segunda-feira, 1 de abril de 2024

Sergio Moro começa a ser julgado no TRE-PR nesta segunda-feira (1º)

O senador Sergio Moro (União-PR) começa a ser julgado nesta segunda-feira (1º), no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), por abuso de poder econômico. Caso seja considerado culpado, o ex-juiz da Lava Jato pode ter o mandato cassado e ficar inelegível por oito anos

O processo é encabeçado pelo PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, e pela Federação Brasil da Esperança, composta por PCdoB, PV e PT – sigla do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. mOs partidos contestam os gastos pré-eleitorais de Sergio Moro entre 2021 e 2022, período em que ele se apresentava como pré-candidato à Presidência da República pelo Podemos.

A candidatura ao Palácio do Planalto não prosperou e, em março de 2022, Moro migrou para o União Brasil e tentou concorrer a deputado federal por São Paulo. A troca de domicílio eleitoral, de Curitiba para a capital paulista, foi barrada pela Justiça Eleitoral e ele acabou se lançando candidato a senador pelo Paraná, sendo eleito com mais de 1,9 milhão de votos.

As ações apontam que os gastos e a estrutura da pré-campanha à presidência foram “desproporcionais” e acabaram rendendo ao ex-juiz uma vantagem decisiva sobre qualquer outro candidato ao Senado no Paraná. Além disso, a soma dos gastos das pré-campanhas com a despesa que teve com candidatura a senador ultrapassariam o teto estipulado.

Em dezembro do ano passado, o Ministério Público Eleitoral (MPE) emitiu um parecer defendendo que o senador perca o mandato e fique inelegível até 2030. O TRE-PR é composto por sete magistrados. Caso quatro votem pela condenação, a chapa de Moro será cassada pelo tribunal regional.

Se isso ocorrer, o senador não perderá o mandato de imediato. Independentemente da decisão tomada no Paraná, o caso deverá seguir para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que dará a palavra final sobre a punição imposta ao ex-juiz. Se a decisão do TSE for desfavorável a Moro, serão convocadas eleições suplementares para eleger um novo senador para representar o Paraná até 2030.

14 comentários:

  1. O caso desse senhor se resume em uma palavra - ambição

    ResponderExcluir
  2. Atualmente as "leis e a justiça" julgam e condenam os que nunca roubaram, os que não mentiram, os que nunca ludibriaram os jumentos. Atualmente, as "leis e a justiça" descondenam os LADRÕES, ASSASSINOS, ASSALTANTES, TERRORISTAS, ESTUPRADORES... Todos são parceiros...

    ResponderExcluir
  3. Esse é o verdadeiro tapa na cara das pessoas de bem,um homem que recuperou bilhões roubados por esses canalhas que hoje rejulgados por seus pares estão dando risada e continuam roubando,esse homem vai ser caçado simplesmente pq prendeu bandidos, e não é que vc não vê nenhum movimento da sociedade em pró do mesmo, como vcs olham na cara dos seus filhos na hora do almoço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com o comentário das 14:09, , infelizmente nosso País não merece homens como Sérgio Moro.
      Dizem que cada povo tem o governo que merece.

      Excluir
    2. Esse vagabundo não recuperou porra nenhuma essa anta quebrou varias empresas com essa lava jato que até agora nada mostrou de credibilidade ele é tão vagabundo que se tu lê a matéria sua anta bolsonomista vai observar que foi a facção de Bozo 🤡 que entrou com o pedido de cassação

      Excluir
    3. Ladrão pior que Bolsonaro só os filhotes dele mesmo

      Excluir
  4. No Brasil da atualidade os LADRÕES, ASSALTANTES, ASSASSINOS, BANDIDOS, TERRORISTAS, ESTUPRADORES, todos são premiados como vítimas daqueles que trabalham e possuem uma conduta ilibada, enfim, pessoas do bem, estes são julgados culpados, condenados e presos. E, se fores uma autoridade imune à corrupção, com certeza será perseguido e preso. Hoje o Brasil é um território liderado, comandado e explorado por bandidos, e a população está à mercê desses criminosos.escondendo-se detrás de grades como se estivesses à margem da lei. Todos aqueles juízes e promotores que acusaram, julgaram, condenaram e mandaram prender os integrantes da maior quadrilha que já atuou no planeta Terra em todos os tempos e saqueou impiedosamente o erário público, todos foram perseguidos, exonerados dos cargos e alguns presos. Como crer que existem LEIS e JUSTIÇA nesta república de bandidos?

    ResponderExcluir
  5. Quem deveria ser caçado era esses ladrões do PT,não gosto dessa quadrilha do PT.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lê a matéria jumento corno bolsonomista quem entrou com o pedido de cassação foi a facção de Bozo 🤡 o partido PL vocês gados amam o PT acho que o fetiche de vocês é vê um petista em cima da mãe ou da mulher todos os dias 🐃🐃🐃🐃🐃😂😂😂😂🤦

      Excluir
  6. Aí se vê a qualidade de pilantra que é o safado bolsonaro,
    O cara não compactuou com as mazelas desse safado, hoje é perseguido,, pior até se aliar ao PT por vingança,
    Assim como perdi meu voto nesse pilantra, espero vê-lo na cadeia como o ladrão Lula, imbecil enganador, sua batata tá assando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tua batata tá assando depois tu msm coma kkkk

      Excluir
  7. Se tu não gosta então morra satanás e se tu morrer já foi tarde

    ResponderExcluir
  8. Rebanhos de gado modo bravo,eles estão cagando pra vcs

    ResponderExcluir