salvador.

    ResponderExcluir
  6. A etapa de avaliação psicológica NÃO EXISTE no edital. Existe a avaliação de aptido pro cargo, em que também é aferida a mental, a saber: qualquer médico pode garantir a aptidão mental, valendo-se de exames , anamnese, entrevista com o candidato! Ocorre que criaram uma nova etapa ao inserir esse momento com um psicólogo, na verdade 2! Para quase 1000mil candidatos! Está claro como água no edital que esta etapa contempla unicamente os guardas. Tanto é uma etapa, que as 2 profissionais aplicam 20 testes e dão feedbacks que não envolvem em momento algum aferição de aptidão, o resultado misteriosamente sempre é encaminhando as pessoas a terapia e condicionando a posse ao início dessa. Os resultados vêm listando absurdos sobre os candidatos "vc pode ter depressão no futuro", "você não tem empatia", "é tímido, introspectivo" sempre coisas negativas. Pois bem, se precisamos de no mínimo 4 encontros com um psicólogo para sermos bem avaliadoS, como um teste de internet lançado com respostas pré-prontas afere tudo isso, que são características que não envolvem inaptidão alguma para uma posse?
    De 144 pedagogos da ed. Infantil só 12 estão aptos por que? Vamos até o fim por respostas, e faremos zuada e denúncia, lamentamos não poder contar com os blogs comprados de Itabuna!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MEU PAI ETERNO QUE IGNORÂNCIA! APTIDÃO FISICA E MENTAL NAO PRECISA NEM ESTÁ NO EDITAL!

      Excluir
  7. Estou ouvindo dizer algo no sentido de unir o útil ao agradável para especialistas na área faturarem numa espécie de "psicoteste malvadão" que levem a esses profissionais do conchavo os aprovados ou chamados para o que seria uma falsa chamada para dar a impressão de ter cumprido seu papel e eliminando as pessoas aptas ao cargos, etc... Vamos ver isso Ministério Público!

    ResponderExcluir
  8. ESSE CONCURSO SEMPRE FOI MARMELADA, TEM AGENTES DE TRÂNSITO ENTRANDO PELA JANELA, A QUESTÃO É QUE MUITOS PASSARAM E O ATUAL GOVERNO NÃO ESPERAVA POR ISSO. DEUS COBRARÁ PELAS INJUSTIÇAS, AGUARDEM. FICOU BEM EXPLÍCITO QUE ESSE CONCURSO FOI SÓ PARA ARRECADAR DINHEIRO E ENGANAR A TODA POPULAÇÃO. AS ELEIÇÕES ESTÃO CHEGANDO SR. AUGUSTO, DEPOIS NÃO ACHE RUIM. VAI RECEBER DE MARRETADA.

    ResponderExcluir
  9. Todos os procedimentos posteriores à aprovação no tal "concurso", estão provando que o certame foi realiado para arrecadar um valor considerável, além da propaganda eleitoral. Mais uma falcatrua?

    ResponderExcluir
  10. Estão criando sim dificuldades para que os concursados tomem posse, as psicólogas fazem pressão psicológica para que a pessoa diga que tem algum problema. Em um único encontro dizer quem está ou não apto é absurdo e temos o direito de recorrer. Primeiro que falta tudo, inclusive planejamento, atraso para marcar agendamento, falta de material e agora como se não bastasse falta de energia, tornando ainda mais difícil que as pessoas acelerem as etapas. Isso é inadmissível, a etapa mais difícil que achávamos era passar na prova, mas o que está mais difícil é avançarmos essas etapas e o pior é o parecer de duas psicólogas que não tem poder nenhum de julgar alguém em um encontro.

    ResponderExcluir
  11. Eu otário paguei e não fui convocado, o nojento lambe bolas do Júnior Botão lá. Mas o dele vem alguma hora, só aguardar!

    ResponderExcluir
  12. Gente eu me passei, da data, será que dá tempo?? Não uso muito internet, ficaram de me avisar do treinamento hoje, só me avisaram agora a noite, eu tô em pranto, vou amanhã falar com meu prefeito

    ResponderExcluir