Em Itabuna, algumas pessoas procuraram o Verdinho Itabuna nas últimas horas, para denunciar uma tentativa de golpe que vem sendo persistentemente aplicada em trabalhadores da região.
O criminoso atua "clonando" o whats app da vítima após enviar um link argumentação prévia fictícia, e é aí que está o golpe. Após ter acesso ao seu perfil no whats app, ele envia mensagens para diversos contatos, pedindo ajuda financeira ou empréstimos, via pix.
Se a vítima tem dezenas de contatos, as vezes, centenas, a chance de sucesso do criminoso, naturalmente, é ampliada.
Golpista tenta ludibriar familiares da da radialista Jacqueline Mendes |
A radialista Jacqueline Mendes e o ex-vereador Babá Cearense foram duas das vítimas de um desses golpistas. No caso de ambos, o larápio por trás da tecnologia foi o mesmo. Quando a vítima solicita os dados do pix, recebe os dados de um tal Robert Peres Lima, no C6 Bank, e cujo CPF é 41989712851.
As vítimas foram orientadas a registrar Boletim de Ocorrência, para que, o quanto antes, investigadores da Polícia Civil identifiquem, localizem e prendam o bandido virtual.
Golpe é percebido e bandido e ação do bandido é frustrada |
Também foram relatados casos de vítimas de tentativas de golpes similares em moradores dos bairros Nossa Senhora da Conceição e Pontalzinho.
A população deve estar alerta para este tipo de golpe, já que o pix modificou significativamente nossos modos de lidar com dinheiro. Seja prudente e evite ser vítima desses crimes cibernéticos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário